TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS DE CONTROLE PARA EVITAR A INADIMPLÊNCIA NUMA PERSPECTIVA DE PLANEJAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  21/4/2017  •  Artigo  •  4.862 Palavras (20 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]  UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ

 MÉTODOS DE CONTROLE PARA EVITAR A INADIMPLÊNCIA NUMA PERSPECTIVA DE PLANEJAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

Mendes, Tatiane

RESUMO: 

Neste trabalho será abordado o tema Inadimplência nas organizações, no entanto serão apresentados alguns possíveis ângulos de se prever sua solução.                    Atualmente vivemos num mundo globalizado, competitivo bem como margens de lucro decrescentes em diversos setores. O objetivo geral dessa pesquisa é compreender os reais motivos que acontecem nas organizações no quesito inadimplência. Devido a acrescente competitividade e a sociedade baseada na informação e no conhecimento, estão desafiando e transformando as empresas, contudo, a informação tornou-se ferramenta para crescimento e competitividade.                    Nesse contexto as empresas encontram-se em um mercado extremamente competitivo e acabam  enfrentando dificuldades e desafios  inseridos no mercado que disputam. Entretanto o grande desafio é sobreviver neste mercado competitivo e globalizado, porém o planejamento pode desempenhar um papel crucial dentro da organização, bem como servir  como aliada na busca de crescimento. Assim para resultados satisfatórios dentro de uma organização do ponto de vista econômico, seu sucesso dependerá de ações relacionadas à estratégia competitiva aderida. Nesse contexto, busca-se delinear uma pesquisa de livros e artigos científicos, realizando assim uma leitura cautelosa de livros e textos referentes à temática aqui apresentada.

                   

Palavras-Chave: Inadimplência. Competitividade. Planejamento.

ABSTRACT

This work will address the theme Delinquency in organizations, however they will be presented some possible angles to predict your solution. Currently we live in a globalized, competitive world as well as decreasing profit margins in various industries. The overall objective of this research is to understand the real reasons that happen in organizations in the category default. Due to add competitiveness and society based on information and knowledge, they are challenging and transforming companies, however, the information has become tool for growth and competitiveness. In this context companies are in an extremely competitive market and end up facing difficulties and challenges placed on the market to compete. But the big challenge is to survive in this competitive and globalized market, but planning can play a crucial role within the organization, as well as serve as an ally in the pursuit of growth. So for satisfactory results within an organization from an economic point of view, their success will depend on actions related to competitive strategy adhered. In this context, we seek to outline a book search and scientific articles, thus realizing a cautious reading books and texts related to the theme presented here.

Keywords: Delinquency. Competitiveness. Planning.

1 INTRODUÇÃO

Ao analisar financeiramente uma empresa, inicialmente verifica a produção que a empresa pretende fabricar. Posteriormente, calcula-se o investimento físico, é definido e calculado os custos fixos, estimado também os custos variáveis, projetam-se os custos totais, identificam-se os custos de comercialização , bem como  a margem de lucro, calcula-se ainda o preço de venda, é apurado as receitas e os resultados operacionais, projeta-se o investimento inicial, onde  finalmente, analisam a viabilidade financeira do empreendimento.

Cabe ressaltar que os procedimentos e os cálculos, que propagamos, não eliminarão os riscos inerentes a qualquer atividade empresarial, considerando  que a capacidade de assumir riscos é uma característica importante do perfil do empreendedor de sucesso. Contudo, os conceitos, cálculos matemáticos, bem como  o processo de desenvolvimento da análise financeira, apesar de identificarem o tipo de empresa, devem ser adaptados mediante  às necessidades de cada situação específica. Conclui-se que será necessário que o empresário realize uma pesquisa cuidadosa e, venha identificar os valores reais, para os diferentes itens da análise financeira dentro da organização.

 Nesse contexto, aplicar finanças nas empresas é de suma importância para interferência na composição de lucros, bem como seus investimentos seus custos e despesas, no entanto é imprescindível que o executivo transforme essa prática numa rotina diária. Todavia todo processo de gerenciamento administrativo tem seu ponto culminante, no que tange termos de controle e no orçamento empresarial, no entanto, o orçamento é a ferramenta de controle por excelência de todo o processo operacional da empresa, uma vez que envolve todos os setores da mesma.

  Porém a eficiência, a eficácia e a efetividade práticas do sistema de planejamento financeiro e orçamento dependerão exclusivamente da cúpula diretiva, cabendo-lhe atuação em realizar as correções necessárias para concretizar importantes instrumentos de trabalho quanto à organização da empresa. Conclui-se que é de suma importância que o gestor, bem como as pessoas envolvidas no processo orçamentário exerça um comprometido com o sucesso da mesma.

Nessa perspectiva, este projeto pretende responder ao seguinte questionamento: Como erradicar a inadimplência nas organizações?

 Assim, o objetivo geral dessa pesquisa é compreender os reais motivos desse termo tão assustador: a inadimplência nas organizações.

 O método adotado foi dedutivo, por ser uma modalidade de raciocínio lógico, mais amplo e adequado para os propósitos deste trabalho acadêmico. O tipo de pesquisa que será utilizado será o estudo de caso através dos estudos dentro da empresa.

2. PLANEJAMENTO FINANCEIRO

                    O planejamento financeiro é um fator primordial para o funcionamento e sustentação da empresa, uma vez que s fornece subsídios para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos. Entretanto, o  planejamento financeiro estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados, nesse aspecto um  plano financeiro  consiste numa declaração do que deve ser feito no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (206.5 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com