TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA – MBA ECONOMIA EMPRESARIAL

Por:   •  18/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE LA SALLE

GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA – MBA

ECONOMIA EMPRESARIAL

        Localizada no sudeste asiático, a Coréia do Sul é um país desenvolvido que possui cerca de 51 milhões de habitantes. Já foi um dos países mais pobres do mundo, mas hoje é uma das economias mais desenvolvidas do planeta. Este desenvolvimento aconteceu principalmente pelo investimento massivo em educação, que qualificou a mão de obra do país, transformando-o numa das maiores referências mundiais quando o assunto é tecnologia. Tudo isso contribuiu para o aumento da produtividade do país. Por causa desse grande desenvolvimento econômico, o país se tornou um dos quatro “Tigres Asiáticos”, juntamente com Singapura, Hong Kong e Taiwan. A Coréia do Sul investe fortemente em tecnologia, qualificação da mão de obra e infraestrutura das suas indústrias, o que ajuda a ser um dos países mais produtivos do mundo.

        Nunca houve um investimento robusto na educação básica no Brasil. A mão de obra costuma ser pouco qualificada e os salários são baixos. A produtividade brasileira encontra-se estagnada e o país passa no momento por uma das suas piores crises econômicas.

        Para fazer uma comparação, o mesmo produto ou serviço que no Brasil leva 1 hora para ser produzido, na Coréia do Sul leva cerca de 20 minutos. Pouca qualificação da mão de obra, baixo investimento em tecnologia, burocracia e infraestrutura ruim colaboram para que a produtividade brasileira seja extremamente baixa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Produtividade dobra salários na Coreia do Sul em 18 anos, enquanto Brasil fica estagnado. Portal da Indústria. <https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/economia/produtividade-dobra-salarios-na-coreia-do-sul-em-19-anos-enquanto-brasil-fica-estagnado/>. Acesso em 13 de julho de 2021.

Lições de produtividade da Coréia do Sul. Portal Terra.      

<https://www.terra.com.br/economia/licoes-de-produtividade-da-coreia-do-sul,9f4f9557e8b0d1974f6c9a9fff8e8cae3f2sf2zf.html> Acesso em 13 de julho de 2021.

Brasileiro leva 1 hora para produzir o que americano faz em 15 minutos. UOL <https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/03/19/brasil-baixa-produtividade-competitividade-comparacao-outros-paises.htm>  Acesso em 13 de julho de 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com