TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Baseado na Escola Darwin

Por:   •  24/8/2015  •  Bibliografia  •  1.798 Palavras (8 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

SUMÁRIO

1.Introduçao.................................................................................................................3
2.Desenvolvimento........................................................................... ..........................4
3.Coclusão...................................................................................................................8
4.Referencias...............................................................................................................9

INTRODUÇÃO

O presente texto será desenvolvido levando em consideração o conhecimento adquirido por tele aulas, aulas webs e demais materiais de cada disciplina do semestre, bem como o conhecimento adquirido durante o curso.

Será construído um texto no qual o estudo será baseado na Escola Darwin, que se localiza na Cidade de Deus, na periferia do estado do Rio de Janeiro.

Escolheu-se esta escola por se encontrar em uma localidade de extrema pobreza e pelo fato de a mesma ter um histórico de relevância no que se refere ao Ideb, tendo em vista que a mesma teve um aumento histórico de 95% entre os anos de 2005 e 2011.

O Ideb por sua vez, reúne em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

Também será abordada no trabalho a questão do trabalho do assistente social nas escolas de educação básica, dentre outros assuntos como poderá ser visto no decorrer da leitura.

DESENVOLVIMENTO

O objetivo do autor ao escrever o texto é integrar os dados quantitativos, trazidos pelas estatísticas das avaliações externas sendo que a metodologia utilizada são os dados qualitativos do cotidiano da escola com metodologia a abordagem etnográfica.

De acordo com Pena (2015, p.01):

Os gráficos são recursos utilizados para representar um fenômeno que possa ser mensurado, quantificado ou ilustrado de forma mais ou menos lógica. Assim como os mapas indicam uma representação espacial de um determinado acontecimento ou lugar, os gráficos apontam uma dimensão estatística sobre um determinado fato.

No texto lido foram apresentados dois tipos de gráficos, os gráficos de colunas e o gráfico de linhas.

Juntamente aos gráficos em barra, são os mais utilizados. Indicam, geralmente, um dado quantitativo sobre diferentes variáveis, lugares ou setores e não dependem de proporções. Os dados são indicados na posição vertical, enquanto as divisões qualitativas apresentam-se na posição horizontal. (PENA, 2015, p.01)

Já no que se refere aos gráficos de linha o mesmo autor fala que:

O gráfico de linha é utilizado para demonstrar uma sequência numérica de um certo dado ao longo do tempo. É indicado para demonstrar evoluções (ou regressões) que ocorrem em sequência para que o comportamento dos fenômenos e suas transformações seja observado.

Quanto aos métodos quantitativos, Silva (2015, p.01) relata:

A investigação quantitativa caracteriza-se pela atuação nos níveis de realidade e apresenta como objetivos a identificação e apresentação de dados, indicadores e tendências observáveis. Este tipo de investigação mostra-se geralmente apropriado quando existe a possibilidade de recolha de medidas quantificáveis de variáveis e inferências a partir de amostras de uma população. Usa medidas numéricas para testar hipóteses, mediante uma rigorosa recolha de dados, ou procura padrões numéricos relacionados com conceitos quotidianos. Numa fase posterior, os dados são sujeitos a análise estatística, através de modelos matemáticos (ou software próprio), no sentido de testar as hipóteses levantadas. Como tal, a sua utilização está geralmente ligada à investigação experimental ou quasi-experimental. Uma das principais características dos métodos quantitativos é tornarem-se fracos ou debilitados em termos de validade interna (medirão o que queriam medir?), muito embora sejam fortes em termos de validade externa, uma vez que os resultados obtidos são generalizáveis para o conjunto da comunidade. Pode-se afirmar que se estabelece então uma relação causa-efeito e se procede a uma previsão dos fenómenos. Graças à sua natureza rigorosa e meticulosa, este método implica o aprofundamento na revisão da literatura e a elaboração pormenorizada de um plano de investigação bem gizado em termos de objetivos e devidamente estruturado.

No campo educacional no Brasil, uma coisa que se fala bastante é sobre o Ideb. Segundo Mesquita (2015, p.06):

O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho dos alunos na Prova Brasil com informações sobre o rendimento escolar, medido pelos índices de aprovação obtidos através do censo escolar. A concepção básica  de qualidade de ensino, deste indicador é de que o aluno aprenda e passe de ano. Assim teríamos um sistema de ensino ideal, no qual as crianças têm acesso, não apresentam distorção idade-série devido às sucessivas reprovações, não abandonam à escola e ao final aprendem. 

Ele apresenta de forma sintética e simplificada os dados e é visível para todas as pessoas que desejam acessar e ver os dados.

Segundo o Inep (2015, p.01):

O Ideb foi criado pelo INEP em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas de ensino.Os resultados obtidos sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento escolar (transferido, deixou de frequentar e falecido) dos alunos do ensino Fundamental e Médio combinados com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil) são utilizados para calcular o indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (158.3 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com