TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado e concorrentes

Seminário: Mercado e concorrentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Seminário  •  1.426 Palavras (6 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 6

Mercado e competidores

Á algum tempo as empresas do segmento de cosméticos estão rindo atoa.

O mercado de cosméticos no Brasil, ao longo de mais de 20 anos, vem crescendo sempre na casa de dois dígitos todos os anos, de maneira consistente e imponente.

Mercado que já alcança o segundo lugar do mundo em consumo de shampoos e está ainda em pleno , pois há anos que as empresas vêm destacando muitos investimentos nesse mercado, e não estamos falando no mercado de commodities, esse então explodiu.

Esse mercado é relativamente novo, mas passa ainda por vários pontos importantes, no aspecto de entendimento:

- O mercado de cosméticos brasileiro ainda não atingiu sua maturidade porque temos muitos problemas de ordem social que ainda atrapalham o desenvolvimento. Por incrível que pareça quando falamos de shampoo, metade da nossa população ainda nem "descobriu" o hábito de tomar banho diariamente, por motivos sócio- econômicos, educação, e principalmente por desconhecerem completamente a necessidade de utilização.

- Outro fator, que atrapalha o crescimento, é que não podemos esquecer que nosso povo é latino, tem hábitos ainda de padrões machistas, e só de falar em usar esse ou aquele cosmético, pode "comprometer sua masculinidade". Mesmo aqueles que já superaram esses traumas ainda não têm o hábito de utilização.

Em recente pesquisa nas cinco principais capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Curitiba) pessoas entrevistadas de 20 a 50 anos foram questionadas de maneira direta quanto ao uso diário de cosméticos, e qual foi a surpresa, digo, decepção:

- Comparado com o mercado europeu, o homem brasileiro (dentro da pesquisa) utiliza de 2 a 4 produtos cosméticos por dia, enquanto o europeu utiliza de 10 a 13 produtos/dia;

- A mulher brasileira também representa um número muito inferior ao europeu, consumindo de 3 a 5 produtos/dia, enquanto a mulher européia utliza de 15 a 17 produtos/dia.

É claro que devemos levar em conta, clima, cultura, disponibilidade, ofertas, hábitos, etc; mas podemos dizer aos interessados nesse mercado que ainda estamos engatinhando no consumo de produtos cosméticos.

Competidores

Algumas empresas abaixo:

Boticário

A previsão é que, em até dois anos, o Brasil passe o Japão como segundo maior mercado do mundo. “Temos 3% da população, mas representamos 11% do mercado mundial. Talvez nenhum outro povo gaste tanto em perfumaria e cosméticos quanto o brasileiro”, diz João Carlos Basilio, presidente da Abihpec, associação que representa as empresas do setor. O maior impulsionador desse mercado é a expansão da classe média. Depois de conseguir comprar os itens básicos para o dia a dia, os brasileiros vêm gastando cada vez mais com cremes, batons, perfumes. O aumento da idade média da população e a maior participação da mulher no mercado de trabalho também impulsionam os cosméticos.

Poucas empresas estavam tão preparadas para aproveitar esse fenômeno social como o Boticário. Para começar, nenhuma outra rede tem tantos pontos de venda no país. Ao se espalhar por 1 700 cidades, algumas com apenas 20 000 habitantes, o Boticário se transformou na primeira opção de compra de milhares de consumidores que não tinham acesso a outras redes de perfumaria. Esse é um modelo de negócios único.

Natura

É por intermédio desse canal que a Natura consegue chegar a regiões em que o varejo organizado ainda não fincou suas bases. "Podemos antecipar tendências de consumo que só mais tarde o comércio irá detectar", diz Passos. Outro ponto favorável da venda direta em relação ao comércio tradicional: a Natura (assim como a Avon) consegue livrar-se das penosas negociações do business to business, em torno de questões como preço e política comercial, a que são obrigadas concorrentes como a P&G, a Gessy Lever e a L Oréal. "Com a prática de estoques baixos, o varejo tradicional tende a trabalhar apenas com os itens de maior rotatividade, deixando de lado o restante da linha", afirma Passos. "Com a rede de consultoras há um melhor balanceamento das vendas."

Avon

A operação brasileira é a maior da empresa no mundo, e não é por acaso: o país é o terceiro maior mercado global em produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, atrás apenas de Estados Unidos e Japão. O setor cresceu 87% desde 2007 e atingiu um faturamento de 42 bilhões de dólares no ano passado.

A Avon cresceu 4% no trimestre em relação ao mesmo período do ano passado – o quarto trimestre consecutivo de crescimento. Uma boa parte da teleconferência foi dedicada para o país, e o perfume Luiza Brunet foi o único produto citado nominalmente.

A empresa diz que pretende fazer novos lançamentos e investir mais em propaganda e infraestrutura no país no segundo semestre. A ideia é não dar nenhuma margem para perdas em um mercado cada vez mais saturado e competitivo e uma economia desaquecida.

Beleza natural

Nossa empresa esta médio poste ,a cada dia mais e mais estamos aprimorando nossos Produtos com alta qualidades de mercado, com preços acessíveis ao bolso do nosso cliente criando tecnologias inovadoras a nossa empresa ,e respeitando o meio ambiente, hoje já somos reconhecidos pela mundo, e somos bastante elogiados com nosso trabalho ,estamos nos principais site de cosméticos mais comprados do Brasil.

Marketing e Venda

Nosso produtos estão relacionado na área da beleza incluindo mulheres e homens, são produtos altamente qualificados ,no mercado onde nossos concorrentes são:

-Beleza natural

-Avon

-Natura

-Boticário

Nossa missão e trabalhar pra melhorias continuas ,com os nossos clientes satisfazendo os pedidos de todos e alcançando os objetivos exigindo pelo nos clientes e obedecendo as regras de todas as normas da isso 14001 e respeitando o meio ambiente ,e garantindo nos produtos com a ANVISA.

Nossos produtos são:

Maquiagens e batons

Esmaltes

Produtos para cabelos shanpoon, condicionador , cremes ,umificador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com