TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo de Macro

Por:   •  27/4/2021  •  Resenha  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

Os artigos utilizados para pesquisa foram dos autores Milani e Hortencio, intitulado de América Latina no século XXI e a reestruturação produtiva á luz da teoria da Cepal. Este, tratou em umas das seções como se sucedeu o crescimento nos países latinos.

O outro trabalho é dos autores Viera e Verrisimo, intitulado de Crescimento econômico em economias emergentes selecionadas: Brasil, Rússia, Índia, China (BRIC) e África do Sul. Este ele detalha o motivo do crescimento de cada país.

Referente os resultados e os motivos dos crescimentos que são apresentados pelo artigo, o primeiro será dos autores Milani e Hortencio.

A Primera constatação foi que a mudança estrutural dos países acarretara a movimentação da relação do crescimento com outras variáveis, tais quais, produtividade, emprego e o valor agregado de cada setor que compõe o PIB.

No que tange a contribuição da CEPAL para o crescimento desses países, teve a contribuição teórica, que dizia mudança estrutural era motor para o desenvolvimento dos países frente em superar uma estrutura dualista.

Há um questionamento atual pela região que visa “endireitar’ as tais mudanças estruturais. Visto que depende, atualmente, alguns fatores, esses são: (i) contexto internacional; (ii) a alta demanda chinesa de matérias primas; (iii) produtos de alta intensidade de recursos naturais.

A segunda constatação é que os países não se industrializaram desde 2000, apesar dos gráficos, os autores demostram preocupações, por motivos das diversas mudanças de modelos econômicos, os países latinos aparentemente estão se afastando – econômica e competitiva- do resto do mundo.

A terceira constatação é positivo de a escolha acertadas dos países terem escolhidos se especializarem em commodities ao invés de outros produtos indústrias, tais quais, poderiam acarretar problemas maiores aliado as mudanças estruturais.

Quarta e última constatação, está ligada ao crescimento econômico dos países durante esse período. Devido a ênfase em commodities, permitiu os países experimentarem um ciclo de expansão, contudo, os autores acreditam que devido as medidas pró-mercado prejudicou no desenvolvimento.

O outro artigo, semelhante ao anterior, traz lições sobre o crescimento econômica pela ótica da taxa do PIB dos países emergentes, BRICS.

A primeira lição percebeu que é importante elevar a taxa de investimento nos países a médio a longo prazo, culminando, em uma taxa de crescimento elevada no longo prazo.

A segunda lição é entrada de recursos externos dentro desses países como fontes adicionais necessária para elevar a taxa de poupança e investimento. Logo, existindo uma maior participação no mercado internacional e uma elevação na exportação no PIB via grau de abertura.

Autores, apontam que é crucial considerar outros fatores, além desses que eles identificaram, visto que cada país do BRICS teve seus contextos políticos, sua história, mudanças estruturais e entre outras variáveis.

Em suma, através da análise econométrica dos autores, eles concluíram que em todos esses países houve duas variáveis importantes: a taxa de investimento e a variável da inflação.

Todavia, detalhando entre os países nota que por exemplo China a variável mais importante é taxa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com