TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIAGNÓSTICO DA EMPRESA

Por:   •  2/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 7

DIAGNÓSTICO DA EMPRESA

Ambiente interno

A empresa

Foi feita uma visita na empresa Casa de Carne Família Jardel no dia 27 de maio de 2017. O objetivo era fazer algumas perguntas e visualizar algumas informações relacionadas a funcionalidade da empresa e seus processos. A empresa em análise possui a razão social Paes– ME, se situa no endereço – MG. possui o número de CNPJ é

É uma sociedade de ME, microempresa, tem 2 funcionários que ainda não estão registrados,e utiliza serviços de outras empresas para algumas funções, como por exemplo a contabilidade.A empresa possui apenas um proprietário que é o senhor Aloisio dos Reis.

Foram feitos uma série de questionamentos ao senhor Aloisio sobre sua empresa. Começando com o surgimento desta. Em resposta ele contou que que sempre trabalhou para os outros e que tinha um sonho de montar o seu próprio negócio, e que no ano de 2007 ele teve a oportunidade de montar uma sociedade com o amigo que durou cerca de 3 anos, mas que devido a algumas decepções ele havia passado sua parte da empresa, voltando assim a trabalhar novamente para outros, e que mesmo assim esse sonho de ter o seu próprio negócio prevaleceu em sua mente. E em fevereiro de 2016 ele realizou o sonho de ter sua própria empresa que era localizada no bairro Alvorada em Santa Luzia, ,e que devido a concorrentes desonestos e outras decepções ele a trouxe para Ribeirão das Neves onde a empresa está atuando a cerca de 3 semanas, segundo ele a loja aonde a empresa está localizada é alugada,perguntamos a ele se este novo local é melhor que o anterior em resposta ele disse que o novo local é bem melhor do que o outro, e que ele descobriu este local quando ainda era vendedor a uns 10 anos atrás ai como ele estava à procura de um novo ponto havia se lembrado deste pois achava interessante o movimento. Perguntamos ao senhor Aloísio se ele possuía manuais de conduta e em resposta ele disse que possui a organização de uniformes, de manuseios de suprimentos mas de conduta não, é que era tratado de forma verbal, ou seja dialogando.

Perguntando ao senhor Aloísio se a empresa possuía organograma formal. Ele respondeu que não. Mas que já pensou em fazer pois toda empresa necessita de organização, mas como a empresa ainda está recente ele diz estar se situando ainda. A empresa possui 1 açougueiro e uma funcionária responsável pelo caixa ambos ainda não registrados como já havíamos dito. Nenhum dos funcionários tem diferença de poder em relação à empresa. Foi notado que o empreendedor está mais focado nas tarefas operacionais. Se preocupa muito com a compra e reposição de produtos para sua loja, porém não possui nenhum plano de ação para melhorias a longo prazo.

Em relação a sistemas integrados, ele disse que no momento a empresa não possui, mas que futuramente com o crescer da empresa implantará.

Marketing

Perguntado sobre a equipe de vendas, Aloisio respondeu que o atendimento e feito por ele e seu funcionário. Os principais produtos comercializados são carnes diversas, carvão, espetos, bebidas e acessórios para churrasco. Em relação a propaganda ele nos contou que antes havia feito uma parceria com um amigo que tinha alguns contatos em casas lotéricas onde havia televisores que divulgavam, e que atualmente tem divulgado seu estabelecimento através de panfletagem e por meio de moto som que roda pelo bairro anunciando seu comércio. Quando perguntado sobre promoções, Aloísio disse que ele faz ofertas internas em relação aos preços. Aloisio disse que segue os preços do mercado, levando em consideração o percentual de valores, preços dos concorrentes e lucro em cima dos produtos. Seus principais concorrentes foram apontados como sendo frigorífico Gauchão, uma outra casa de carne, o supermercado Pretes, um outro açougue na esquina, e um outro açougue que está abrindo do lado, perguntamos a ele quais os pontos fortes e fracos de seus concorrentes e o que garante que sua mercadoria é a melhor, ele respondeu que os pontos fortes são a origem que eles trabalham e também existe muito a questão da fidelidade e confiança dos clientes e o preço que são bem baixos o que torna difícil a competitividade, e que os pontos fracos são o mal atendimento e qualidade de mercadoria, isto é o que ele mais ouve dos clientes, e o que garante que sua mercadoria é a melhor é a procedência destas. Foi observado pelo grupo que a parte organizacional da empresa se encontra em bom estado e que as áreas de serviços se encontram bem higienizadas, e os produtos se encontram armazenados em freezers.Aloisio nos disse que faz a entrega de seus produtos de moto quando perguntado sobre o perfil de seus clientes em resposta ele nos disse que a maioria é da região, mas que tem clientes distantes que sao de Santa Luzia(lugar onde a empresa foi fundada).Sobre o que mais atrai os clientes ele destacou que o Atendimento,qualidade,e instrui seu funcionário a sempre passar uma impressão alegre e estar de bom humor pois isto é o que mais atrai os clientes, ele ainda ressaltou que quando ainda era vendedor em seu antigo trabalho,sempre pensou que quando chegasse o momento de abrir sua própria empresa estes seriam o seu diferencial.

Produção

Quando perguntado sobre o controle de gastos e como os custos são gerenciados, Aloísio disse que tem um controle feito por ele mesmo em papel e caneta. É ele disse que seus cálculos são feitos através de uma margem e que se seu mês fechou no vermelho ele busca uma indicativa que vai o demonstrar porquê de ter fechado no vermelho e que esse indicador seria a margem baixa e para resolver este problema ele sobe a margem que é o preço do seu produto comercializado e que às vezes causa um pequeno impacto negativo sobre suas vedas mas que consegue balancear, e então são feitos os descontos, tais como valor dos gastos com funcionários, água, luz, produtos, aluguel, ele disse entre a estrutura da margem. Foi observado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com