TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA

Por:   •  20/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ

  SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        pROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        5

3        REGIMENTO ESCOLAR        9

4        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        10

5        PLANO DE AÇÃO        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        14

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre gestão educacional e espaços não escolares, mais concretamente o que é a pedagogia, como ela surgiu, e as várias atuações do pedagogo tanto em âmbitos escolares ou não. Aborda o que é o regimento escolar, qual sua função, e também sobre a relação do pedagogo com a equipe diretiva.

Através desse relatório será abordado assuntos de extrema relevância para o ambiente escolar e que envolve a pedagogia, tais quais: leituras obrigatórias disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem para realização do Estágio Supervisionado adaptado na pandemia, entendimento e compreensão do Regimento Escolar ou Projeto Político Pedagógico (PPP) e a sua aplicação dentro do contexto de gestão, conhecer um pouco como se dar a atuação da equipe diretiva escolar, principalmente as funções de Coordenação e Direção e finalizando com um plano de ação, propondo uma intervenção da vivência prática escolar.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A pedagogia é um conjunto de técnicas, métodos, princípios e estratégias, que buscam a administração dos espaços escolares. Tem a finalidade de ensinar a teoria e a pratica para crianças e adolescentes, disseminando assim o saber cientifico.

A educação no Brasil começou com a chegada dos portugueses, além de trazerem novidades e especiarias, trouxeram o conhecimento dado pelos jesuítas, que era uma pratica pedagógica muito conservadora, e que focava mais na catequese e na instrução, mas em 1959 essas ideias religiosas são substituídas por laicas, e o estado se torna detentor das atenções com a instrução escolar.

Em 1924 surge a associação brasileira de educação, órgão que tinha interesses apolíticos. Em 1930 é criado o ministério da educação e da saúde pública, em 1932 o manifesto dos pioneiros da escola nova, que priorizava um ensino universal, laico, público e gratuito. Em seguida a lei de diretrizes e bases defende a importância da educação dos profissionais da área e dos professores, com isto se dá a criação de cursos de pedagogia nas universidades. E depois de várias mudanças, atualmente o curso tem uma visão voltada apenas para o trabalho docente.

Nossa sociedade foi assinalada por várias modificações, que refletiram claramente na área da educação, umas dessa modificações, foi a área de atuação dos pedagogos, que antes se restringia apenas ao ambiente escolar, mas que hoje se dá em vários lugares, como construções civis, órgãos municipais, hotéis, museus, hospitais, ongs, assessoria de empresas, entre outros.

Em todas essas áreas, o pedagogo atua com conhecimentos práticos e teóricos, agregando experiências a outras pessoas, vai muito além de só o que aprendeu na graduação. No ambiente escolar as atividades serão de professor do ensino privado e publico, especialista da ação educativa escolar (supervisores pedagógicos, gestores, administradores escolares, planejadores, coordenadores, orientadores educacionais, etc). Poderá ser especialista atuando em órgãos públicos não estatais também. Supervisores e técnicos são aqueles que se dedicam a supervisionar trabalhadores, estagiários em seu local de trabalho.

O pedagogo poderá também atuar no ambiente hospitalar, que é um grande apoio na área da educação, pois quando as crianças e adolescentes retornarem a escola já vão estar preparados para dar continuidade aos estudos.  Já no ramo empresarial, o profissional atua desenvolvendo estratégias que promovam a humanização dentro da empresa, treinando os funcionários, incentivando e motivando os trabalhadores a superarem possíveis desafios que surgirem.

Já nos sindicatos o pedagogo atua planejando, coordenando e executando projetos, qualificando e requalificando trabalhadores, o turismo também é uma área de atuação para esse profissional, pois ele inclui o homem com o espaço trazendo assim conhecimentos sociais e culturais .


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

1. Qual a função do regimento no ambiente escolar?

O regimento escolar é um documento obrigatório que apresenta as regras de funcionamento das escolas, como o horário de entrada e saída dos alunos, os direitos e deveres deles e da comunidade entre outras. Ele é elaborado para que possa ser claramente descrita todas as competências, que cada segmento, cada setor, cada pessoa dentro da escola, que tenha um cargo, possa realizar.

O regimento escolar e o projeto político pedagógico, devem conversar entre si, pois enquanto o regimento define as bases legais de como a escola deve funcionar, o projeto político pedagógico traça estratégias para o desenvolvimento da aprendizagem.

2. Quais aspectos são contemplados em um regimento escolar?

Há muitos aspectos contemplados no regimento escolar dentre eles estão, igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento a arte e o saber, pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, garantia de padrão de qualidade.


  1. REGIMENTO ESCOLAR

1. Qual a função do regimento no ambiente escolar?

  • O regimento escolar é um documento obrigatório que apresenta as regras de funcionamento das escolas, como o horário de entrada e saída dos alunos, os direitos e deveres deles e da comunidade entre outras. Ele é elaborado para que possa ser claramente descrita todas as competências, que cada segmento, cada setor, cada pessoa dentro da escola, que tenha um cargo, possa realizar.
  • O regimento escolar e o projeto político pedagógico, devem conversar entre si, pois enquanto o regimento define as bases legais de como a escola deve funcionar, o projeto político pedagógico traça estratégias para o desenvolvimento da aprendizagem.

2. Quais aspectos são contemplados em um regimento escolar?

  • Há muitos aspectos contemplados no regimento escolar dentre eles estão, igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento a arte e o saber, pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, garantia de padrão de qualidade.
  1. ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA

1. Descreva quais são as principais atribuições do (a) diretor(a) da escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (151.1 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com