TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Indicador Inflação

Por:   •  3/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 4

Indicador: Inflação

Significado desse indicador

Esse conceito é utilizado em economia para representar um aumento generalizado de preções e bens. Um possível resultado pode vir a ser a queda do poder de compra da população, pos o preços a ser mais altos, sem necessariamente haver uma compensação. Em resumo, com a inflação, passa a valer menos gradativamente e, com o passar do tempo, serve para comprar uma quantidade menor de bens ou serviços. No Brasil, esse indicador é calculado pelos índices de preços, comumente chamados de índices de inflação. O IBGE produz dois dos mais importantes índices de preços: o IPCA, considerado o oficial pelo governo federal, e o INPC.

Qual site disponibiliza informações sobre esse indicador?

Além das diversas fontes secundárias, como jornais e páginais especializadas, é possível obter informações sobre esse indicador através nos próprios canais governamento. Um site oficial que dispõe dessas informações é o do Banco Central do Brasil. A seguir, o link para essa fonte:

https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/metainflacao

Gráfico desse indicador:

Preços - IPCA e meta para a inflação

var. % em 12 meses, ocorrido, expectativas de mercado (Focus), meta para a inflação; dados mensais

[pic 1]

O pico registrado em dez de 2015 se deve a diversos fatores econômicos, mas, sem dúvidas, o principal foi o da conjuntura política que se configurou no período. Esse período foi marcado por uma intensa instabilidade política, com diversas escândalos de corrupção expostos, além do inicio da tramitação do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma  Roussef.Naquele ano também houve a liberação dos aumentos dos preços administrados, como da luz,  da água e dos combustíveis, que haviam sido represados no ano antecessor. Segundo dados do  IBGE, só em julho, a alta de preços medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 0,62%, contra 0,79 % de junho e 0,01% do mesmo período de 2014.

Já a queda mais brusca apresentada, que data de 2017, foi marcada principalmente pela variação nos preços dos alimentos. Nesse período ocorreu um evento que ficou conhecido como supersafra agrícola, que fez com que os preços de alimentos tivessem deflação no. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os alimentos caíram 1,87% no ano. Além disso, os preços no setor de serviços, no período, ficaram comportados principalmente pelo efeito da recessão econômica.

Relação entre os indicadores

Taxa de Juros e Inflação: A taxa de juros, a grosso modo, determina o nível de consumo do país, já que a taxa Selic é utilizada nas transações bancárias e, portanto, influencia os juros de todas as operações na economia. Quando o governo aumenta a Selic, ele torna o dinheiro “mais caro” e dificulta o acesso a ele, pois aumentam os juros do cartão de crédito, cheque especial e empréstimos. Quando o governo faz esse aumento, ele está tentando dizer pro indivíduo que não é a hora de comprar, tomar decisões de compra mais caras. No longo prazo, essa estratégia controla a inflação.

Câmbio e inflação: Vários economistas divergem sobre em qual momento um movimento cambio influenciará a inflação, mas a relação é certa. É possível compreender a relação olhando para conjuntura atual no setor de carnes brasileiro. Dada a desvalorização da moeda e o aumento de demanda externa pelas carnes, o preco interno está subindo e isso certamente será refletido na nflacao.

Poupança e Inflação:

A poupança é quantidade de recursos guardada no presente para uso no futuro. Sendo assim, há uma forte relação entre esses indicadores. Por exemplo, se um determinado bem, que tem certa influência sobre a inflação, está relativamente caro no presente e a demanda por ele está alta no período em questão, se as pessoas passarem a pensar que talvez seja melhor esperar um determinado período para consumir, há grande possibilidade da poupança aumentar por um período e a inflação cair.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (47 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com