TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de indicadores económicos

Por:   •  5/4/2015  •  Artigo  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

Conceito: Entende-se por indicador o elemento que permite o acompanhamento de um fenômeno em observação. Alguns indicadores econômicos, baseados em variáveis conhecidas, são construídos (tais como o consumo industrial de energia elétrica, venda de eletrodomésticos e de autoveículos, etc.), e seu comportamento passa a identificar o comportamento provável da atividade econômica.

Os indicadores econômicos são de grandeza econômica, expressas em valor numérico, cuja principal utilidade consiste na aferição dos níveis de desenvolvimento dos países, regiões, empresas, etc.. no caso dos indicadores referentes a países, regiões ou grupos de pessoas, dentro de uma classificação ampla de indicadores econômicos, também se utilizam outros de caráter social. Na análise da situação econômica relativa dos diversos países ou regiões geográficas.

São indicadores econômicos:

  • PIB (Produto Interno Bruto): O PIB de uma economia representa o valor dos bens e serviços produzidos num país em certo período de tempo.
  • Índices de Inflação (IPCA, IGP-M, INPC, IPC-FIPE): Inflação é o aumento consistente e indiscriminado de preços, consequentemente diminuindo o poder aquisitivo da moeda. Desta forma, a taxa de inflação mede o crescimento percentual médio nos preços dos bens e serviços produzidos pela economia.

Vários índices são utilizados para medir a inflação, pois na economia existem vários setores e agentes econômicos distintos. São eles:

  • IPCA: É o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, tem sua divulgação por aproximadamente oito dias úteis após o término da coleta dos dados. Tem como órgão responsável o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Tem como público-alvo famílias com rendimentos mensais entre 1 a 40 salários mínimos. Os preços obtidos são os efetivamente cobrados ao consumidor, para pagamento a vista. A pesquisa é realizada em estabelecimentos comerciais prestadores de serviços, domicílios e concessionárias de serviços públicos. Sua periodicidade é mensal.
  • IGP-M: É o Índice Geral de Preços ao Mercado, tem sua divulgação no último dia útil do mês de referência.  Tem como órgão responsável o IBRE – Instituto Brasileiro de Economia da FGV – Fundação Getúlio Vargas. Reflete a evolução de preços de atividades produtivas e o movimento das operações de comercialização no atacado, no varejo e na construção civil. As variáveis investigadas têm uma média ponderada de três índices componentes, com a seguinte configuração: o IPA-DI – Índice de preços por atacado – Disponibilidade Interna, peso 6; o IPC –Índice de Preços ao Consumidor, peso3; e o INCC – Índice Nacional da Construção, peso1. Sua periodicidade é dia 21 do mês  anterior ao dia 20 do mês de referência.
  • INPC: É o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, tem sua divulgação por aproximadamente oito dias úteis após o término da coleta. Tem como órgão responsável o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Tem como público-alvo famílias com rendimentos mensais entre um e oito salários mínimos. As variáveis investigadas têm os preços obtidos são os efetivamente cobrados ao consumidor, para pagamento a vista. A pesquisa é realizada em estabelecimentos comerciais prestadores de serviços, domicílios e concessionárias de serviços públicos. Sua periodicidade é mensal.
  • IPC-FIPE: É o Índice de Preços ao Consumidor, onde são apresentadas três prévias durante mês, sendo a 4ª quadrissemana o resultado definitivo do mês. Tem como órgão responsável a FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, órgão vinculado à USP. Tem como público-alvo famílias com rendimentos mensais entre um e 20 salários mínimos. As variáveis investigadas são de uma amostra de aproximadamente 110.000 tomadas de preços. Componentes: alimentação,despesas pessoais, habitação, transporte, vestuário, saúde, educação. Sua periodicidade é mensal, considerando as 4 semanas do mês.
  • Taxa de Cambio (PTAX): É a cotação oficial das moedas estrangeiras no Brasil e é possível consultar o seu valor pelo Sisbacen. O cálculo é feito levando-se em consideração a média ponderada das cotações da moeda específica.
  • Taxa SELIC: “A taxa SELIC é apurada pelo Selic, obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas”. (Banco Central)
  • Taxa DI: Os bancos operam entre si no mercado interbancário, através de operações lastreadas em Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI), permitindo que se estabeleça certo equilíbrio entre eles. O CDI é um instrumento financeiro, escritural e nominativo, emitido por uma instituição financeira, a favor de outra, destinado a possibilitar a troca de recursos entre elas, normalmente de curtíssimo prazo (1 dia), que embute uma taxa de juros paga pelo emitente(vendedor do CDI) ao comprador do papel. As negociações de CDI são controladas por um sistema de custódia e liquidação, conhecido por Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados (CETIP).
  • Taxa Referencial (TR): É uma taxa de juros básica, calculada a partir do rendimento mensal médio dos Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) e Recibos de Depósitos Bancários (RDBs), emitidos pelas 30 maiores instituições financeiras do país.  É utilizada para a correção das aplicações da caderneta de poupança e das prestações dos empréstimos do Sistema Financeiro da Habitação.

Bibliografia:

http://www.equipetrader.com.br/files/downloads/4/conceitos-basicos-de-economia.pdf

http://www.portaldatransparencia.gov.br/glossario/DetalheGlossario.asp?letra=i

indicadores económicos. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [Consult. 2014-09-15]. Disponível na www: http://www.infopedia.pt/$indicadores-economicos>.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com