TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O comportamento organizacional

Resenha: O comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  Resenha  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 2

O comportamento organizacional estuda o comportamento individual e em grupo nas organizações, busca envolver um conjunto de matrizes da condição humana, materializada nas ações, atitudes, produtividade, eficiência, eficácia, ambiente, liderança, motivação, desempenho, ética, conflitos, estratégias, etc., desejosa de descrever e explicar o comportamento organizacional na sociedade contemporânea. Essa área, que é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

De fato, as organizações mais atentas e preocupadas com o seu processo evolutivo no mercado onde atuam, tem experimentado as ferramentas que possam auxiliá-las no estágio e contexto em que se encontram, num esforço não somente de sobrevivência, mas fundamentalmente, buscando a expansão de suas atividades comerciais, através do fornecimento de bens e/ou serviços de forma competente.

Outros dois pontos de destaque que se englobam juntamente com o conceito de comportamento organizacional são a Eficiência e a Eficácia, onde o primeiro se define pelo fato de operar de modo que os recursos sejam mais adequadamente utilizados, dando ênfase nos meios; realização de tarefas; resolução de problemas e treinamento de colaboradores. Já a eficácia está relacionada ao alcance dos objetivo-resultados propostos. Estando relacionada à realização das atividades que provoquem o alcance das metas estabelecidas. A eficácia é a medida de alcance do objeto ou resultado. Eficácia significa fazer as coisas certas, do modo certo, no tempo certo. Ênfase nos resultados; consecução dos objetivos; acerto na solução proposta e operações realizadas corretamente.

Eficácia: A capacidade de um indivíduo para produzir resultados responsavelmente.

Eficiência: A capacidade potencial que têm os sistemas, simples ou complexos, para produzir resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com