TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de implementação de gestão na competência de manipulação de farmácia Quintessência

Trabalho acadêmico: O processo de implementação de gestão na competência de manipulação de farmácia Quintessência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO EAD CONECTADO

Gestão Hospitalar

Quíntessência

Petrolina

2012

thaise silva da cruz carvalho

QUINTESSÊNCIA

Trabalho apresentado ao Curso (Gestão Hospilar) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Nome da Disciplina].

Orientador: Prof.

Petrolina

2012

Introdução

Este case mostra o processo de implantação da gestão por competência da farmácia de manipulação Quintessência, que em 2008 recebeu o Prêmio gestão com pessoas Luis Carlos Campos na categoria Pequena e Micro Empresa em 2008 – concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – a ABRH-RJ. