TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL

Projeto de pesquisa: LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.370 Palavras (14 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 14

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE -CNEC

FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO – FACOS

Curso de Ciências Contabéis

Prof. Cleber José Nascimento

Caroline Quintilhano Da Silva

Caroline Terra Gomes

Luana Alves Silva

Mariani Model

Micaela Martins

Suelen Rodrigues

LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL

Osório

2014

INTRODUÇÃO

Em certos momentos pensamos como a Ética se encaixa no nosso dia a dia em sociedade. O que achamos que é certo para os outros pode ser errado, porque pensamos e agimos de formas diferentes, cada um com o seu mundo tentando viver sociedade. Será que sabemos a diferença entre Moral e Ética? Será que somos Éticos e Morais? Ética e Moral são os maiores valores que um ser humano pode ter, porém não são a mesma coisa, embora a moral faça parte da ética. Ética é a parte da Filosofia que se ocupa com o valor do comportamento humano. Investiga o sentido que o ser humano imprime à sua conduta para ser verdadeiramente feliz e é a forma que o ser humano deve se comportar no seu meio social.

Segundo Lopes de Sá, devemos aceitar como ética, por vezes também designada como moral (nem sempre adequadamente), e qual sua moderna forma de ser entendida, enseja a compreensão geral sobre o que, de forma analítica, se possa desenvolver em uma obra sobre tal assunto.

Com o trabalho a seguir ficará mais claro com as opiniões de diversos autores sobre o que é ser ético.

Ética

Segundo Antonio Lopes de Sá (2009) “É uma palavra que vem do grego e significa costumes”.

O termo ética permite delimitar uma dimensão do comportamento que escapa à moral, é a dimensão subjetiva e ponderada dos valores e das normas, a forma como cada um se conduz, como cada um se define enquanto sujeito moral.

Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. É uma ciência, pois têm objetivos próprios e método próprio, a origem da etimológica da ética é o vocábulo grego “ethos” e significa morada, o lugar onde se habita. Mas também quer dizer “modo de ser” ou “caráter”.Ética é uma disciplina normativa, não por criar normas, mas sim por descobri-la se elucidá-las. Seu conteúdo mostra ás pessoas os valores e princípios que devem nortear sua existência. Envolve o estudo de aprovação ou desaprovação da ação dos homens e a consideração de valor.

Para Antônio Sidekum (2003) “Entende-se por ética a responsabilidade de cada um para cada um para com os demais; uma responsabilidade que é insubstituível e indelegável”.

Lázaro Plácido Lisboa define ética como:

“Um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. A ética como expressão única do pensamento correto, conduz a ideia da universalidade moral, ou, ainda, a forma ideal universal do comportamento humano, expressa em princípios validos para todo pensamento normal e sadio”.(LISBOA, 2012, pág. 30)

Na Idade Média, a Igreja Católica tinha prioridade para tratar dos assuntos éticos. Detendo o monopólio ideológico, ela coordenava as economias feudal, mercantil e artesanal, ocupando posição estratégica na estrutura de poder. Tudo e qualquer negócio que tivesse a pretensão de visar lucro era taxado pela Igreja como imoral (LISBOA, 2012).

Mario Sergio Cortella (2013) expõe sua visão como “conhecimento cientifico chegou a varias construções que nos levaram a algumas reflexões éticas”.

Cabe a nós pensar o que é certo ou errado, o que devemos ou não fazer, o que queremos ou não aceitar?

Aspectos de análise da ética no entendimento dos pensadores clássicos

Estudo da conduta dos seres humano analisando os meios que devem ser empregados. Neste aspecto o homem se torna objeto de observação e estudo com o meio em que vive.

Referente aos meio de ideais de suas ações e a essência do SER em conexões do material o do espiritual.

Existem pensadores que contestam estudar o bem, ou ainda tê-lo como objetivo, ou de ser tomando como um modelo para ideal. Os que criticam essa duplicidade de enfoque alegam que uma coisa é estudar o bem como uma realidade, como algo que seja concreto, e outra coisa é a analise dele como meta a ser atingida ou vontade de sua prática.

Estudo dos modelos de conduta, os modelos e valores convenientes ao seu ambiente que possam guiar sua estrutura normativa.

O comum dos aspectos é a analise dos bem como prática de amor em suas varias formas, destacando igualmente a conduta.

King-fu-tse, Confucio (551-479 a.C.) O precursor de uma doutrina de grande repercussão a “prosperidade e paz das nações” um dos fundamentos do “bem”. Preocupado com a restauração de uma China dividida, implantou procedimentos, estabeleceu o amor e a ética como base, tendo como fundamentos o respeito ao próximo.

Sem admitir que os homens sejam iguais, pois desiguais são as inteligências e as sensibilidade, a doutrina entregou o poder aos homens ignorantes.

Admitiu que o Estado que deve servir o povo, que a família é a célula da sociedade, a propriedade um direito natural e a tirania um doença política. Confucio defendeu como um defendeu os conceitos de moralidade pessoal, sinalizando para a prosperidade como fórmula para o bem estar das nações e do povo.

“Não faças aos outros aquilo que não queres que te façam” foi uma das principais doutrinas que esse iluminado pensador pregou como regra da Ética. E assim reforçou o respeito como representação material do amor.

Deu mais importância aos deveres éticos, assim nasceu como filosofia e não como religião, que posteriormente veio se transformar como “religião oficial” na dinastia Han (206 a.C.–220 d.C.).

Não se pode negar que houve uma verdadeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com