TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas: Métodos e Processos de Recrutamento, Seleção e Desligamento de pessoas

Por:   •  18/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.584 Palavras (7 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade de Cuiabá

Faculdade de Administração – FAAD

Curso: Administração

Disciplina: Gestão de Pessoas

Professora: Laissa Cristina Miranda Leite

Gestão de Pessoas: Métodos e Processos de Recrutamento, Seleção e Desligamento de pessoas.

Ygor Pereira Dias

Ione Ferreira Parreira da Silva

Ygor Pereira Dias

Ione Ferreira Parreira da Silva

Gestão de Pessoas: Métodos e Processos de Recrutamento, Seleção e Desligamento de pessoas.

[pic 2]

Sumário:

  1. Introdução:............................................................................................................04
  1. Resumo............................................................................................................04
  2. A importância do estudo..................................................................................04
  3. Conceito...........................................................................................................04
  1. Conhecendo a Teoria............................................................................................05        
  1. Tipos de Recrutamento e Seleção; Vantagens e desvantagens dos métodos de recrutamento e seleção.....................................................................................05
  2. Condução de uma entrevista de desligamento:................................................07
  1. Colocando a Teoria em Prática............................................................................08
  1. Apresentando a Situação..................................................................................08
  1. Referências.............................................................................................................XX

Introdução:

Resumo:

        Este trabalho acadêmico visa explicar de forma simplificada e concreta a importância do recrutamento e seleção para que as organizações possam selecionar as melhores  pessoas capacitadas para  adquirem algum cargo vago dentro mesma, aspira apresentar os métodos usados pelas empresas para obtenção desses novos trabalhadores baseados em conceitos expressos por autores renomados mundialmente, além de expor orientações a serem seguidas pelas empresas, relacionados à entrevista de desligamento de um funcionário.

A Importância do estudo:

        A  importância do Recrutamento e Seleção para a organização, refere-se basicamente verificar ao quanto as mesmas estão em constantes renovações e investimentos, buscando sempre a melhora da  qualidade de seus produtos, Isso nos mostra a importância dos profissionais da área de Recursos Humanos frente ao recrutamento e seleção de novos profissionais adequados a cargos disponibilizados. Entretanto o candidato a vaga, mesmo após ter conseguido passar por todas as etapas do processo de seleção, ao ser contratado, precisa passar pelo maior desafio, que é a sua inserção na cultura da empresa. Partindo disso, este funcionário precisa saber lidar com as dificuldades de adaptação para que não seja uma dor de cabeça para a organização, do contrário, poderá cair na rotatividade de funcionários.

Conceito:

        Partindo do conceito literal da palavra, recrutamento e a seleção podem ser definidos respectivamente como a ação ou efeito de recrutar e ato ou efeito de selecionar.

Alguns autores também fizeram suas definições em relação a essas palavras, no caso do recrutamento, segundo Ribeiro (2006), recrutamento é um sistema de informações, que visa atrair candidatos potencialmente qualificados, dos quais serão selecionados futuros funcionários da organização. A função do recrutamento é suprir a seleção de pessoal de matéria-prima básica, ou seja, os candidatos ao emprego.

         Já para Chiavenato (2014), recrutamento é o conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. Dessa forma, a empresa realiza, por meio da divulgação de suas necessidades de contratação, oportunidades de emprego a quem pretenda ocupá-las.

        No caso da seleção de Pessoas, Chiavenato define como a seleção de recursos humanos pode ser definida como a escolha do homem certo par o cargo certo, ou, mais amplamente, ente os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes na empresa, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal.

        Partindo destes conceitos apresentados pelos autores, podemos dizer que o recrutamento e a seleção de pessoas são definidas baseando-se em um objetivo, que é a atração da pessoa mais qualificada para aquele cargo dentro da organização.

Conhecendo a Teoria

Tipos de Recrutamento e Vantagens e desvantagens dos métodos de recrutamento e seleção:

        Na Gestão de Pessoas, existem 4 tipos de recrutamento e seleção que são mais utilizados pelas organizações. Cada um destes, apresenta diferentes tipos de vantagens e desvantagens.

        1. Recrutamento interno

        É quando a empresa realiza o processo de seleção de pessoas dentro da própria organização, com os candidatos dispostos a mudarem de cargo e subirem de patamar, com novas tarefas e desafios. Sua divulgação pode ser feita por meio de painéis de informação ou qualquer outro tipo de ferramenta que possa levar essa informação ao interessado.

        Uma das vantagens que a empresa adquiri é a motivação do funcionário para a obtenção do cargo desejado, todavia, quando uma organização deixa de fazer uma análise externa, acaba deixando de trazer ‘sangue novo’ a empresa.

        2. Recrutamento externo

        É quando a empresa busca candidatos fora da empresa, ou seja, no mercado. Com experiências em outras instituições. Neste recrutamento divulga-se a vaga nos mais variados meios, sites, redes sociais, ou até mesmo jornais. Este tipo de recrutamento pode ser realizado com o apoio de recrutadores qualificados, externos à empresa. Sua vantagem é que possibilita a entrada de ‘sangue novo’, enquanto o tempo desse procedimento é uma desvantagem.

        3. Recrutamento misto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (145.6 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com