TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conteúdo e os níveis de planejamento

Relatório de pesquisa: O conteúdo e os níveis de planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Relatório de pesquisa  •  2.226 Palavras (9 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 9

PLANEJAMENTO

Planejamento e uma ferramenta que permite as organizações escolher um destino, avaliar diferentes rotas, e determinar um curso especifico para alcançar sue destino escolhido. O planejamento e muito importante para as organizações, pois envolve varias formas de lidar com mudanças e incertezas e tudo o que elas trazem consigo. O planejamento administrativo significa decidir antecipadamente o que deve ser feito para alcançar determinados objetivos ou metas.

O planejamento esta presente nos diferentes níveis organizacionais, podendo ser visto a partir de três perspectivas diferentes: Planejamento estratégico, tático e operacional.

NÍVEIS DA EMPRESA PLANEJAMENTO CONTEUDO EXTENSAO DE TEMPO AMPLITUDE

Institucional Estratégico Genérico e Sintético Longo prazo Macroorientado. Aborda a empresa como uma totalidade

Intermediário Tático Menos genérico e mais detalhado Médio prazo Aborda cada unidade da empresa ou cada conjunto de recursos separadamente

Operacional Operacional Detalhado e analítico Curto prazo Microorientado. Aborda cada tarefa ou operação isoladamente.

• PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico é realizado pelo nível institucional da empresa, está totalmente voltado para a tarefa primaria da empresa de se relacionar com o mercado. É o planejamento mais amplo que envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. É um conjunto de tomada liberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveria afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. O planejamento estratégico procura especificar como fazer parar alcançar os objetivos. Para que esse planejamento seja levado adiante, ele precisa ser implementado nos níveis hierárquicos mais baixos da empresa, nos quais as tarefas são executadas. É onde se faz o mapeamento das forças e fraquezas da empresa para tomada de decisões estratégicas como Incerteza e Imprevisibilidade.

O Planejamento Estratégico é consolidação de ideias a serem efetuadas em longo prazo, onde os Gestores antecipam as estratégias de atingir objetivos da empresa para saber o que deve ser feito no futuro. Adaptando-os à realidade da empresa e às suas necessidades.

Se tratando das fases do planejamento estratégico existem tipos diferentes de fases na concepção de vários autores, nós decidimos abordar as fases propostas pelo Oliveira (2007) onde o planejamento estratégico é composto por quatro fases distintas:

a) Diagnóstico estratégico, onde são analisados os dados obtidos por meio de pesquisas que mostram como a organização. Essa fase é de fundamental importância para empresa na hora de uma tomada de decisão, pode ser feito um estudo dos pontos fortes e fracos da empresa para nortear o sentido a ser tomado pela organização e traçar objetivos, metas e estratégias a serem seguidas pela equipe organizacional. b) Missão da empresa definição dos objetivos sua razão de ser e seu posicionamento no mercado. É através da escolha da missão que a empresa descobre seu sentido de existir em que segmento pretende atuar, quais os produtos e serviços que irá oferecer no mercado, sua missão é a alma da organização. c) Instrumentos prescritivos e quantitativos é o estabelecimento de onde a empresa pretende chegar. Para Oliveira (2007) a escolha da visão é importante já que é uma definição de onde a empresa pretende chegar ao futuro, é uma visão de longo prazo, é a força maior que move a organização a chegar ao seu estado de auto realização, porém para que consiga chegar ao seu destino é preciso fazer várias ações onde são elaborados os planos de ações a serem seguidos, os objetivos as metas e também as estratégias. d) Controle e avaliação é a mensuração dos resultados obtidos, com ações que possam assegurar os objetivos estabelecidos. Nesta última fase do processo observa-se todo o percurso decorrido nas fases anteriores, é realizado um acompanhamento das ações realizadas para fazer uma análise das eficiências e eficazes, para uma ação de correção se for necessário. São analisados os fatores de desempenho e dos objetivos estabelecidos no planejamento estratégico.

• PLANEJAMENTO TÁTICO

Planejamento Tático executado pelo nível operacional da empresa. Onde tem que analisar o planejamento estratégico e possam formar planos concretos dentro da empresa.

O planejamento se preocupa com a racionalidade de tomada de decisão, pois funciona como meio de orientar o processo decisório. Seleciona entre as várias alternativas disponíveis um determinado curso de ação em função de suas consequências futuras e das possibilidades de sua realização.

O planejamento considera a empresa como uma totalidade, sendo sistêmico; E como se projeta para o futuro deve ser flexível passando a ser iterativo; É uma função administrativa, que interage diretamente com as demais, está ligado à organização, direção, controle, nada mais do que uma técnica de coordenação, voltado para várias atividades no sentido da realização dos objetivos desejados de modo eficaz.

O Planejamento Tático integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos estabelecidos. É importante ressaltar a temporalidade deste processo. Ele não é de longo prazo (isso esta no estratégico), mas devem ir além dia-a-dia, tendo uma visão de médio prazo e é neste momento que os “gestores executivos” têm a oportunidade de colocar suas contribuições, analisando a organização como um todo e estabelecendo os planos para alcançar os objetivos estratégicos.

Como é nesta fase onde os recursos começam a serem detalhados, os planos de investimentos/treinamentos aqui devem ser indicados.

As diferenças mais importantes no planejamento tático são o nível de decisões, a dimensão temporal que é dimensionada em médio prazo e a amplitude de efeitos.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL

O Planejamento Operacional consiste na realização das tarefas, da execução dos projetos e como serão executados. Procura trabalhar ne um sistema fechado, onde o principal fundamento é a execução das tarefas que são atribuídas pelo nível intermediário. Seu principal foco é o sucesso dos resultados, através deste planejamento que os administradores definem futuras ações que melhor se encaixam na obtenção dos resultados. Basicamente se atenta aos detalhes para executar tarefas, mantendo foco no prazo que possui (geralmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com