TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de Freud

Projeto de pesquisa: Métodos de Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

o por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, os anseios, as associações livres, os atos falhos.

Análise: prática profissional que se refere à forma de tratamento, busca o autoconhecimento ou a cura que ocorre através dele.

2) Quais são as práticas de Freud que antecederam a formulação da teoria psicanalítica?

Freud formou-se em medicina, especializou-se em psiquiatria. Trabalhou em um laboratório de fisiologia e deu aulas de neuropatologia no instituto que trabalhava. Passou a clinicar, atendendo pessoas acometidas de problemas nervosos. Em paris trabalhou com Jean Charcot, psiquiatra Frances que tratava as histerias com hipnose.

3) Quais foram as descobertas finais que configuram a criação da psicanálise?

A descoberta de forças psíquicas. Resistência e repressão, ambas localizadas no inconsciente.

Resistência: força psíquica que se opõe a tornar algo consciente, a revelar um pensamento.

Repressão: processo psíquico que visa fazer desaparecer da consciência uma idéia ou representação insuportável e dolorosa que está na origem do sintoma.

4)Como se caracteriza a primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico?

É baseado em cima de três instâncias psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente.

Inconsciente: conjunto de conteúdos não presentes no campo atual da consciência.

Pré-consciente: refere-se ao sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis a consciência. É aquilo que não está na consciência, neste momento, e no momento seguinte pode estar.

Consciente: sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior. Na consciência destaca-se o fenômeno da percepção, principalmente a percepção do mundo exterior; a atenção, o raciocínio.

5) O que Freud descobriu de importante sobre a sexualidade?

A função sexual existe desde de o principio da vida (e não só após a puberdade como afirmavam as idéias dominantes)

O período de desenvolvimento da sexualidade é longo e complexo até chegar a sexualidade adulta, onde as funções de reprodução e de obtenção do prazer podem estar associadas, tanto no homem como na mulher.

A libido, nas palavras de Freud, é a energia dos instintos sexuais e só deles.

6) Como se caracterizam as fases do desenvolvimento sexual?

Fase oral: a zona de erotização é a boca;

Fase anal: a zona de erotização é o ânus;

Fase fálica: a zona de erotização é o órgão sexual

Período de latência: caracteriza-se por uma diminuição das atividades sexuais, que se prolonga até a puberdade, ou seja, é um intervalo na evolução da sexualidade;

Fase genital: última fase, atingida na puberdade, o objeto de erotização não está mais no próprio corpo, mas no do outro.

7) Caracterize o Complexo de Édipo.

É em torno do complexo de Édipo que ocorre a estruturação da personalidade do indivíduo. Acontece entre 3 e 5 anos, durante a fase fálica. No complexo de Édipo, a mãe é o objeto de desejo do filho, e o pai é o seu rival, que impede o seu acesso ao objeto desejado. Ele procura então ser o pai para “ter” a mãe, escolhendo-o como modelo de comportamento. Posteriormente, por medo da perda do amor do pai, “desiste” da mãe, isto é, a mãe é “trocada” pela riqueza do mundo social e cultural, e o garoto pode, então, participar do mundo social, pois tem suas regras básicas internalizadas através da identificação com o pai. Esse processo também ocorre com as meninas, sendo invertidas as figuras de desejo e de identificação.

8) O que é Realidade Psíquica?

É aquilo que, por mais que não tenha acontecido em na realidade objetiva, assume valor de real. Com a mesma força e conseqüências de uma situação real.

9) Como se caracterizam os modelos econômico, tópico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com