TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Por:   •  15/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Economia

MÉTODOS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Introdução

Analisar um investimento ocorre com o intuito estudar o capital investido e prever os possíveis resultados. Investimento pode ser definido como toda ação da qual se espera obter benefícios futuros. Uma pessoa, por exemplo, pode investir comprando um carro à vista ou a prazo, ou na sua carreira profissional com o objetivo de que no futuro consiga um melhor emprego. Pode também investir na poupança, em renda fixa ou ações, na compra de um imóvel para poder alugar e ter uma geração de renda. Já no caso de uma empresa, um investimento pode ser feito na compra de equipamentos, aquisição e/ou modernização das máquinas, na expansão da planta, construir novas unidades produtivas ou ainda na compra de títulos financeiros. Para empresas podemos dizer que investimento é o ato de aplicar um capital desprendido com o intuito de elevar a capacidade produtiva, aumentando o lucro.

Para que isso se torne possível é necessário avaliar se um investimento é viável ou não, e ainda julgar entre dois investimentos qual seria o mais vantajoso, ou seja, qual trará melhor rentabilidade no melhor tempo. Para isso existem métodos de análise, os principais são:

Método do valor presente liquido (VPL)

Método da taxa interna de retorno (TIR)

Método de tempo de recuperação do capital (Payback simples ou descontado)

Método do Valor Presente Líquido

É a diferença entre o valor investido e o valor regatado ao fim do investimento, trazidos ao valor presente. Se VP for positivo, então o valor investido será recuperado e haverá um ganho. Se VP for zero significa que não fará diferença aplicar ou não. Agora se VP for negativo significa que o investidor estará resgatando um valor menor que o valor investido, então não se deve aplicar neste investimento. Podemos obter o cálculo através da fórmula:

[pic 1]

Onde:

FCj é o fluxo de caixa do período (entrada ou saída de caixa)

FC0 é o fluxo de caixa inicial

i é a taxa de juros

n é o período

Método da taxa interna de retorno (TIR)

Taxa Interna de Retorno é aquela taxa de desconto que iguala os fluxos de entradas com os fluxos de saídas de um investimento. Com ela procura-se determinar uma única taxa de retorno, dependente exclusivamente dos fluxos de caixa do investimento, que sintetize os méritos de um projeto e pode ser obtida por:

[pic 2]

FCj é valor presente das entradas de caixa

 FC0 é o valor investimento inicial

i é a taxa de desconto (igual ao custo de capital de empresa)

 j é o tempo de desconto de cada entrada de caixa

n é tempo de desconto do último fluxo de caixa

Período de Retorno de Capital (Payback)

O Payback ou prazo de retorno de um projeto é a extensão de tempo necessária para que seus fluxos de caixa nominais cubram o investimento inicial. Já no Payback descontado utiliza o valor e o dinheiro no tempo, ou seja, é a extensão de tempo de recuperação do investimento avaliando os fluxos de caixa descontados.

[pic 3]

Análise Crítica

Analisando os métodos apresentados pudemos avaliar as vantagens e desvantagens de cada um deles. O Método do Valor Presente Líquido é tido como o mais seguro, por mensurar a riqueza de um investimento, sendo melhor em valores absolutos ao invés de valores relativos. Porém, o seu significado pode não explicitar sua avaliação real, o que leva a uma compreensão incorreta por parte dos analistas. A Taxa Interna de Retorno, por exemplo, utiliza porcentagem, um método mais claro e intuitivo, simplificando a classificação. Por outro lado, este é um método que pode não produzir sempre uma única taxa i real e positiva. Em situações atípicas um fluxo de caixa pode apresentar uma, nenhuma ou diversas taxas interna de retorno. O Payback por sua vez é bastante utilizado pela sua praticidade e simplicidade, mas em contrapartida este não considera os fluxos de caixa que ocorrem após o período de retorno e nem a relevância dos fluxos de caixa e sua distribuição que ocorrem antes do payback.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (108.2 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com