TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O planejamento estratégico de negócio

Artigo: O planejamento estratégico de negócio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  Artigo  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 2

O comportamento do consumidor é influenciado por quatro tipos de fatores: culturais, sociais, pessoais e psicológicas. Com isso os profissionais de Marketing devem ainda examinar os níveis de envolvimento dos compradores e o números de marca disponível para determinar se os consumidores estão envolvidos num comportamento de compra complexo, num comportamento de compra com dissonância cognitiva reduzida, num comportamento de compra habitual ou num comportamento de compra em busca de variedade. O processo de compra do consumidor possui cinco etapas e consiste no reconhecimento do problema, na busca por informação nas avaliações, na avaliação alternativa, na decisão de compra e no comportamento pós compra. Os clientes satisfeitos continuarão a comprar o produto, os clientes insatisfeitos vão parar de compra-lo e provavelmente falarão mal dele para seus amigos.

O planejamento estratégico de negócios é o processo de gerencial de desenvolver e manter uma adequação viável entre os objetivos, habilidades e recursos da organização e suas oportunidades em um mercado em mudança. Seu objetivo é dar forma aos negócios e produtos da empresa, de modo que eles gerem os lucros e o crescimento almejados. Estabelecer uma estratégia corporativa implica definir a missão corporativa criar unidades estratégicas de negócios. Já o planejamento estratégico de negócios envolve definir a missão do negocio; analisar as oportunidades e ameaças externas, analisar os pontos fortes e os pontos fracos internos; formulas metas, estratégicas e programas, programar programas e colher o feedback e controle de exercício.

O plano de marketing é uma das coisas mais importantes em seu processo, ele deve conter um resumo executivo e um sumário, uma visão geral da situação, uma analise das oportunidades e das ameaças, um resumo dos objetivos financeiros, uma visão geral da sua estratégia.

Na administração do processo de marketing, as empresas podem organizar um departamento de acordo com a função, a área geográfica, os produtos e os mercados consumidores.

Três acontecimentos tornaram a necessidade por informações de marketing maior hoje do que no passado: o surgimento do marketing global, a ênfase nos desejos dos compradores e a tendência á concorrência que não tem como base o preço. As organizações podem conduzir sua pesquisa de marketing ou contratar empresas para fazer isso por elas, também tem de decidir qual abordagem de pesquisa ira ser realizada (observações e debates entre o grupo levantamentos de dados, instrumentos de pesquisa, questionário, ferramentas psicológicas, avaliação qualitativas e quantitativas). Uma finalidade da pesquisa de marketing é descobrir oportunidades de mercado, a empresa deve avaliar cuidadosamente suas oportunidades e decidir em quais mercados entrar, com base nas previsões de venda do mercado e na demanda da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com