TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que Deve Ser Levado Em Consideração Ao Se Tomar Decisões De Investimento

Por:   •  6/4/2020  •  Resenha  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

 "O que deve ser levado em consideração ao se tomar decisões de investimento?

É importante ter a noção de que o valor do dinheiro no tempo é crucial quando se considera investir.

Deve-se analisar todos os aspectos em relação ao investimento, tempo em que o valor ficará alocado, a taxa de retorno (juros), quanto será o montante ao final do período, e se serão realizados mais investimentos ao longo do prazo, além de quanto este montante todo investido será transformado ao final do período.

Quando se investe e o dinheiro permanece no investimento por mais de um período, acumulando os juros, temos a capitalização composta (ganhando juros sobre juros, equivalente ao juro composto). No caso em que o valor fica investido somente em um período, ou seja, não sobre cai um juro em cima do outro, temos o que chamamos de juros simples.

Investimentos ao longo prazo geralmente trabalham com juros compostos, pois o período em que se aplica a quantia financeira é grande (em períodos curtos não ficamos suscetíveis ao impacto de juros compostos).

O valor futuro com múltiplos fluxos de caixa remete a operação de realizar um investimento em um determinado período, e subsequentemente realizar outro investimento, em outro período, sob a mesma taxa de juros de rendimento, gerando assim mais de um fluxo de caixa.

É fundamental para coerência da analise de investimento alocar devidamente cada fluxo de caixa em seu devido período (todos os cálculos são realizados, baseando-se na premissa de que os fluxos são realizados no fim de cada período).

Alocação ou orçamento de capital é uma das maneiras de se investir, são geralmente mais difíceis de se reverter após realizados, como por exemplo investimentos em imobilizados, que são os investimentos que definem o business de cada empresa.

De maneira geral, um investimento compensa quando o mesmo cria valor para os acionistas ou seja, cria valor agregado para a companhia.  É possível identificar o valor agregado, a partir da comparação do valor investido, versus o retorno / valor do investimento após um determinado período, isso se chama orçamento de capital.

O valor presente líquido VPL é a denominação dada para o valor que compete à diferença entre o valor de mercado do investimento e seu respectivo custo. Olhando por este índice, se o VPL for positivo, a analise mostra que vale a pena seguir com o investimento, caso negativo, não valerá a pena realizar o investimento em questão.

Algumas vezes, temos um problema comum na ótica financeira, que é determinar o valor de mercado do investimento. Para realizar esta avaliação, podemos realizar o calculo do fluxo de caixa descontado, que nada mais é que calcular o VPL, estimando-se os fluxos de caixa futuros esperados, aplicar o procedimento de fluxo de caixa descontado para estimar qual o valor presente e assim, calcular o valor do investimento realizado.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com