TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Abastecimento de água em salvador nos dias atuais

Por:   •  28/5/2018  •  Seminário  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

   

Abastecimento de água em salvador nos dias atuais

Palavras Chave: Abastecimento de água, embasa.

 Introdução

Em 11 de maio de 1971, a Lei Estadual número 2.929 criou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. – Embasa. A Empresa nasceu quando aconteceram as primeiras iniciativas em saneamento básico no país. Na época, menos de 50% dos habitantes das zonas urbanas brasileiras contavam com serviços de abastecimento de água e menos de 25% dispunham de sistemas de esgotamento sanitário. Nesse período, menos de 50% dos habitantes das zonas urbanas brasileiras contavam com serviços de abastecimento de água e menos de 25% dispunham de sistemas de esgotamento sanitário.

Um abastecimento de água tem como principal meta atender a população, variando nas caracteriscas e no porte de suas instalações. Esse sistema é caracterizado por retirar água da natureza, por realizar a adequação da qualidade da água, desde seu transporte até os humanos. Até chegar os imóveis, a água passa por um longo processo de transformação. Para Salvador esse trabalho é realizado pela Embasa, que começa nos mananciais, onde a água bruta é captada. Rios, barragens e poços são monitorados,  quando á qualidade de suas águas e aos impactos gerados pela ação humana, para que tenham condições de fornecer água limpa e em quantidade suficiente para abastecer a população.

Com isso a Embasa ( Empresa Baiana de água e Saneamento S.A) é a responsável pela prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento Sanitário de Salvador, desde quando foi criada na lei Estadual número 2.929 em 11 de Maio de 1971, quando aconteceram as primeiras iniciativas em saneamento básico no País.

 

Problema e Objetivos

 O fornecimento de água em Salvador ganhou importante reforço com a construção da barragem de Pedra do Cavalo e implantação da ETA principal em Candeias, em 1989, pois propiciaram aos moradores um abastecimento mais regular, já que a produção de água tratada passou a ser maior que a demanda.

A embasa conta com o programa água para todos, que faz parte do programa de Aceleração do Crescimento –PAC. Seu objetivo principal é o proporcionar o atendimento aos direitos humanos fundamentais de acesso a água em qualidade e quantidade, prioritariamente para consumo humano numa perspectiva de segurança alimentar, nutricional e de melhoria de qualidade de vida.  

Metodologia

Todo o trabalho foi baseado em uma entrevista realizada com ..., funcionário da Embasa da unidade Pirajá.

A unidade de Pirajá ela é abastecida pela ETA principal na qual tem capacidade atual de 9m³/s, esta recebe água da barragem da Pedra do Cavalo( abastecida pelo rio Paraguaçu que possui uma vazão de 7500l/s) e também o rio Joanes ( Barragem do Joanes ll) A unidade de Pirajá  engloba todo Subúrbio Rodoviário de Salvador.  

Resultados esperados

Como resultado da pesquisa, podemos entender a importância e o funcionamento da distribuição de água na cidade de Salvador.

Como funciona o abastecimento de água:

O sistema de abastecimento de água consiste na integração de diversas etapas: captação, adução, tratamento, reservatórios e distribuição de água potável.

[pic 3]

Referências

Embasa Salvador. Empresa Baiana de água e saneamento. Em 25/03/2015

http://www.embasa.ba.gov.br/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (176.3 Kb)   docx (743.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com