TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NEUROCIENCIAS APLICADAS EDUCAÇAO FINANCEIRA: Uma análise das contribuições da inteligência emocional para as escolhas mais assertivas em situações de compras

Por:   •  3/6/2020  •  Artigo  •  5.993 Palavras (24 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 24

NEUROCIENCIAS APLICADAS EDUCAÇAO FINANCEIRA: Uma análise das contribuições da inteligência emocional para as escolhas mais assertivas em situações de compras

NEUROCIENCES APPLIED FINANCIAL EDUCATION: An Analysis of the Contributions of Emotional Intelligence to More Assertive Choices in Shopping Situations

André Martins Costa¹

Vanessa Goulart Sant Ana Scarausi²

¹ Especialista em Educação Financeira com Neurociência para Docentes-Metodologia DSOP, graduado em Geografia, Pós-graduado em Docência e Gestão do Ensino Superior: Novas linguagens e Novas abordagens pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. E-mail: andremartins10@yahoo.com.br

² Especialista em Neuropsicológica e Psicopedagogia, psicóloga e pedagoga, docente e orientadora de artigos científicos nos cursos de Pós-graduação da DSOP Educação Financeira de São Paulo. E-mail: vanessascarausi@hotmail.com

RESUMO

Este artigo descreve, por meio de pesquisa teórica e relato do autor, uma analise das contribuições da inteligência emocional em situações de compra. Tal abordagem deve-se ao fato de que as nossas decisões de compra são inconscientes, e que compramos de acordo com nossas sensações. O propósito deste estudo é subsidiar decisões mais assertivas evitando um impacto negativo na vida financeira. Este propósito será atingido mediante a pesquisa bibliográfica e relato do próprio autor em uma experiência de compra que aconteceu em 2019 na região metropolitana de Belo Horizonte numa concessionaria de veículos novos. A análise demonstrou que os conhecimentos em educação financeira agregados pela neurociência podem contribuir para uma vida financeira equilibrada, trazendo resultados mais eficientes para a qualidade de vida do indivíduo e da sociedade.

Palavras-chave: Inteligência emocional. Neurociências. Educação Financeira.

ABSTRACT

This article describes, through theoretical research and the author's report, an analysis of the contributions of emotional intelligence in buying situations. Such an approach is due to the fact that our buying decisions are unconscious, and that we buy according to our feelings. The purpose of this study is to support more assertive decisions avoiding a negative impact on financial life. This purpose will be achieved through bibliographic research and the author's own report on a shopping experience that took place in 2019 in the metropolitan region of Belo Horizonte in a new car dealership. The analysis showed that neuroscience knowledge in financial education can contribute to a balanced financial life, bringing more efficient results to the quality of life of individuals and society.

Keywords: Emotional Intelligence. Neurosciences. Financial education.

INTRODUÇÃO

No decorrer da vida vivenciamos varias situações em diferentes áreas que exige tomada de decisões o tempo todo e que nos levam a escolhas e compromissos nem sempre é o mais assertivos. As escolhas erradas vêm sempre atreladas à partícula “se”: Se eu tivesse escolhido outro caminho, se eu tivesse terminado antes, se eu tivesse salvado o documento, se eu não tivesse dito aquilo e por aí vai. Depois que fazemos a escolha, certa ou errada, fatalmente teremos que conviver com ela para sempre, por isso, é importante pensar bem antes de tomá-la.

Os impactos que trazem à luz desse problema são bastante relevantes quando se trata do futuro para uma vida financeiramente equilibrada. Um estudo realizado pela Universidade de Harvard apontou que 95% das nossas decisões de compra são inconscientes, e que compramos de acordo com nossas sensações. O tema aqui proposto é bastante relevante e atual em se tratando de um problema que afeta principalmente vida daquelas pessoas que não dominam o campo emocional, as deficiências em inteligência emocional ampliam a gama de riscos, desde uma vida financeira desequilibrada ate uma depressão.

Pensando nisso é o interesse do autor em verificar a aplicação dos conceitos das neurociências para as escolhas mais assertivas em situações de compras, pois é de forma inconsciente que a maioria das pessoas está realizando suas compras nos dias de hoje, é preocupante e requer mudança de mentalidade.

Correlacionar o tema com as neurociências é possível analisar as contribuições da inteligência emocional em vários momentos da nossa vida de acordo com pesquisas na área empresarial na organização dos negócios no exercício de cargos de liderança, na educação nos processos de ensino e aprendizagem e inclusive no que nos interessa no ato  de comprar. Não tem como falar de comportamento humano sem falar do cérebro, porem nem sempre nosso cérebro atua em nosso favor por conta que algumas variáveis como ansiedade, estresse excesso de informações entre outros levam o resultado que menos assertivos provocando assim arrependimentos. A psicologia e a neurociência oferecem cada vez mais respostas novas e fascinantes sobre o nosso comportamento, desse modo é o caminho para que as pessoas possam também entender o verdadeiro conceito de educação financeira baseada em quatro pilares (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar) conhecida como  Metodologia DSOP.

Desta forma, o artigo consiste numa abordagem teórica e prática, organizado em três partes, onde na primeira aborda-se o conceito de inteligência emocional juntamente com o funcionamento básico do nosso cérebro. A segunda parte trata-se das contribuições das neurociências e a relação entre a inteligência emocional com o ato de comprar. A terceira parte apresenta reflexões e estratégias que podem ajudar a comprar de forma mais assertivas.

A pesquisa que envolveu esse trabalho tem uma importância relevante no campo prático, onde foram analisadas as contribuições do relato do próprio autor sobre uma situação de compra oferecendo suas reflexões, percepções, conhecimentos e vivências. A inteligência emocional e a educação financeira são assuntos atuais e tornam-se importantes conhece-los, como as emoções são reguladas pelo cérebro para que tomadas de decisões de compras sejam mais conscientes.


METODOLOGIA

Segundo Marconi e Lakatos (1992), a pesquisa bibliográfica é o levantamento de toda a bibliografia já publicada, em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita. A sua finalidade é fazer com que o pesquisador entre em contato direto com todo o material escrito sobre um determinado assunto, auxiliando o cientista na análise de suas pesquisas ou na manipulação de suas informações. Ela pode ser considerada como o primeiro passo de toda a pesquisa científica.

Desse modo, este estudo foi construído por meio da revisão bibliográfica tendo sido consultados: livros, artigos “on-line”, sites, dissertações e monografias. Como base para a discussão desta teoria, foi utilizada de forma mais intensiva as obras “Inteligência Emocional (1995) e “O cérebro e a inteligência emocional” (2012) do autor Daniel Goleman, também analisam o tema com mais profundidade ou o complementam, “Terapia Financeira por Reinaldo Domingos (2012), Neurociências e educação por Ramon Cosenza e Leonor Guerra ( 2011) e “Liderança Objetiva por Daniel Goleman (2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.1 Kb)   pdf (200.9 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com