TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freud eé Freud

Trabalho Escolar: Freud eé Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  3.074 Palavras (13 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 13

Curso de Psicologia

Disciplina Psicologia da Aprendizagem

Professora Alia M Barrios Gonzállez

Turma 3º B Matutino

Psicologia da Aprendizagem

Alunos:

Gerald Vieira 11211120040

Geusa Juliano 11211120049

Gislange Sousa 11211120048

Laís Amaral 11211120142

Laísa Dourado 11211120160

Mariana Rios 11211120168

Paula Gomes 12111120083

Roberta Castelo 11211120108

Introdução

O papel da interação entre professores e alunos é extremamente importante, e podem influenciar em muitos aspectos inclusive o ambiente ou clima em sala de aula. Em todas as observações feitas essa interação foi positiva e relevante para a aprendizagem dos alunos, que se sentiam a vontade para conversar com o professor e sanar qualquer tipo de duvida.

De acordo com MCDemortt (1977), o professor sempre ocupa uma posição de autoridade em sala de aula. Entretanto, ele pode ser, na sua relação com os alunos, mais ou menos autoritário, posicionando-se em um determinado ponto do continuum da polaridade Autoridade – Autoritarismo. A autoridade dos professores em sala de aula é demonstrada em todos os casos observados, o que faz com que os alunos permaneçam sentados e concentrados nas explicações e atividades propostas pelos professores, porém, sempre os deixando a vontade para se comunicar e expressar opiniões em sala de aula, o que deixa claro que eles conseguem se impor mantendo um bom relacionamento com os alunos.

A motivação é um dos processos que possui maior intervenção na aprendizagem. Toda a mobilização cognitiva que a aprendizagem requer, precisa nascer de um interesse, de uma necessidade de saber, de um querer alcançar determinadas metas (TAPIA e FITA 2000). O que foi visto em quase todas as observações foi o esforço dos professores para manter os alunos motivados, focados em suas explicações, muitas vezes utilizando algum tipo de recurso como brincadeiras e vídeos, materiais que faziam com que os alunos aprendessem de uma forma mais prazerosa, buscando sempre fazer com que eles interagissem e respondessem as questões feitas na hora da explicação.

A motivação extrínseca foi a mais utilizada por todos os professores para motivar os alunos, como por exemplo quando recompensas como elogios ao terminar com êxito toda a tarefa eram feitos ou quando avisam que somente ira sair para o recreio quem concluísse todo o exercício.Esse tipo de motivação pode a principio motivar os alunos a realizar as atividades escolares, porém, o efeito desse interesse pode ser passageiro e o aluno pode estar envolvido nas atividades somente quando precisar alcançar o que deseja.

Objetivos

Esse trabalho teve como objetivo, observar a interação aluno-professor, qual a sua didática de ensino, o modo como é transmitida a aprendizagem, e como o aluno assimila o ensino, as dificuldades que os professores têm em manter o controle da sala e atenção dos alunos, quanto aos conteúdos expostos, na observação podemos verificar todos esses pontos importantes em sala de aula.Verificar possíveis dificuldades de aprendizado, e o auxílio individualizado a alguns estudantes.

Descrição da Instituição

As observações foram realizadas em uma instituição pública de Educação Infantil localizada na Ceilândia Norte, que atende criança de 4 a 13 anos de idade, que estudam no jardim de infância ao quinto ano do ensino fundamental, que foi o foco de nossas observações. A escola têm uma boa estrutura com banheiros, bebedouros, uma quadra esportiva, cantina, uma pracinha com bancos e salas de aula amplas, porém com poucas ventilações.

Observação- alunos 6 anos 1 ano

Os alunos estão sentados no chão voltados para o quadro.

A professora passa atividade no quadro e interage com os alunos por meio de perguntas, e incentiva todos os alunos a responderem juntos.

A professora chama a atenção pelo nome dos alunos que estão conversando.

Por meio de gestos a professora ensina adições.

A professora pede para que os alunos leiam a expressão numérica que está no quadro.

A professora pergunta a resposta da questão para um aluno especifico.

A professora dispõe expressões numéricas no quadro e pede para os alunos resolverem junto com ela.

A professora usa material dourado para ensinar soma para seus alunos.

A professora mostra a atividade que será passada aos alunos, ensina como fazê-la de acordo com que foi aprendido anteriormente.

A professora organiza a sala de forma que todos os seus alunos fiquem sentados em sua carteira.

A professora diz para os alunos façam a atividade sozinhos e sem deixar que o colega olhe para a suas respostas.

Os alunos respondem as questões utilizando o método que a professora ensinou.

A professora observa a sala e chama a atenção dos alunos que conversam e que se levantam.

A professora vai até a cadeira dos alunos que tem dificuldade e corrige as questões apontando os e mostrando o jeito correto de responder.

A professora diz aos alunos que só sairão para o recreio aqueles que terminarem a atividade.

A professora ensina os alunos individualmente.

A professora só atende os alunos que levantarem o dedo.

A professora elogia os alunos que acertaram as questões.

A professora chama a atenção quando vê que existe “cola” entre os alunos.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com