TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕESL

Projeto de pesquisa: GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕESL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.864 Palavras (12 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, as organizações vem buscando cada vez mais formas de gestão para a melhoria e crescimento contínuo.

É comum hoje ouvir falar de Gestão do Conhecimento como um tópico fundamental e indispensável para as organizações se manterem forte no mercado. Hoje as empresas são diferenciadas com base naquilo que sabem e naquilo que oferecem.

A Gestão do Conhecimento tem sido considerada uma importante ferramenta de estratégia organizacional por meio de um processo pelo qual a organização cria riqueza a partir do seu conhecimento.

A competição no mercado fazem com que as organizações busquem diferentes formas de se diferenciarem e de proporcionarem vantagens competitivas. Um exemplo disso é a adoção da associação de firmas como modelo organizacional: O Cluster, concentração de empresas de um mesmo ramo de atividade,

associações de classe que competem, mas também cooperam entre si.

Optar pela estratégia de formação de um Cluster é uma forma inovadora de alcançar a competitividade. Outro fator importante para a inovação é o Benchmarking, processo por meio do qual uma empresa adota e/ou aperfeiçoa os melhores desempenhos de outras empresas em determinada atividade.

CAPITULO 1

1 – GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

Segundo o autor Alvarenga Neto as empresas buscam a todo tempo, maneiras de sobreviver a este cenário mercadológico como também de se diferenciar em seus serviços e ou produtos oferecidos. Passam então, a articular novas propostas de gestão, dentre elas a gestão do conhecimento e a gestão da informação.

O conceito de gestão de conhecimento e de gestão da informação é visto sob óticas diferenciadas, como podemos observar nas colocações do autor a seguir.

Segundo Alvarenga Neto, a gestão do conhecimento pode ser vista como uma série de ações gerenciais constantes e sistemáticas que facilitam os processos de criação, registro e compartilhamento do conhecimento nas organizações. Para Alvarenga Neto, gestão do conhecimento deve ser entendida como gestão da organização na era do conhecimento. Na sua concepção, as empresas não gerenciam o conhecimento; este se encontra incorporado em cada pessoa e na fronteira periférica existente entre as

mentes de várias pessoas que atuam dentro de uma mesma organização.

O que as empresas fazem é gerenciar as condições ambientais necessárias à criação e troca de conhecimento novo, favorecendo o processo de inovação, necessário à sua sustentabilidade. A idéia de que não se gerencia o conhecimento, mas capacita-se para o conhecimento, facilitando-se os relacionamentos, as conversas e o compartilhamento do conhecimento localizado em toda a organização, independentemente de suas fronteiras geográficas e culturais.

Em relação à gestão da informação, conforme defende Alvarenga Neto, ela é considerada como um dos componentes da gestão do conhecimento. Para o autor, a gestão da informação deve ser vista como o ponto de partida para qualquer iniciativa relativa à gestão do conhecimento. No entanto, ela não tem a preocupação com a criação, uso e compartilhamento de conhecimentos, o que faz a gestão do conhecimento ir muito além da gestão da informação.

Não se nega que a gestão da informação é apontada como uma ferramenta essencial à gestão do conhecimento. As empresas, sem dúvida, podem ser mais inteligentes promovendo o entendimento do seu business entre todos os empregados, fazendo a informação “girar”. Mas, para tanto, precisam transformar seus dados em informação e depois em inteligência ou conhecimento.Entretanto, para que a gestão do conhecimento seja considerada um marco estratégico, torna-se

necessário investir na geração e disseminação do conhecimento por meio de pesquisas, estudos, artigos, palestras e aulas, que tornam uma instituição reconhecida como geradora de conhecimento próprio. Desta maneira, a instituição estaria trabalhando de forma proativa, dinâmica e engajada ao objetivo da Gestão do Conhecimento.

Alguns pontos podem ser considerados no intuito de reconhecer se uma instituição tem mesmo uma gestão voltada para o conhecimento.

São eles:

Estabelecimento de uma visão estratégica para o uso da informação e do conhecimento;

Aquisição, criação e transferência de conhecimentos tácitos e explícitos;

Promoção da criatividade, da inovação, da aprendizagem e educação contínua;

Promoção de um contexto organizacional adequado.

Para implementar um estado de gestão do conhecimento uma organização precisa:

Saber identificar e disseminar o conhecimento já existente, o seu capital intelectual;

Saber utilizar esse conhecimento já existente, aplicando-o com eficácia em seu negócio;

Saber estimular a produção de novos conhecimentos;

Saber identificar o momento em que os novos conhecimentos são produzidos;

Saber utilizar o novo conhecimento, direcionando-o para o seu negócio, tornando-o essencial para o mesmo.

1.2 - GESTÃO DO CONHECIMENTO: O GRANDE DESAFIO EMPRESARIAL

Segundo o autor José Cláudio Cyrineu Terra o conhecimento em suas várias formas,

se tornou determinante para a competitividade tanto das empresas quantos dos países.

Já para os trabalhadores as conseqüências seriam a valorização do inovador, do original e do imaginativo e a desvalorização da repetição, das cópias e da automação.

A importância da inovação tecnológica para o crescimento econômico e a

competitividade empresarial se da pela:

Evolução dos setores de informática e telecomunicações.

A importância relativa dos ativos intangíveis.

Competitividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com