TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ESCOLAR

Tese: GESTÃO ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Tese  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

GESTÃO ESCOLAR

Administração é o ato ou processo de gerir, reger ou governar negócios públicos ou particulares. A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para algo) e minister (pessoas), e designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. É utilizada em especial em áreas com corpos dirigentes poderosos, como por exemplo, no mundo empresarial (administração de empresas) e em entidades dependentes dos governos (administração pública). Outro sentido da palavra refere-se à administração (ou seja, à oferta) de sacramentos, de justiça, medicamentos etc. Gestão passou a significar de forma mais comum a interferência direta dos gestores nos sistemas e procedimentos empresariais.

Já o conceito sobre a administração ou gestão da escola: as principais concepções e abordagens, tomando-a como um campo de disputa de projetos, cujos desdobramentos implicam nas formas de organização e gestão das escolas e a efetivação da educação como um direito social, buscando analisar a gestão da educação e da escola por meio da compreensão da estrutura escolar no Brasil e dos contornos legais de seu funcionamento, que revelam conceitos, concepções e significados.

Pesquisando sobre qual a função da escola constatei que é a de formar cidadãos conscientes de seus deveres e de seus direitos. Para isso, ela implementa a construção do conhecimento em todas as áreas, representando para o bairro e para a cidade o cérebro pensante de seu entorno, devendo ser vista com maior carinho por todos que moram próximos e se servem dela para a formação intelectual básica própria ou dos filhos.

A participação dos profissionais da escola e dos órgãos colegiados é de fundamental importância na construção e implementação do Projeto Político-Pedagógico da escola. Em especial, o Conselho de Escola e o Conselho de Série, Ciclos ou Classes são instâncias colegiadas que podem muito contribuir no processo de reflexão, mobilização, na implementação e avaliação do PPP. Em especial, o Conselho de Escola, aqui concebido como instância máxima no processo de tomada de decisão, de participação e de representação dos diversos segmentos da escola, enfim, cabe-lhe papel central em todas as etapas do PPP.

Esses conselhos são compostos por docentes, pela equipe de suporte pedagógico e de gestão escolar, e em alguns sistemas de ensino, contam também com a participação de representantes do corpo discente. São órgãos colegiados interdisciplinares de acompanhamento e avaliação coletiva do processo de ensino-aprendizagem. O foco de ação dos conselhos de classe/ciclos está no acompanhamento, avaliação e intervenção no processo pedagógico, visando garantir a melhoria da qualidade de ensino e a adequação de metodologias e de proposição de práticas avaliativas.

Concluindo, uma escola democrática é uma escola que se baseia em princípios democráticos, em especial na democracia participativa, dando direitos de participação para estudantes, professores e funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com