TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Monopólio e Oligopólio

Por:   •  3/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  1.611 Visualizações

Página 1 de 5

Mercado monopólio e oligopólio

Estruturas de Mercado: Concorrência Perfeita, Monopólio e Oligopólio (+ Audiodescrição)

https://www.youtube.com/watch?v=4je7_3n9wP0

16’07”

Hipótese para definir o monopólio:

        Unicidade quando o setor ou segmento é constituído por uma única empresa produtora.

        Imobilidade: quando são criadas barreiras para inibir a entrada de outras empresas, sendo que essas barreiras podem ser empregadas isoladamente ou em conjunto.

        Insubstituibilidade: quando não existem substitutos próximos para os bens e serviços produzidos pela empresa monopolista.

Fatores ou barreiras naturais ou legais para o surgimento de monopólio

        O controle de um fator produtivo

        Barreiras por patentes e direitos autorais

        Barreiras legais: controle estatal da oferta de determinado serviços origina monopólios. Ex.: correio distribuição de água e energia elétrica.

        Economia de escala ou monopólio naturais:

        Tradição de mercado:

Competição monopolística

        Heterogeneidade / diferenciação:

        Modilidade:

        Numerosidade

        Exclusividade

OLIGOPOLIO

DEFINIÇÃO

EXEMPLO: bancos, montadores de automóveis, Companhias aéreas, serviços de telecomunicações, comercio varejistas, petroquímicas, produtos de higiene e limpeza e indústria de cimento.

Características

Fatores ou barreiras naturais ou legais para o surgimento dos oligopólios.

        Barreira por patente e direitos autorais

        Economias de escola ou monopólios naturais

        Tradição de mercado

        Controle de fonte de matéria prima

Conclusão: Os oligopólios são, de longe, a estrutura de mercado dominante nas modernas economias industriais. São raras as atividades não sujeitas a algum tipo de oligopólio e são ainda mais raros os setores não oligopolizados. As grandes empresas dominam a maior parte dos mercados.

Quadro das estruturas de mercado:

[pic 1]

Mono polio

Sem concorrência as empresas não precisam investir em qualidade.

Ex.: petrobras, sanepar, correios, urbs,

Oligopólio = poucos vendem, possui pouca concorrência

Tem diferenciação quanto ao serviço ou produto oferecido

As disputas são muito acirradas

Ex.: cocacola, nestle, tam, brf

Monopólio e oligopólio: o que são?

https://www.youtube.com/watch?v=qPFVQQmgZQY

2’34”

Mono = um        pólio = vender

Ex.: conssecifonaris: ônibus, agua, luz, trem, metrô, barcos; vale do rio doce.

Oligo = poucos                pólio = vender

Ex.: nestle, procter e gamble, coca-cola, pepsico, johnson’s e johnson’s, kraft, Unilever, mondelez, kellogs, mars

No oligopólio os preços são definidos pelas poucas empresas dominantes, dando origem a várias práticas comerciais consideradas suspeitas que são:

  1. CARTEL (é crime, pratica ilegal): Formação de grupos que combinam os preços para evitar a concorrência. Exemplo: OPEP, Postos de gasolina, botijão de gás e água, energia, McDonald’s ou Burger king, passagem de ônibus, motoristas de táxi.
  2. TRUSTE (confiar, não é crime): Estrutura em que uma mesma empresa controla todas as etapas produtivas. Exemplo: Microsoft (que foi dividida em várias empresas). Incentivo do governo com redução de impostos pode gerar a criação de um truste

Truste vertical: diversos ramos. Exemplo: McDonald: produz a carne até o Hamburg. Eiki batista produção de ferro

Truste horizontal: mesmo ramo.

  1. HOLDINGS: Empresa que controla outras empresas, através de suas ações. Exemplo: PepsiCo, Unilever, Coca-Cola compra guaraná jesus, ambev – imberv – 3G (que detêm vários setores: hamburg, cervejas, educação

Quem se beneficiam pela ausência de concorrência?

EconomiX - Monopólio x Oligopólio

https://www.youtube.com/watch?v=J-DKB7jfijw

8’32”

Controlado por apenas um, que detém o controle. O casal é um exemplo de monopólio. Você sente controlada sufocada. Se você tem o controle a pessoa não se esforça tanto. Com isso o produto perde a qualidade. È visto pela empresa como uma chance de maximizar os seus ganhos (lucros). A empresa vai gasta pouco, com serviço de baixa qualidade, para lucrar mais.

No oligopólio tem competição abre o mercado? Não. Poucos controlam. 3 ou 4, 5 que combinam os preços entre si. Tanto o monopólio quanto o oligopólio são tipos negativos de estruturas de mercado porque fere o princípio da competição

Oligopisonho

Um grupo de empresas que não produzem nada que controlam um determinado produto ou setor. Scalibu compra toda produção de cacau e segura o cacau até que o preço lhe seja conveniente e revende para as grandes nestle, lacta, etc. è o papel do velho atravessador.

Em economia, monopsônio ou monopsónio é uma forma de mercado com apenas um comprador, chamado de monopsonista. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do monopólio, onde existe apenas um vendedor e vários compradores.

Oligopsônio é uma forma de mercado com poucos compradores, chamados de oligopsonistas, e inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do oligopólio, onde existem apenas alguns vendedores e vários compradores.

Um exemplo é a indústria automobilística: perceba que existem algumas indústrias desse ramo e que esse pequeno número de indústrias compram praticamente todas as peças das indústrias de auto-peças.Nesse caso podemos afirmar que a indústria automobilística é oligopsionista em relação de auto-peças.

O monopsônio é um tipo de mercado caracterizado por um único comprador.Ex: uma região na qual existe varios produtores de leite e porém uma única usina onde este leite pode ser pasteurizado.A usina será única opção de venda para os produtores,de modo que ela terá condições de impor preços para a compra do leite. 
Já oligopsônio é um mercado caracterizado por um pequeno número de compradores é responsável por uma parcela bastante expressiva das compras ocorridas no mercado. Um exemplo é a indústria automobilística: perceba que existem algumas indústrias desse ramo e que esse pequeno número de indústrias compram praticamente todas as peças das indústrias de auto-peças. Nesse caso podemos afirmar que a indústria automobilística é oligopsionista em relação de auto-peças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (278.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com