TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO FICHA DE LEITURA

Por:   •  21/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  2.015 Visualizações

Página 1 de 7

Psicologia: Introdução à psicologia Social

Disciplina: Estagio Básico II - IV Período

Ano/Semestre: 2018/2

Professor:

Acadêmica;

FICHA DE LEITURA

Dados Bibliográficos: do capítulo 1 do livro de Aronson - Introdução à psicologia Social.

Página

Apontamentos

Anotações

3

O que é psicologia social?

Podemos definir psicologia social como um estudo cientifico de como os pensamentos, os sentimentos e os comportamentos das pessoas são influenciados pela presença concreta ou imaginada de outras. (Allport, 1985). pg.3

Nesse sentido .... os psicólogos sociais se detém mais, com a maneira como as pessoas são influenciadas pela sua interpretação, ou constructo, do ambiente social em que vivem...tais psicólogos acreditam que é mais importante entender como elas percebem, compreendem e interpretam o mundo social do que entender as propriedades objetivas do mundo social em si. (Lewin, 1943) pg. 3

Estuda como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras. E visa explicar os sentimentos, pensamentos e comportamentos do indivíduo na presença real ou imaginada de outras pessoas.

Influencia social

Influencia social para os psicólogos sociais, é mais ampla do que a tentativa de uma pessoa mudar o comportamento de outra... “Embora” todos somos influenciados por outras pessoas...por persuasão, técnicas sofisticadas de convencer a comprar marcas, votar em certo candidato... (pg. 3.)

É a prática de levar uma pessoa ou um grupo de pessoas a efetivarem algo que, a princípio, desconheciam ou não tinham em mente.

5

Comparação entre psicologia social e outras ciências sociais.

A sociologia, a economia, e a ciência política...preocupa-se com a influência dos fatores sociais e societários no comportamento humano. (pg. 6.)

A sociologia por exemplo estuda tópicos tais como: classe social, estrutura social e instituições sociais...tende para um foco ampliado a sociedade em geral. (pg. 6.)

O objetivo da psicologia social é identificar propriedades universais da natureza humana que tornam cada pessoa - independente da sua classe social e cultura- suscetível a influência social. As Leis que pautam a relação entre frustação e agressão são verdadeiras, por hipótese, para a maioria das pessoas, na maioria dos lugares, e não apenas para os membros de uma única classe social, grupo etário ou raça. (pg. 6.)

Enquanto a psicologia social estuda como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras, a sociologia da ênfase em seus estudos no funcionamento das sociedades humanas e das leis fundamentais que regem as relações sociais e as instituições.  

6 e 7

Comparação entre psicologia social e psicologia da personalidade

Os psicólogos da personalidade focalizam em geral a atenção nas diferenças individuais - os aspectos da personalidade que tornam uma pessoa diferente de outras. pg. 6.

Os psicólogos sociais estão convencidos de em explicar o comportamento sobretudo em termos de fatores de personalidade pode ser superficial, porque leva a uma subestimação grave do papel desempenhado por uma fonte poderosa de comportamento humano - a influência social. (pg. 6.)

Em suma, a psicologia social ocupa um lugar entre suas primas intelectuais mais próximas, a sociologia e psicologia da personalidade. Compartilha com a sociologia interesse pelas influencias da situação e da sociedade sobre o comportamento, mas focaliza mais a constituição psicológica da pessoa, que a torna suscetível à influência social. A psicologia social compartilha com a psicologia da personalidade a ênfase na psicologia do indivíduo, mas em vez de concentra-se no que torna as pessoas diferentes umas das outras, põe em relevo os processos psicológicos compartilhados pela maioria, que os trona suscetível a influência social. ( pg. 7.)

Enquanto a psicologia da personalidade se dedica a descrever e explicar as particularidades e diferenças humanas, a psicologia social se debruça em seus estudos como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras.

9

Subestimando o poder da influência social.

Quando subestimamos o poder da influência social, isso tende a nos dar uma sensação de falsa segurança...Agir assim dá à maioria de nós a sensação de que tal coisa jamais poderia nos acontecer. Ironicamente, isso, por seu lado, aumenta nossa vulnerabilidade a influências sociais possivelmente destrutivas, ao nos tranquilizar e nos levar a baixar a guarda.

Conforme exemplo do jogo de wall street... Mas aprendemos que as situações sociais e ambientais são tão poderosos que produzem efeitos impressionantes em quase todas as pessoas. ( pg. 9.)

A influência social é uma realidade presente na vida dos indivíduos e subestimar esse fenômeno torna-os ainda mais vulnerável a influência social.

