TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Max

Por:   •  19/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

Propriedade

Pra Marx a propriedade privada nada mais é do que a base do capitalismo, é a fonte de acumulação de capital e exploração da mão de obra, então para ele acabando com a propriedade privada conseguiremos pôr fim no capitalismo, por isso ela é tão importante para ele no estudo do capitalismo. Nesse contexto é preciso deixar claro que Marx não era contra a propriedade privada adquirida honestamente através do suor e do trabalho. Ele era contra a propriedade adquirida de forma injusta e desonesta. Ele era contra o roubo, contra a espoliação que os burgueses vinham cometendo àquela época.

Divisão social do trabalho

Para Marx, o indivíduo não tem todas as habilidades necessárias para satisfazer as suas múltiplas necessidades, com por exemplo alimentação, vestuário, habitação, meios de produção, etc., pois ele possui poucas habilidades, apenas uma profissão e então deveria adquirir os produtos produzidos por outras pessoas, dependendo então uns dos outros, trocando suas mercadorias com os outros por outras mercadorias que necessitasse.

Troca

Os produtos produzidos por diferentes trabalhos deveriam ser trocados, sendo a troca condição necessária para a subsistência de todos na sociedade, uma vez que o homem não conseguiria produzir tudo o que precisasse.

Mercadoria

A mercadoria, segundo Marx, seria o resultado do trabalho, ou seja, o tempo de trabalho que seria gasto para fabricar a mercadoria, que depois seria trocada por outras mercadorias. Um produto não seria mercadoria quando fosse fabricado para a própria subsistência, passando a ser mercadoria somente quando esse produto fosse usado como moeda de troca.

Concepção de valor

O que Marx quer dizer quando se refere ao valor de uso da mercadoria é que a utilidade que a mercadoria tem para o consumidor é que vai determinar o valor de uso da mesma, ou seja, é a utilidade específica da coisa para o consumidor, sendo que as mercadorias vão se diferenciar uma das outras pelo seu valor de uso, uma vez que a cada necessidade específica corresponde uma mercadoria com características específicas.

Meios de produção

Karl Marx identificou três níveis de meios de produção nas bases da sociedade. O nível mais básico é o que podemos chamar de condição de produção da sociedade. Em outras palavras, as condições ou recursos naturais disponíveis, que são o alicerce de qualquer sociedade e, claramente, refletem seu tipo de produção, sua natureza e sua cultura em geral. Não se pode ter um comércio de arenque no Saara, ou plantar tâmaras na Noruega. O modo de pensar dos povos em sua cultura normanda é muito diferente do modo de pensar em uma vila de pescadores na Noruega.

O nível seguinte são os meios de produção da sociedade. Por esse nível, Marx entendia os vários tipos de equipamentos, ferramentas e máquinas que a produção emprega, além das matérias-primas disponíveis.

O terceiro nível na base da sociedade se refere ao controle dos meios de produção. A divisão do trabalho, ou a distribuição de trabalho, e as relações de posse constituem o que Marx chamou de relações de produção da sociedade.

Mais valia

Para Karl Marx, Mais-valia significa parte do valor da força de trabalho despendida por um determinado trabalhador na produção e que não é remunerado pelo patrão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com