TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO FICHA DE LEITURA

Por:   •  2/9/2017  •  Resenha  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E JURÍDICAS

CURSO DE DIREITO

DISCIPLINA: ECONOMIA

PROFESSOR: TIAGO MENDONÇA DOS SANTOS

FICHA DE LEITURA - (Até 3 páginas)

ALUNA(o): DIANA SILVA DOS SANTOS

REFERENCIA DO TEXTO:

1. RESUMO: (Tópico facultativo)

Critérios: - Detalhar a linha de argumentação do autor.

- Apresentar o esquema do autor: itens e subitens.

- Destacar conceitos, questões e hipóteses.

- Esquema e quadros sinópticos.

- Mapas conceituais.

OBS1: Para descobrir linha de argumentação do autor questione o texto utilizando as seguintes perguntas:

a) do que se trata o texto;

b) como se trata o assunto em destaque;

c) quando (contexto histórico) é tratado o assunto. Quem são os principais personagens citados no texto. Pode-se também elaborar uma linha do tempo, caso a exposição apresentar um argumento cronológico. Utilize a capacidade de síntese. Seja objetivo na descrição.

OBS2: Escolha somente um das técnicas acima citadas. Para melhores esclarecimentos consulte o caderno de ensino – Elaboração de trabalhos acadêmicos disponibilizado em http://www.univali.br/biblioteca.

2. Questão / Tema -

[qual é o tema proposto para debater? No processo de leitura você identificou alguns pontos, estes pontos podem se tornar reflexivos, a partir do momento que você transforma ele numa pergunta? Lembre-se que as perguntas mais simples possuem um valor reflexivo ainda maior. Então vamos lá! Experimente. Deixo aqui com pequeno exemplo do que quero dizer. Imagine que o texto refere-se a um debate sobre a violência familiar e doméstica. Você está lendo os dados estatísticos das várias formas de violência contra a mulher e alguns argumentos são oferecidos pelo texto. É inevitável que as primeiras perguntas se relacione com a violência. Então façamos: (1) o que é a violência? (2) o que caracteriza violência familiar; (3) o que é violência contra a mulher? Através destas três perguntas podemos perceber que passamos pelo núcleo central do texto. Você deve estar se perguntando, como tenho certeza? A resposta é extremamente simples! Basta identificar no próprio texto indícios da resposta. Colete alguns argumentos do autor e transcreva no próximo ponto. Não deixe de citar a página que você extraiu a resposta. Utilize citações diretas. Não esqueça é necessário somente um tema/pergunta. Uma importante dica, para elaborar as questões/Tema é fugir de perguntas que procurem descrever fatos e dados. No exemplo acima, seria desnecessário questionar os próprios dados. Como por exemplo, fazer a seguinte pergunta: Qual é o percentual de denúncias existentes no Estado de SC, cuja resposta é um dado concreto no valor de 42%, não pergunte qual é o dado, pergunte então, porque o índice é tão alto. Questione a interpretação que o texto faz destes dados.

3. Argumentos extraídos do Texto. (Fundamentos)

DESTAQUE AQUI TRECHOS DO TEXTO QUE SEJAM RELACIONADOS COM O TEMA TRATADO. ( Não há limites, o único cuidado é coerência).

4. Argumentos Pessoais.

Logo após executar este procedimento lógico-formal é a hora de justificar o motivo pelo qual você selecionou aquele tema (Pergunta e resposta) escreva estes motivos. Faça em forma de texto dissertativo, com suas próprias palavras uma apreciação honesta do conteúdo lido. Construa um pequeno texto, coerente, conciso com (início, meio e fim). Utilize as mesmas regras das famosas redações para vestibular. Não deixe palavras e conceitos vagos no texto. Utilize sua capacidade argumentativa, seja criativo. Evite copiar ou citar trechos do texto. Faça de forma autoral. Qual é sua posição nesta discussão, convença o professor e seus colegas do seu ponto de vista. Transcreva, de fato, o que você está pensando.

Pois é exatamente com este seu comentário que você apresentará de forma oral no dia da aula presencial. Capriche, pois este é um exercício natural de sua futura vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com