TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interpretação do Filme A Grande Aposta considerando a dinâmica da economia

Por:   •  25/11/2016  •  Dissertação  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  2.673 Visualizações

Página 1 de 7

Interpretação do filme A Grande Aposta considerando a dinâmica da   economia

Toda a crise teve seu início no setor imobiliário. Na primeira década deste milênio o mercado imobiliário americano encontrava-se em expansão acelerada com taxas de juros cada vez menores incentivando a demanda, isto fez com que o negócio se tornasse atrativo, atraindo investidores e bancos. Em certa hora os juros tiveram que começar a subir devido ao controle de inflação, o aumento nos juros acabou baixando o preço dos imóveis e consequentemente as pessoas já não viam sentido em pagar grandes hipotecas quando estavam valendo cada dia menos, trouxe a inadimplência e desaceleração da economia norte americana com prejuízo aos fundos e bancos, além de atrasos nas quitações de dividas envolvidas no mercado imobiliário.

A crise de 2008 foi sem duvidas umas das maiores crises imobiliária da historia, principalmente marcada pelo fato de ter afetado a grande potencia mundial. Conhecida como a grande bolha ele massacrou a economia americana elevou os preço dos imóveis e fez até com que o grande banco Lehman Brothers viesse a fechar. E consequentemente como um efeito dominó várias outras economias vieram a cair.

No filme A Grande Aposta podemos ver exatamente os fatores que levaram a essa crise. Até os anos 70 o negocio bancário não era rentável como se tornou anos depois, mas tudo mudou quando Lewis Ranieri vice-presidente do Salomon Brother deve a brilhante ideia de criar MDS privado que seriam Títulos Rastreados em hipotecas residenciais esses títulos eram aplicações geralmente de médio e longo prazo, eles serviram para que os bancos pudessem oferecer financiamentos imobiliários a seus clientes. A ideia sem duvidas parecia ser genial já que a necessidade da sociedade atual era desfrutar da casa própria e assim os bancos captariam recursos com esses empréstimos já que eles eram baseados nos próprios empréstimos cedidos pelos bancos.

Classificado no início com Triple A que é a classificação de risco que é utilizada para classificar investimento de riscos o banco se utilizou da ideia de Lewis e nos anos seguintes os bancos começaram a faturar mais de 200 bilhões ao ano com esses e outro títulos.

O mercado imobiliário se tornou uma grande potência chegando a se tornar a indústria número um dos Estados Unidos. Por anos se tornou um grandioso mercado com base sólida e sem prejuízos isso porque a inadimplência era pequena. Os bancários ficaram tão cegos com tanto sucesso dos MDS que não se preocuparam com possíveis quedas futuramente. Entretanto teve um gerente de fundos da Califórnia, Michael Burry que ao analisar alguns acontecimentos da grande crise de 29 decidiu fazer o ninguém havia pensado em fazer investigar os MDS.

No momento até parecia ser loucura analisar todos aqueles papeis, porém depois de ler todas as páginas ele constatou que aqueles créditos estavam cheios de Subprimes com grandes taxa variáveis de risco. Essas Subprimes eram empréstimos para concedidos clientes que possuíam uma boa renda financeira. Entretanto esses empréstimos eram muito arriscados, mas pela captação de recursos os bancos foram liberando cada vez mais esses empréstimos.

Foi então que Michael Burry decidiu comprar CDS de títulos imobiliários, todos acharam que ele era louco em apostar contra a economia americana, foi considerado um louco ao fazer isso. Entretanto os bancos decidiram vender esses títulos, para eles Michael Burry era um maluco e com as respectivas propostas feitas por ele acabavam achando que era um dinheiro muito fácil, que não teria erro algum em fazer o acordo. Mas não sabia que ele havia verificado os indicadores e segundo ele tudo apontava que estaria por vir uma grande bolha econômica que iria dizimar toda a economia americana afetando também países do mundo inteiro.  Michael Burry comprou cerca de 1,3 bilhões de CDS.

Esses CDS eram um instrumento financeiro geralmente negociado por investidores no mercado de renda fixa para especular ou fazer uma espécie de seguro caso uma empresa não pague a sua divida. E segundo ele quando essa taxa variável fosse aplicada em 2007, a grande bolha ia explodir dizimando a economia nacional. As hipotecas segundo ele eram bombas relógios. Isso porque os imóveis estavam ficando cada vez mais caro e a renda das pessoas se manteve estável, ou seja, o investimento imobiliário estava se tornando um dos maiores prejuízos do momento.

O momento do filme que se chega mais aproximo do ponto de vista do espectador leigo, Jamie Shipley e Charlie Geller tentaram investir em determinados bancos e por não conterem o capital mínimo de investimento que cada um deles pedira acabaram sendo rejeitados. Enquanto isso a notícia de que Michael Burry estava querendo apostar contra o investimento “seguro” dos bancos circulava até chegar em esses dois investidores que pela falta do capital resolveram investigar buscando uma oportunidade de investimento barato. Procuraram o auxílio do ex-banqueiro Bem Rickert, depois de analisar todos os detalhes do mercado imobiliário resolveram fazer como Michael Burry e apostar contra a economia americana pelo fato de ser uma aposta que requeria menos capital que a aposta a favor, preço baixo com uma probabilidade enorme de retorno.

No filme também mostra sobre Mark Baum, ele criou o seu fundo com a sua equipe e num dia por uma simples ligação errada eles descobriram sobre esses CDS imobiliários e como qualquer outro no inicio pensaram que era uma loucura apostar contra a economia americana entretanto, ao checar o ABX índice de títulos hipotecários subprimes contaram que havia uma pequena queda. Foi então que por uma ligação errada eles haviam descoberto uma das maiores oportunidades.

Decidiram então investigar buscando contatos e visitando imóveis e aos poucos foram descobrindo que tudo aquilo não era tanta loucura. Muitos estavam pegando tantos empréstimos imobiliários que nem ligavam para quanto isso poderia acarretar um prejuízo. Então chamaram Jared Vennett ao seu escritório. Jared Vennett com seu sistema de pirâmides demonstrou a Mark Baum que os títulos Triple A (classificação com menores riscos de levar um calote na prática) estavam cheios de Doubles B (classificação com uma maior probabilidade de levar um calote na prática). De modo que havia uma grande fraude em todo o sistema e a bolha estava crescendo cada vez mais a ponto de explodir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com