TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modalidades de distribuição

Por:   •  16/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  4.822 Visualizações

Página 1 de 2

Modalidades de distribuição

Após a determinação do canal de distribuição, deve-se analisar as suas características e determinar qual a modalidade de distribuição será adotada.

Existem quatro tipos de modalidades de distribuição:

Distribuição extensiva – modalidade utilizada quando uma empresa deseja alcançar o maior numero de pontos de venda possível através de um canal de distribuição longo. É recomendado para empresas com um grande numero de vendedores e uma forte organização empresarial. Tem a vantagem de conseguir levar o produto ao maior numero de consumidores, mas como desvantagem tem um alto custo e também pode levar a empresa a perder um pouco do controle do canal.

Distribuição exclusiva – trata-se de uma modalidade que visa dar exclusividade do produto para um intermediário numa certa região. O intermediário também não pode vender outros produtos do mesmo tipo. Esta modalidade é geralmente utilizada por pequenas e médias empresas que não tem muito conhecimento do seu mercado-alvo.

Distribuição seletiva – nesta modalidade o produtor escolhe um numero menor de distribuidores, cujos quais têm uma cota fixa de vendas. Pode-se também estabelecer princípios de exclusividade nesta modalidade de distribuição. A seleção dos distribuidores baseia-se em dois critérios: a localização do distribuidor e o seu posicionamento. Esta modalidade possibilita um alcance maior do que a distribuição exclusiva, e tem menor custo e maior controle sobre o canal do que a distribuição extensiva.

Distribuição intensiva – esta modalidade é um complemento das modalidades Distribuição Seletiva ou Distribuição Extensiva. É utilizada quando é necessário focar mais em certa área em certos momentos. Um exemplo desta modalidade são as campanhas promocionais.

A escolha do canal e da modalidade de distribuição não é fácil. Deve-se levar em conta muitos fatores para realizar esta escolha, tais como as características do mercado, características dos intermediários e da concorrência, objetivos comerciais, recursos disponíveis, e também as características do produto como o preço, a complexidade, a quantidade disponível, entre outros.

Portanto é uma escolha muito importante, e depois de escolhida é difícil de ser alterada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com