TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implementação da Filosofia Seis Sigma Para Empresas

Artigo: Implementação da Filosofia Seis Sigma Para Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Artigo  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O Seis Sigma é uma filosofia lean manufacturing que vem atraindo a atenção de empresas de grande porte devido a sua forma sistemática de controle da variabilidade e desperdícios nos processos, utilizando ferramentas de controle estatístico e de qualidade.

A metodologia de desempenho Seis Sigma é baseada em termos estatísticos para empresas que buscam um alto desempenho em seus processos, apresentando no máximo 3,4 defeitos a cada milhão de produtos ou serviços produzidos por projeto ou cliente. Porém é um objetivo difícil de se alcançar e poucas empresas conseguiram atingi-lo de forma eficaz.

Mesmo com todos as vantagens propostas por inúmeras empresas, a implementação do Seis Sigma é complexa e obscura, já que muitas empresas não divulgam seus fracassos na implementação da metodologia

Sendo assim fica claro que existem fatores que dificultam a implementação do Seis Sigma nas empresas de maneira eficaz.

Este trabalho conta com estudos e revisões bibliográficas como auxílio para definir as barreiras que dificultam, inviabilizam, ou, até mesmo impossibilitam a implementação do Seis Sigma em projetos e processos.

1.2 PROBLEMA

A questão que se pretende investigar são os motivos da dificuldade de implementação da filosofia Seis Sigma nas empresas.

1.3 OBJETIVO

Definir as barreiras da implementação do modelo Seis Sigma nas empresas, sejam elas de caráter:

Financeiro.

Operacional.

Burocrático.

1.4 JUSTIFICATIVA

Analisando todas as vantagens da filosofia Seis Sigma, nota-se claramente a importância dele nas empresas, visto isso, fica evidente a necessidade de definição das barreiras que dificultam sua implementação, para então, projetar com eficácia a sua implementação e viabilidade.

2. METODOLOGIA

Serão abordadas no trabalho pesquisas bibliográficas em artigos e livros, definindo as melhores formas de aplicações da metodologia Seis Sigma ressaltando as eventuais falhas no uso da mesma em empresas a serem pesquisadas, de forma a explanar a viabilidade da implementação de forma clara e simples.

A pesquisa aplicada pretende ser desenvolvida numa amostra de 3 empresas do ramo metalúrgico com enfoque na qualidade.

Pretende-se observar em campo a forma com que se é aplicada a metodologia Lean das empresas,analisando se ocorre uma produção enxuta e sem desperdícios utilizando as ferramentas da qualidade e a forma com que se é aplicada a filosofia Seis Sigma na produção, bem como seus resultados e custos para tal utilização.

Os sujeitos da pesquisa serão funcionários do setor burocrático que tenham acesso a planilhas de custos e relatórios da qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com