10

A Subjetividade da situação social

Como teórico, Lewin deu o passa ousado de aplicar as os princípios da Gestalt além da percepção de objetos, estendendo-os à percepção social - a maneira como as pessoas percebem outras pessoas, seus motivos, suas intenções e seu comportamento. Lewin foi o primeiro cientista a compreender inteiramente a importância de assumir a perspectiva da pessoa em qualquer situação social, afim de como elas constroem (por exemplo, percebem, interpretam, distorcem) o ambiente social. Logo os psicólogos sociais começaram a focalizar a importância de levar em conta as situações subjetivas (como elas são construídas pela pessoa). ( pg. 10.)

Considerando que a subjetividade é formada através das crenças, valores, percepção de cada indivíduo, com suas experiências e histórias de vida, é compreender a pessoa de modo global.

De onde vêm os constructos: Os motivos humanos básicos

Nos seres humanos, somo organismos complexos: em um dado momento, uma miríade de motivos se cruzam por baixo de nossos pensamentos e comportamento. Com o passar dos anos, os psicólogos sociais descobriram que dois desses motivos são de importância fundamental: a necessidade de sermos tão precisos quanto possível e a necessidade de nos sentirmos bem conosco mesmos. ( pg. 10.)

É vital sermos tão precisos quanto possível e essencial sentir bem consigo mesmo.

11

O enfoque da autoestima: O desejo de sentir-se bem consigo mesmo.

A maioria das pessoas sente uma forte capacidade de manter um auto estima razoavelmente alta - isto é, de considerar-se capaz, competente, decente. A razão por que as pessoas interpretam o mundo da maneira como fazem pode ser muitas vezes encontrada nessa necessidade subjacente de manter uma boa imagem de si mesmos. Dada a opção entre distorcer o mundo para sentir-se bem consigo mesmas e representa-lo precisamente, as pessoas não raras escolhem a primeira opção. ( pg. 11.)

Sentir-se bem é, acima de tudo manter a auto estima, ainda que para isso certos indivíduos, talvez inconscientemente faça a opção de distorcer fatos e situações para se sentir bem consigo mesmo.

13

O enfoque da cognição social: A necessidade de ser preciso.

Damos a isso o nome de enfoque cognitivo da psicologia social, ou cognição social... Os pesquisadores que procuram compreender o comportamento sob a perspectiva da cognição começam pelo pressuposto de que todas as pessoas se esforçam para tentar interpretar o mundo com a maior precisão possível. Em consequência, os seres humanos são vistos pelos pesquisadores como detetives amadores que fazem o que podem para compreender e predizer seu mundo social. ( pg. 13.)

É passível afirmar sendo uma das características dos seres humanos considerados saudáveis cognitivamente, compreender os sistemas sociais, suas relações e seu mundo.

Outro motivo

Outro motivo importante é a necessidade de controle. As pesquisas comprovam que as pessoas precisam sentir que exercem algum controle sobre o meio em que vivem. (Langer 1975; Seligman, 1975; Taylor, 1989; Thompson, 1981). ( pg. 14.)

É passível afirmar que é da natureza humana sentir que está no controle do mundo que o cerca.

14

A Psicologia Social e os problemas sociais

Os psicólogos sociais sentiram-se profundamente interessados em problemas sociais como redução da hostilidade e do preconceito e aumento do altruísmo e da generosidade...incluir atividades como induzir as pessoas a conservar os recursos naturais, como a água (Dickerson et al. ; 1992), educá-las para praticar sexo mais seguro, afim de reduzir a disseminação da AIDS (Aronson, 1997, 1998; Stone et al, 1994), compreender a relação entre ver violência na televisão e comportamento violento dos telespectadores (Eron et al, 1996), formular estratégias eficazes de negociação para redução de conflitos internacionais (Kelman, 1997), descobrir maneiras de reduzir o preconceito racial (Aronson & Patnoe, 1997) e ajudar pessoas a ajustarem-se a mudanças na vida, como o ingresso na faculdade ou a morte de um ente querido (Harris, 1986).(pg 14.)  

A psicologia social vê o mundo de forma global e com seus respectivos problemas sociais, por essa razão realiza estudos e pesquisas sistematizadas visando possíveis soluções.  

Apreciação avaliativa do trabalho:

O capítulo 1 do livro de Aronson - Introdução à psicologia Social, define o que é psicologia social. Além destacar as diferenças de outras ciências da psicologia social e efetivar comparações e diferenças entre a psicologia social, a psicologia da personalidade e da sociologia.

 Ressalta a relevância da influência social na vida do indivíduo em sociedade. Dá subsídios afim de evitar erro de atribuição. Versa sobre a necessidade do ser humano da autoestima, de sentir que está no controle das situações, como também de serem precisos e se sentir bem consigo mesmo ainda que para isso distorça a realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (338.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com