TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fraude na economia dos EUA

Tese: Fraude na economia dos EUA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Tese  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

) Qual o objetivo deste trabalho?

Levantar e analisar dados históricos os quais contextualizam fraudes na economia norte-americana, atrelada a falha na origem da formação cultural da classe contábil.

2) Qual a ligação / apontamento que podemos verificar no respectivo artigo com a Contabilidade de Custos?

Na década de 30, após a quebra da bolsa de NY, surge a plataforma política de Roosevelt, baseada na recuperação de mercados, quando então tornou-se presidente. Tinha como principal objetivo acabar com a "competição predatória" da Era pré depressão, que no seu ponto de vista era maior causa da falha do mercado.

Foi elaborado um programa de reestruturação do mercado competitivo norte-americano, ao todo 352 itens de programas separados, lidando com o conceito de "custo" pretendendo estabelecer um sistema de custos uniformes de tal forma que revertesse o processo de deflação (queda dos preços).

Antes de 1933 a economia de mercado era implícita em destruir o mercado com base no preço fixo, substituindo-o pela recuperação do custo cheio, mas o "lucro razoável".

Os planos de Roosevelt eram definir o conceito de competição "justa" e eliminar os predadores que contribuíam para a destruição da economia. As práticas da Contabilidade de Custo tiveram um papel constitutivo no cenário econômico americano e sua pseudo-estrutura de mercado competitivo.

A economia s e transformou num pseudomercado em que os preços foram monitorados pelo governo por meio de instrumentos contábeis, como o custo uniforme (fixação de preços) e o custeio por absorção, não mais havendo competição num sistema de livre mercado, mas por regras de custos e normas estabelecidas pelo governo.

3)Qual papel que os contadores assumiram frente ao Setor de Serviços?

Tendo em vista as condições citadas na questão anterior, as quais permaneceram até fim dos anos 70, quando foram fortes a concorrência do mercado globalizado, quando as surgiram grandes inovações de estratégias de custos criadas pelos japoneses e o avanço tecnológico dos alemães... Com estas mudanças a profissão de contador e de auditor se fortaleceu assumindo um papel de importância e ocupou espaços na economia norte americana jamais vistos. Tinham a idéia de que a auditoria conseguiria reduzir as fraudes empresariais.

4) Qual a conclusão que o artigo apresenta?

Os processos de fraudes contábeis norte americanas ocorre a partir de dois fatores básicos: 1) formação das corporações verticalizadas e multidivisionais retificou o contador enquanto figura dominante do conhecimento técnico, juntamente com a consolidação da profissão dos auditores em torno de grandes firmas de auditoria; 2) perda da relevância da contabilidade gerencial norte-americana advinda de modelos oligopolistas (fixação de preços – resultado contábil administrado), os quais não priorizam a produtividade, mas o gerenciamento dos lucros, a figura do contador auditor passou a ser a peça central no tabuleiro de xadrez das bolsas.

A emissão das normas contábeis a partir dos anos 20 e 30, foi um instrumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com