TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freud

Exames: Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 2

Seus estudos tornaram-se imprescindíveis para esclarecer e compreender as fases do desenvolvimento psicossexual da criança, tendo em vista que a superação sem repressões das mesmas, irá propiciar na idade adulta uma vivência saudável, prazerosa e qualitativa de sua sexualidade, ou seja, uma sexualidade emancipatória.

A referência de Freud passa a ser um estímulo no aprofundamento na temática da sexualidade humana em suas múltiplas manifestações culturais e subjetivas. Pois podemos observar no decorrer da história, como o meio social influenciou direta ou indiretamente o comportamento. Como também as experiências vividas em cada época e como situações de constrangimentos e sofrimentos ficaram gravadas no inconsciente, que futuramente se manifestaram de maneiras adversas. Desta forma reafirmamos a importância do conhecimento das teorias de Freud, especialmente as fases do desenvolvimento psicossexual da criança.

Segundo Freud, os estudos psicanalíticos devem direcionar-se mais a auxiliar o educador na difícil tarefa de educar, missão quase impossível de ser realizada plenamente, pois o ser humano vive numa constante luta entre suas forças internas, regidas pelo princípio do prazer(id) e as forças externas que impõem juízos de valor(superego) sobre esses desejos. O educador precisa ajudar o educando a buscar esse equilíbrio na construção do eu(ego) para que a aprendizagem possa ocorrer de forma eficaz.

Revelando que o ser humano possui vários tipos de pensamento (prático, cogitativo e crítico), o estudo freudiano lembra a importância que tem a escola poder proporcionar o desenvolvimento de todas as suas dimensões , alargando assim a capacidade do sujeito buscar alternativas por si próprio e desenvolva o prazer de aprender.

Uma grande contribuição diz respeito à aprendizagem por identificação, pois mostra que através de modelos de pessoas que lhes foram significativas o ser humano motiva-se no sentido de equiparar a elas sua auto-imagem.

A teoria de Freud destaca a importância da relação professor-aluno. É necessário que o professor saiba sintonizar-se emocionalmente com seus alunos, pois depende muito desse relacionamento, dessa empatia, estabelecer um clima favorável à aprendizagem. Os estudos

psicanalíticos revelam que o ser humano transfere situações vivenciadas anteriormente, bem como demonstra resistências a experiências uma vez reprimidas.

As teorias de Freud podem ser aplicadas ainda hoje na educação. Cada vez mais é preciso revê-las para entender como se processa o desenvolvimento do aluno tanto emocional quanto mental. Ainda temos uma educação que infelizmente trata os alunos como iguais, usando metodologias que ignoram as diferenças e os professores muitas vezes não conseguem analisar mais profundamente os porquês de determinados fracassos escolares, que certamente estão ligados a problemas emocionais ou a metodologias equivocadas que não respeitam a forma de construção do pensamento e as etapas evolutivas dos educandos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com