TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Financeiro e de Capitais

Por:   •  3/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Acadêmico

CCSA

Disciplina

Mercado Financeiro e de Capitais – SIMULADO PP

Professor

Humberto Medrado

[pic 1]

Nome:LINCOLN MONTEIRO

11910227

Nota

 Curso: ECONOMIA

 Período:7

 Turma:

 Data:27/03/2020

1ª Questão – 1 ponto

Analise as assertivas abaixo:

I - Nesse mercado, as instituições financeiras atuam, basicamente, como prestadoras de serviços, assessorando as empresas no planejamento das emissões de títulos, ajudando na colocação deles para o público investidor, facilitando o processo de formação de preços e a liquidez, assim como criando condições adequadas para as negociações secundárias.

II - Com o passar do tempo, foi sendo criada toda uma estrutura normativa e operacional, para permitir que as operações fossem realizadas cada vez mais com segurança, transparência e eficiência, em especial pela Bolsa de Valores.

III – Nesse Mercado, em geral, os investidores emprestam recursos diretamente aos agentes deficitários, como as empresas. Caracterizam-se por negócios de curto (ou curtíssimo) médio e longo prazo, no qual são negociados títulos, tais como as ações, que representam parcela do capital social de sociedades anônimas, e as debêntures, que representam dívidas dessas mesmas sociedades.

Está (ão) correta (s) quanto a aplicação ao Mercado de Valores Mobiliários, o que se apresenta em:

  1. I somente;         B) III somente;                 C) I e III;                 D) I e II         E) Todas acima

2ª Questão – 1 ponto

(1) Fiscalizar as instituições financeiras, aplicando as penalidades previstas em lei, (2) concedendo autorizações às instituições, no que se refere ao funcionamento e (3) executando a emissão de dinheiro e controlando a liquidez do mercado, com o respectivo (4) controle de capitais estrangeiros, atuando também na (5) compra e venda de títulos públicos e federais são atribuições de qual órgão?

  1. 1-2-3 do CMN; 4 do BACEN e 5 da CVM
  2. 1-2-3 do BACEN; 4 do CMN e 5 da CVM
  3. Todas do BACEN
  4. 1-2-3-4 do BACEN e 5 da CVM
  5. 1-2-3 do BACEN, 4 da CVM e 5 do CMN

3ª Questão – 1 ponto

O Banco Central (BACEN) decidiu nesta quarta-feira (28) reduzir de 40% para 25% a alíquota de recolhimento compulsório pelos bancos nos depósitos à vista. No caso da poupança, o recolhimento passou de 21% para 20%, na modalidade rural, e de 24,5% para 20%, nas demais modalidades. De acordo com o Banco Central, o novo patamar de recolhimento nos depósitos na poupança voltou ao nível anterior à crise de 2008. Os novos percentuais entram em vigor em abril.

(Oglobo, 23 mar 2018).

A prática adotada pelo BACEN representa uma política econômica:

  1. Estabilizadora              B) Expansionista               C) Contracionista              D) Distributiva         E) Alocativa

4ª Questão – 1 ponto

Ao conjunto de medidas que visa adequar os meios de pagamento às necessidades da economia, dada a taxa de juros, dá-se o nome de:

A) Política fiscal   B) Política cambial   C) Política Monetária   D) Política econômica   E) A, B e C estão corretas

5ª Questão – 1 ponto

O Conselho Monetário Nacional (CMN), que foi instituído pela Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964, é o órgão responsável por expedir diretrizes gerais para o bom funcionamento do SFN (1). Fixa as diretrizes de todas as políticas econômicas governamentais (2). Dentre suas funções estão: prever e atuar contra os desequilíbrios financeiros (3) às reais necessidades da economia; zelar pela liquidez das I.F´s (4) e o equilíbrio do balanço de pagamentos; orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras; regular as operações de mercado aberto (5); zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras; coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária e da dívida pública interna e externa.                                        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (133.8 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com