TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO NA MINERAÇÃO FAZENDA BRASILEIRO

Por:   •  6/3/2020  •  Artigo  •  4.582 Palavras (19 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 19

GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO NA MINERAÇÃO FAZENDA BRASILEIRO

Raul de Lima Ferreira

RESUMO

Com o passar dos anos, as organizações passaram a compreender que são estruturas de intercâmbio com o seu ambiente, que influenciam e sofrem influências de agentes externos.  Desta maneira, seja para almejar uma boa imagem organizacional ou pela própria sobrevivência no que tange as obrigações perante legislação específica, as corporações passaram a ampliar seu pensamento estratégico. Neste contexto, as empresas procuram implementar novas práticas, novos mecanismos gerenciais, certificações e selos que condicionem seu interesse social e ambiental. Sendo assim, alvo deste estudo de caso, a Mineração Fazenda Brasileiro possui políticas e práticas voltadas para a sua inserção no rol de empresas com consciência ambiental e social definidas. A partir dessa premissa, este artigo busca definir se estas políticas estão sendo realizadas adequadamente dentro do conceito mundial de empresas sustentáveis e socialmente corretas e como estas práticas estão sendo abordadas de acordo as necessidades econômicas e sociais da comunidade onde a empresa atua.

Palavras-chave: Gestão Ambiental; Responsabilidade Social; Organizações; Estratégias Organizacionais.

ABSTRACT

Over the years, organizations have come to understand that they are structures of exchange with its environment, that influence and are influenced by external agents. Thus, whether to aim for a good image for their own survival or organizational regarding the obligations to specific legislation, corporations began to expand their strategic thinking. In this context, companies looking to implement new practices, new managerial mechanisms, certifications and seals that constrain their social and environmental interest. Thus, the target of this case study, the Fazenda Brasileiro Mining has policies and practices for their inclusion in the list of companies with defined environmental and social awareness. From this premise, this article seeks to determine whether these policies are being carried out properly within the global concept of sustainable enterprises and socially correct and how these practices are being addressed according to economic and social needs of the community where the company operates.

Keywords: Environmental Management, Social Responsibility; Organizations; Organizational Strategies.

INTRODUÇÃO

A evolução e o atual contexto de responsabilidade social e gestão ambiental e o seu papel estratégico na relação empresa-consumidor, consiste numa fonte instigante de pesquisa e esta se manifesta como um tema atual cada vez mais importante no que diz respeito ao comportamento das organizações, exercendo efeitos e impactos nos objetivos, planos e estratégias e no próprio conceito da empresa. Nessa perspectiva, torna-se necessário o desenvolvimento de estudos que busquem desvelar e compreender o conceito, aplicação e desdobramentos que emanam da gestão sócio-ambiental, para uma possível intervenção prática.

Dias (2006) faz uma relação entre gestão ambiental responsável e responsabilidade social empresarial. Segundo o autor, responsabilidade ambiental é um conjunto de condutas realizadas além das exigências de acordo com as leis vigentes, e responsabilidade ambiental empresarial é formada por ações que ultrapassam a obrigação, que admitem um conteúdo voluntário onde o objetivo seja manter o meio ambiente livre de poluição e saudável para ser usufruído pelas futuras gerações.

Com base na definição do autor, a empresa socialmente responsável e ambientalmente correta é aquela que se destaca por contribuir com projetos sociais bem administrados, ações de controle e preservação ambiental bem definidos, buscando por alternativas que auxiliam na melhoria da qualidade de vida de seus funcionários e da comunidade em geral.  

Com base nesta contextualização argumenta-se: A Mineração Fazenda Brasileiro está investindo em projetos e ações, com o intuito de minimizar os danos decorrentes da sua exploração em âmbito ambiental, assim como a contribuição social e respeito às comunidades onde atua?  

Para responder a esse questionamento, foi elaborado o seguinte objetivo: Identificar estratégias e ações no processo de gestão ambiental e responsabilidade social na Mineração Fazenda Brasileiro, empresa situada na zona rural do município de Barrocas-BA, tendo como foco a evidenciação dos benefícios sociais e ambientais decorrente da implantação de um sistema de gestão sócio-ambiental.

A partir deste objetivo, este trabalho torna-se pioneiro de significativa relevância científica e social, pois reside, basicamente, na oportunidade de explorar a empresa alvo do estudo de caso, estabelecendo conceitos na análise das suas ações e projetos, dentro do contexto de proteção ao meio ambiente, responsabilidade social e empresa, e como essa relação pode ser aproveitada mercadologicamente.

1. REFERENCIAL TEÓRICO

De acordo com Donaire (1999), no principio as corporações voltavam suas preocupações apenas com a eficiência dos sistemas produtivos, gerar lucratividade cada vez maior, padronizar a cada dia, o desempenho dos funcionários, essa visão industrial que as organizações vislumbravam, foi tornando-se, ao passar dos anos, cada vez mais enfraquecida. O próprio autor afirma que:

Os administradores começaram a ver que suas organizações não se baseavam somente, nas responsabilidades referentes a resolver problemas econômicos fundamentais (o que produzir, como produzir e para quem produzir) têm presenciado o surgimento de novos papéis que devem ser desempenhados, como resultado das alterações no ambiente em que operam (DONAIRE, 1999, p.15).

A partir da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, que foi realizada em Estocolmo na Suécia em 1972, a problemática ambiental foi constituída dentro das organizações de forma decisiva. Ainda que sendo considerada no inicio apenas, uma restrição reguladora imposta pelos governantes, já que a partir da conferência, muitas normas e obrigações foram impostas e exigidas, tanto por órgãos de regulamentação, quanto pela própria sociedade.

Mas a Conferência de Estocolmo foi somente o "estopim" para uma enorme evolução estrutural e comportamental que estava prestes para nascer, a partir desse momento as práticas e políticas ambientais teriam que fazer parte dos programas de responsabilidade social das empresas.

De acordo com Kinlaw (1998), O termo "desempenho sustentável" traduz de que maneira as corporações devem dirigir e definir seus negócios para permanecerem na conduta almejada com estes mesmos negócios no decorrer dos anos.

Se o objetivo primeiro das organizações é permanecer vivas, então o desempenho sustentável descreve o que é necessário para permanecer vivas na nova era ambiental. Se desempenho de qualidade tornou-se o lema desta década, desempenho sustentável (ou algo similar) irá se tornar o lema da próxima década (KINLAW, 1998, p.22)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (190.5 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com