TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freakonomics – O Estranho Mundo da Economia

Por:   •  5/7/2018  •  Resenha  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  905 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FURG

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG

Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - ICEAC

Introdução a Ciências Sociais

Freakonomics – O Estranho Mundo da Economia

Resenha

Claudio Roberto dos Santos Soares

Matricula: 118664

Maio – 2017

A economia por trás dos olhos

O filme proposto para análise e resenha tem como base a abra do economista Steven D. Levitt e do jornalista Stephen J. Dubner, que foi adaptada para o cinema em 2010 de uma forma muito bem ilustrada e de fácil entendimento por seus telespectadores.

O documentário começa com um breve diálogo entre um corretor de imóveis e um amigo que possui uma casa para venda. Neste caso o autor mostra a dúvida do proprietário em vender sua casa por $290.000 ou aguardar o mercado reagir para poder vendê-la por um valor mais elevado. O corretor por sua vez acredita que o proprietário deve aceitar os $290.000 ao citar que “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”, baseado na sua experiência com o mercado imobiliário, indicando assim que sem o conhecimento adequado podemos fazer um péssimo negócio se não tivermos as informações certas para decidir sobre o momento correto de fazer qualquer transação, mesmo que imobiliária; Daí a importância do conhecimento econômico em questão.

Na sequência nos deparamos com algo muito importante que segundo o autor seria a escolha do nome de nossos filhos, fato esse demonstrado através de exemplos de nomes de pessoas Afro-americanas e Brancas. Tomamos como exemplo o caso da menina que recebeu o nome de “Temptress” (Mulher sedutora) que pendeu para uma vida promiscua, mas não vamos julgar que isso ocorreu por influência de seu nome. O autor nos apresenta outro fato que nos esclarece a questão do nome na influência de nossas vidas, apresentando então Robert Lane que teve dois filhos, um chamado Winner (vencedor) e outro chamado Loser (perdedor) e adivinhe o que aconteceu? Caminhos opostos, isso mesmo. Winner que se seguisse exatamente o destino que carregava em seu nome não teria uma extensa ficha policial e não acabaria preso; Ao contrário de seu irmão Loser não se prendeu ao nome que lhe foi imposto e aproveitou as oportunidades que surgiram em sua vida, estudou, conseguiu emprego e era motivo de orgulho de seu pai. Mas a questão do nome era algo muito importante que foi evidenciada através de um estudo onde foram confeccionados 5000 currículos iguais, sendo metade com nomes de Afro-americanos e a outra metade com nomes de pessoas Brancas conforme pesquisa que havia sido feito sobre nomes de pessoas brancas e negras, o resultado comprovou que as pessoas brancas tiveram 77% mais chances de uma entrevista de emprego que os Afro-americanos. Podemos analisar que a questão da escolha do nome pode influenciar de certa forma, mas não “sentenciar” nossos destinos. O que muitas vezes influencia é o meio onde as pessoas estão inseridas.

Outro tema muito interessante apresentado é a questão das trapaças, mostrando o caso de uma menina de três anos, onde o pai incentiva a mesma a usar o banheiro para fazer xixi. Toda vez que a criança fazia no lugar correto o pai agraciava a mesma com um doce. No terceiro dia a menina entendeu a lógica e passou a ir varias vezes ao dia para poder ganhar seus doces. Evidenciando assim que a trapaça está em todas as pessoas, até mesmo em uma menininha de três anos, que apesar da pouca idade tirou proveito da situação em beneficio próprio. Algo que em nosso sistema econômico ocorre com frequência em busca de maiores lucros gerando grandes movimentações financeiras. Outro exemplo exposto foi a questão do Sumô, que apesar de ser uma arte de 2000 anos apresentou indícios de corrupção entre seus participantes, onde os mesmos ao atingirem determinada colocação negociavam suas próximas lutas para perderem e dar as vitórias a outros lutadores que ainda não haviam alcançado as pontuações mínimas para permanecerem na elite do esporte, essa prática movimenta uma quantidade enorme de dinheiro no universo do Sumô, que mesmo sendo um esporte tão respeitado acabou se rendendo aos interesses econômicos de seus atletas e mestres desta arte que a cada dia perde mais a credibilidade por parte de seus admiradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com