TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideia de negocio

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.731 Palavras (19 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 19

Índice                                                                                            pag.

1. Introdução        

1.1. Objectivo Geral        

1.2. Objectivo específico        

1.3. Justificativa        

1.4. Metodologia        

2. Ideia de Negócio        

2.1 Identificação da ideia de negócio (processo de geração de ideias)        

2.2 Localização        

2.3 Missão        

2.4 Visão        

2.5 Púbico alvo        

2.6 Concorrência        

2.7 Construção do empreendimento        

2.8 Equipamento        

2.9 Contratação do pessoal        

2.10 Organograma:        

2.11 Marketing dos serviços        

2.12 Rede de PERT        

2.12.1 Pontos críticos:        

2.13 Análise FOFA        

3. Conclusão        

4. Referênçias Bibliográficas        

        

1. Introdução

Num mundo de insuficiência de satisfação das necessidades, onde o empreendedorismo passa a ser única fonte que mais tenta suprir estas necessidades, o surgimento de ideias empreendedoras prescinde o crescimento económico de uma sociedade ou país, na medida em que a partir do auto-emprego reduz significativamente o desemprego.

Com vista a satisfação de necessidades de uma sociedade, surgem ideias de negócio que se resumem na produção de bens e serviços que possam atender as necessidades da sociedade (publico alvo). Respondendo desta maneira as seguintes questões: O que produzir? Para quem produzir? Como produzir?

A ideia de negócio patente no trabalho seguinte é a construção de um car wash, para a lavagem e lubrificação de automóveis que será erguido nas bombas de abastecimento de combustível de Bernardo Almirantes.

Apresentar-se-á em torno do trabalho presente uma sequência lógica das actividades a serem levadas a cabo para o desenvolvimento da ideia de negócio, que para o efeito recorrer-se-á a uma rede de PERT que irá auxiliar na ilustração da mesma sequência, e através da rede poder-se-á observar alguns pontos críticos que a má ou não execução colocam em risco o desenvolvimento da ideia.

Efectuar-se-á ainda no presente trabalho, uma análise FOFA cujo objectivo é analisar o quão  a ideia esta pronta para entrar no mercado e ser explorada.

1.1. Objectivo Geral

O objectivo: Busca responder ao que é pretendido com a pesquisa, que meta almeja-se alcançar ao término da investigação ( Minayo, 2001:42)

  • Estudar uma ideia de negócio.

1.2. Objectivo específico

  • Identificar uma ideia de negocio;
  • Criar uma sequencia lógica para o desenvolvimento da ideia;
  • Avaliar a ideia de negócio.

1.3. Justificativa

Justificativa: corresponde a razão ou motivo que se tem para escolher um determinado tema para um trabalho científico.

A escolha desta idéia de negócio, advem  actividades da cadeira de Praticas e Simulação Empresarial, como forma de aprovetar  uma oportunidade de negócio, de um serviço que não se presta da melhor forma neste distrito de Chibuto, viu-se a ideia de lavagem e lubrificação dos carros dos automobilistas locais como também de outros, como forma de criar auto empregao e garantir emprego aos demais, garantidno a lucratividade do empreendimento.

1.4. Metodologia

Metodologia: É um método científico constituído por um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicas adoptadas para se atingir o conhecimento (Gil,2006:26).

Segundo Minayo (2001:43), Metodologia é uma definição formal dos métodos e técnicas a serem usadas, indica as opções e a leitura opcional que o pesquisador faz do quadro teórico. Para a elaboração do presente trabalho, baseiou-se nua pesquisa bibliográficas de obras inerentes aos conceitos relevantes ao  desenvolvimento da ideia de negocio, aliado a uma pesquisa investigativa (entrevista), feita as instalações que já desenvolvem estas actividades para se inteirar sobre os principais equipamentos e procedimentos que envolvem a construção e adequação de um car wash a execução das actividades de lavagem e lubrificação de viaturas na cidade de Chibuto.

2. Ideia de Negócio

2.1 Identificação da ideia de negócio (processo de geração de ideias)

No processo de geração de ideias, surgiram 3 ideias de negócio, das quais uma apenas foi aprovada pelo grupo pela sua viabilidade.

1ª Implantação de Lanchonete;

2ª Implantação de Casino;

3ª Implantação de um Car wash (lavagem e lubrificação de viaturas).

2.2 Localização

Segundo HISRICH (2004) a localização da empresa é sua acessibilidade aos clientes fornecedores e distribuidores precisam ser determinadas, e quanto mais facilitada estiver mais condiciona o sucesso da empresa em causa.

Para facilitar o acesso ao empreendimento, optar-se por instalar o mesmo nas bombas de abastecimento de combustível “Petromoc” de Bernardo Almirantes, pelo seu nome conceituado no mercado e por estar próximo a estrada, cita na Avenida 25 de Junho, ao lado da ESNEC (Escola Superior de Empreendedorismo e Negocio de Chibuto).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (303.5 Kb)   docx (54.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com