TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Varejo Digital

Lauro de Freitas


2011

Sumário

Vendendo diretamente ao consumidor        

Varejos Eletrônicos        

O shopping click-and-mortar        

INTRODUÇÃO

Na Economia Digital ou Nova Economia, o varejo eletrônico se destaca como importante estratégia de comercialização de produtos e serviços. Inúmeras empresas vêm aderindo a esta forma de varejo devido, principalmente, à grande tendência de crescimento da venda de produtos via Internet e à crescente adesão de consumidores às compras por meio de canais eletrônicos, como resultante da obtenção de preços reduzidos e comodidade oferecida por este meio.

  1. Como surgiu o varejo digital

O Comércio Eletrônico surgiu com a evolução das tecnologias na internet, com o objetivo de complementar o processo de vendas e eliminar intermediários da cadeia de suprimento, a fim de auxiliar na globalização da economia através da parceria de negócios e diminuição de limites geográficos.

No Brasil, o comércio eletrônico surgiu em 1995, logo depois da internet comercial. Entre as empresas pioneiras nas vendas on-line, destacam-se: Livraria Cultura, Grupo Pão de Açúcar, Lojas Americanas, Magazine Luiza e Booknet que hoje se chama Submarino.

  1. Classificação (Se é varejista lojista ou varejista não logista)

O varejo digital é classificado como não logista. Apesar de uma empresa oferecer os servisos de logista e não logista o que realmente define a sua classificação sera onde ela apresentar maior volume de suas atividades.

Os produtos são ofertados e vendidos em uma loja virtual ou Shoppings Virtuais (conjunto de lojas operando em um endereço da Internet).

  1. Tipos de Produtos comercializados no e-commerce:

De acordo com pesquisas, o Brasil esta crescendo consideravelmente no setor de e-commerce (compras on-line), sendo comercializados inúmeros produtos e alguns serviços por sites diversos.

Existem alguns produtos que tem grande fluxo nesse mercado de e-commerce no Brasil no setor de varejo como:

Produtos mais Vendidos

%

Livros, Revistas, Jornais

17%

Saúde e Beleza

12%

Informática

11%

Eletrônicos

9%

Eletrodomésticos

6%

Fonte:Levantamento mensal realizado pela empresa e-Bit. www.ebitempresa.com.br.

De acordo com pesquisa os produtos vendidos, são aqueles que correm um risco menor de esta com alguma varia e que não haja nenhuma necessidade da utilização de terceiros para consertos.

Esses produtos são comercializados por pessoa física ou jurídica, sendo na maioria das vezes vendidos por empresas com grande nome no mercado ou pelo próprio fabricante. Geralmente os produtos mais vendidos por empresas de e-commerce são; eletrônicos, eletrodoméstico, livros, revista, jornais entre outros. Já as pessoas físicas costumam vender; vestuário (em alguns casos), produtos de informática, eletrônicos e em algumas situações até peças de variados produtos. Geralmente são pessoas que compram produtos e não querem mais utilizar, não se adaptaram (no caso de pessoa física) ou então querem ter seu próprio e-commerce.

  1. Canais de Distribuição / Intermediários

O varejo digital apresenta quatro niveis diferentes de canais de distribuição, sendo estes classificados de nivel dois ate nivel cinco. Conforme os niveis deles sobem, crescem tambem o numero de intermediários:

 O primeiro tipo de canal é o nivel dois, neste nivel so se ver presente o fabricante e o consumidor, não existindo intermediários, ou seja, como não existe nenhum intermediario o produto tente a ficar mais barato.

O segundo tipo de canal é o nivel três, este tipo de canal é o mais comum de ser visto, nele o fabricante vende seus produtos a um varejista que por sua vez repassa para o consumidor final. Este canal pode ser executado entre uma industria/fabricante e a uma grande rede de varejistas, que por seu grande poder financeiro, não necessita de um atacadista para realizar grandes compras diretamente no fabricante.

O terceiro tipo de canal é o nivel quatro, nele estão presente o fabricante, o atacadista, o varejista e por fim o consumidor final. Este canal serve para atender a medios e pequenos varejos, que ou estão fora dos grandes centro urbanos, ou não possuem grande poder de compra ou  de transporte.

O quarto tipo de canal é o nivel cinco, neste nivel estao presentes o fabricante, o agente, o atacadista, o varejista e o consumidor. É o tipo de canal que o produto tente a chegar ao consumidor com o preço mais elevador que os outros, pois quanto maior o numero de intermediários envolvidos no processo, maior sera o valor final do produto pago pelo consumidor.

 No Varejo Eletrônico, normalmente são usados dois canais de distribuição de produtos e serviços:

  • Canal fabricante           Consumidor[pic 2]

Algumas fábricas possuem um site onde o consumidor final pode comprar seus produtos em pequenas quantidades (Ex.: Consul).

  • Canal fabricante            Varejista             Consumidor[pic 3][pic 4]

O cliente também pode optar por adquirir o produto ou serviço no site de um varejista (Ex.: Insinuante, Lojas Americanas etc.).

PROMOÇÃO DE PRODUTOS PARA CLIENTES

Segundo Bishop (2000), a promoção por meio da Internet é mais racional do que emocional, o que implica um processo de persuasão e não apenas de informação, o que pode variar, evidentemente, conforme o tipo de produto ou serviço. Ainda segundo o mesmo autor, as ações promocionais têm os seguintes objetivos: fornecer informações para consumidores e outros interessados, aumentar a procura, diferenciar um produto ou serviço,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (58 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com