TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gráfico organizacional

Seminário: Gráfico organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Seminário  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 5

Organograma é uma representação feita em gráficos para definir de forma hierárquica a organização de uma instituição qualquer; um negócio, uma empresa, etc. A finalidade de um organograma é definir com perfeita ordem a função que desempenha cada um na organização perfeita definidas por postos em forma de pirâmide de acordo com o grau de competência.

É precisamente uma rede que define a função de cada um partindo do proprietário ou presidente até o empregado ou colaborador do escalão mais inferior do sistema.

Nele devem estar separados os setores, unidades funcionais e cargos, havendo uma comunicação entre eles. É importante lembrar que o organograma deve ser bem elaborado, levar em consideração que ele é uma representação da organização em determinado momento podendo sofrer alterações em seu gráfico.

O gráfico que representa a estrutura formal da empresa, mostra de forma imediata as relações funcionais, os fluxos de responsabilidade e as funções organizacionais da empresa. Constituído por de retângulos, quadrados ou círculos, ligados por linhas horizontais e verticais.

Sendo assim, importante para configurar as diretrizes traçadas no estatuto, regimento ou regulamento e dá forma à estrutura sobre a qual repousarão as demais partes necessárias ao organismo.

O organograma algumas vezes reflete uma idealização e necessidade do que a própria realidade.

O planejamento de distribuição das funções primárias, do fluxograma das principais rotinas, da preparação "layout" e do plano de classificação de cargos são muito importantes para a elaboração do organograma.

O organograma é o esqueleto da instituição assim como o esqueleto do corpo humano, é através dessa base que estruturamos uma organização.

Vamos imaginar as empresas com perfil familiar, aquelas em que existe um “dono” ou sócios que atuam diretamente na atividade. Nestes casos, a definição de um Organograma é mais complexa, pois além de estabelecer o papel dos funcionários, é necessário fixar as responsabilidades e o campo de atuação dos sócios.

Obrigatoriamente exige atitudes de delegação de poderes, definição das liberdades e responsabilidades de cada membro e não se deve usar de forma ostensiva e contínua, a prerrogativa do “By Pass” que os habilita atravessar qualquer nível hierárquico para resolver alguma questão porque todos são “donos” da empresa.

Portanto, implementar um organograma significa respeitar as pessoas e posições que nele foram inseridos e, cobrar os devios e resultados destes mesmos profissionais.

ORGANOGRAMA

DA

UNIMED LIMEIRA COOP. DE TRABALHO MÉDICO

ESTRUTURA EM REDES

Estrutura em redes (Networks ou teias) é uma forma de organizar e relacionar os setores ou departamentos de tal forma que todos os dados ou objetivos gerados são inseridos em um núcleo principal que gerencia todas essas informações.

Onde antes modo de trabalho era definitivo, hoje com essa estrutura, o processo se torna flexível, assim podendo ter alterações continuamente.

A estrutura em redes é utilizada em unidades organizacionais ou em equipes integradas.

Quando aplicada em unidades, a rede é formada por um núcleo principal que gerencia empresas ou negócios, onde o centro de lucro é separado dos demais.

Já aplicando em equipes, a estrutura é formada por várias equipes, sejam elas definitivas ou transitórias, isso dependendo do caso. Sendo assim, existem dois tipos de equipes, as interfuncionais e as multifuncionais.

Apresentando características como elevada flexibilidade, mobilidade, horizontalidade, conectividade, coordenação própria, autonomia e auto-suficiência, a estrutura em redes são incomuns.

Algumas das vantagens que a estrutura em redes apresenta são: permissão da virtualização do negócio, permissão da proliferação de unidades de negócios e baixíssimo custo operacional.

ORGANOGRAMA

IMPORTÂNCIA DO CONTROLE ESTRATÉGICO

Existem duas finalidades principais quando se utiliza o controle estratégico, correção e prevenção das falhas.

- Correção:  seu fim é detectar erros no planejamento ou na execução e apresentar as medidas corretivas adequadas para solucioná-las.

- Prevenção: ao realizar a correção das falhas, o controle permite apontar os meios necessários para que os mesmos erros não se repitam no futuro.

O controle estratégico já é utilizado no mundo todo e consiste fundamentalmente em um processo que norteia a atividade realizada para um fim previamente idealizado. A característica do controle é verificar se a unidade controlada está ou não alcançando os resultados planejados. Sendo assim, servem para:

- Padronizar o desempenho;

- Padronizar a qualidade de produtos e serviços;

- Proteger os bens organizacionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com