TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Liberalismo é uma doutrina política

Por:   •  26/1/2018  •  Relatório de pesquisa  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

1. Defina o conceito de liberalismo e explique como as questões econômicas aparecem para esta escola de pensamento.

O liberalismo é uma doutrina política, economia e social que defende a liberdade individual (liberdade cívica). É contrario ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas, defende a propriedade privada, a liberdade econômica (livre mercado) e a igualdade perante a lei (ESTADO DE DIREITO)

2. Quais as principais características do marxismo? Discuta como a relação entre economia, sociedade e política é tratada nesta corrente.

Diferentemente do pensamento liberal, no Marxismo, o Estado surge pela autonomia da classe dominante (Burgueses) sobre a classe dominada (proletariado) e defendia uma revolução para a tomada de poder pela maioria absoluta da classe dominada.

O Marxismo se opunha ao sistema capitalista que tinha como principio o enriquecimento dos capitalistas (acumulo de riquezas) através da “mais valia”, ou seja, o lucro obtido pelo trabalho excedente e não pago pela mão de obra. Os mercados deixavam de lado as relações sociais e os processos de produção (fetichismo de marcadorias). Os capitalistas detinham o monopólio dos meios de produção.

1. Apresentar as principais características dos modelos de Estado Liberal contemporâneo e Socialista.

As principais Características do Estado Liberal era a não intervenção estatal na economia. O mercado era autorregulado e o Estado se limitava a manutenção das leis e da ordem Nacional, dando ao povo a liberdade da vida privada e não interferia nas suas atividades de mercado.

O Estado Socialista controla todos os segmentos da economia. Todos os meios de produção, como fábricas, terras agrícolas, dente outros, são controlados e gerenciados pelo Estado. Não existe divisão de classe social nos meios de produção, e todos são considerados proletariados.

2. Quais as diferenças entre Estado de Bem-Estar e o Estado Neoliberal?

O Estado de Bem-estar social era um sistema mais voltado ao assistencialismo á população mantendo as características da propriedade privada e da liberdade de mercado. O Estado passa a interferir mais ativamente na vida das pessoas criando regras e leis em beneficio popular, mas que interferiam de certa forma no sistema econômico com a criação de leis e regulamentações que acarretava na necessidade de arrecadação de impostos e mais tributos ao setor privado de forma cada vez mais acentuada, onde começa a surgir a necessidade da redução desses gastos do governo com o assistencialismo populacional a partir do pensamento Neoliberal. O Estado passa a ofertar cada vez menos serviços e politicas sociais para a população. Os neoliberais defendem que os problemas sociais devem ser superados pelas leis do livre mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com