TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural

Por:   •  23/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural

EDA 1008 - Economia Rural

Exercicio de economia

Nomes: Cezar Farenzena Panziera, Jéssica Maronez de Souza.

Exercícios: Teoria da Firma e Teoria dos Custos

1. Considerando que você como futuro Engenheiro (a) Agrônomo (a) poderá atuar diretamente na gestão de empreendimentos produtivos, qual a importância do estudo da Teoria da Firma e da Teoria dos Custos?

 

      Os estudos da teoria da firma e teoria dos custos são muito importantes, pois estas teorias estão diretamente ligadas ao trabalho do agrônomo, por auxiliar na toma da das decisões, isto é, para a teoria da firma é de vital importância o engenheiro agrônomo saber relacionar a quantidade física de um fator de produção e a quantidade física de produto produzido, ou seja, saber qual a maneira mais eficiente de produzir, a quantidade mais eficiente e como produzir. Por sua vez a teoria dos custos é a base que pode auxiliar na administração da propriedade, pois, por exemplo, os custos de produção são fatores que mudam muito rápido, juntamente com seus preços, os valores dos insumos, podem se alterar muito rápido de acordo com sua demanda. Portanto estarem cientes destas leis é de extrema importância, pois com o conhecimento destas, eles podem acabar ganhando mais e dando um maior auxilio para o produtor com um menos custo e maior qualidade.

2. Explique o que significa a “lei dos rendimentos marginais decrescentes”.

Esta lei explica o que ocorre na grande maioria das produções, mas vou explicar ela dando como exemplo um pé de citrus. Sem ser acrescido de nenhum outro fator, como insumo, a mais do que o normal, ele vai crescer e produzir o que sempre produziu. Caso aumentemos um destes fatores, no caso o que mais vai causar diferença é o fertilizante, com o aumento do fertilizante esta planta irá ter um crescimento na produção bastante significativo em relação aos anos anteriores. No outro ano continuaremos a aplicar este aumento de fertilizante e vamos aplicar ainda mais um pouco, só que desta vez a planta não vai ter um aumento tão significativo na sua produção como no outro ano, mas vai apresentar mesmo assim um crescimento em relação ao outro ano por ter sido acrescido mais fertilizante. No outro ano aplicaremos todas as doses anteriores e mais um pouco, só que dessa vez ela não terá um crescimento e sim um declínio na sua produção. Este declínio é devido a planta ter chegado no seu máximo de produção e como adicionamos mais fertilizantes forçamos a sua capacidade produtiva, fazendo com q ela decaísse. Esta decadência pode ter sido por diversos fatores, mas um que explicaria é que ao adicionarmos tanto fertilizantes e por os fertilizantes ter uma composição salina, tornou o solo ácido impedindo o crescimento das raízes e ainda queimando os pelos absorventes dessas, que são bastante sensíveis, impedindo que a planta absorva mais nutrientes.

3. Dentro de uma propriedade rural que produza soja, arroz e gado e que possua uma estrutura de silos, aponte cinco itens que fazem parte dos custos fixos e cinco que façam parte dos custos variáveis, para ambos considere o período de análise do curto prazo.

Custos Fixos :

   

Mão-de-obra fixa.
Depreciação das cercas( os fios de arame desgastam, e a madeira também).
Depreciação da colheitadeira.

Depreciação dos galpões.

Custo de oportunidade.

Custos Variáveis:

Custo da compra de herbicidas.

Custo de mão de obra temporária ( na ocorrência de picos de trabalho(colheita)).

Custo do óleo diesel.

Custo da compra de insumos.

Custo da luz elétrica ( se vai fazer irrigação ou não).

4. Marque V ou F:

( V ) Uma função de produção indica o volume de produção que uma empresa produz para cada combinação específica de insumos.

(  F  ) A função de produção não depende da tecnologia de produção utilizada pela firma.

( F ) No âmbito da teoria da firma, considera-se curto prazo o período de tempo inferior a um ano.

( V ) O custo variável médio possui uma forte relação com o produto médio da mão-de-obra.

5. Explique os conceitos de economias de escala e deseconomias de escala.

Economia de escala ou rendimentos crescentes de escala, ocorre quando ocorre uma mudança  na quantidade utilizada dos fatores de produção. Verifica-se a ocorrência desta quando a quantidade de produto total é mais do que proporcional á variação da quantidade utilizada dos fatores de produção( Ee >o), ou seja, a quantidade de fatores de produção aumentou e ocorreu um aumento na quantidade de produto final superior ao esperado,ou superior ao proporcional, tendo assim uma maior quantidade de produtos com menor quantidade de fatores de produção possível. Um dos grandes responsáveis por isso é o aumento da tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com