TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercados Competitivos: Curva CMV

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CESNORS PALMEIRA DAS MISSÕES

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À ECONOMIA

PROFESSOR: ANDREI GIOVANI MAIA

ACADÊMICOS: Nerusa Maicá e Pércio Ott

3. Por meio de representação gráfica que contemple a curva de CVM (custo variável médio), CTM (custo total médio) e CMG (custo marginal), identifique a curva de oferta no curto prazo de uma empresa.

Se uma empresa optar por paralisar as atividades, no curto prazo, ela não produzirá nada. Uma paralisação refere-se a uma decisão de curto prazo de não produzir nada durante um determinado período de tempo por causa das condições do mercado atual, Uma saída refere-se a uma decisão de longo prazo de deixar o mercado.

As decisões de curto e de longo prazo diferem porque a maioria das empresas não consegue se livrar do custo fixo no curto prazo, mas pode fazê-lo no longo prazo. Então, uma empresa que paralisa as atividades temporariamente ainda tem que arcar com seus custos fixos, ao passo que outra que sai do mercado deixa de pagar tanto o custo fixo quanto o custo variável.

 Uma empresa só opta por paralisar as atividades se a receita que obteria produzindo é menor do que seu custo variável de produção, ou seja, se o preço do bem é menor do que o custo variável médio de produção.  Se o preço não cobrir o custo variável médio, a empresa ficará em melhor situação se suspender a produção podendo reabrir no futuro se as condições mudarem de maneira tal que o preço exceda o custo variável médio.

Na estratégia de maximização de lucros, se ela produzir algo, ela deverá produzir a quantidade em que o custo marginal (quantidade de produto que as empresas estão dispostas a ofertar a qualquer preço dado) seja igual ao preço do bem, caso o preço for inferior ao custo variável médio a melhor situação seria fechar as portas e não produzir mais nada.

Enfim a curva de oferta das empresas é a curva de custo marginal (CMg) acima do custo variável médio (CVM). Assim se o preço fica abaixo do custo variável médio, a empresa ficará em melhor situação se paralisar as atividades.

[pic 1]

        

5. Por que num mercado competitivo as empresas tendem obter lucro zero no longo prazo? Em termos econômicos isso é viável?

Em termos econômicos isso é viável sim, pois lucro é igual à receita total menos o custo total e que esse custo inclui todos os custos de oportunidade (tempo e dinheiro) que o proprietário dedica à empresa. No equilíbrio do lucro zero, a receita da empresa precisa compensar os proprietários pelo tempo e pelo dinheiro que gastam para manter a empresa em operação.

Por mais que o lucro econômico seja zero, o lucro contábil será positivo porque os contadores medem os custos que exigem da empresa saída de dinheiro e deixam de incluir os custos de oportunidade da produção que não envolva desembolso de dinheiro, assim o lucro contábil será o bastante para mantê-lo no negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com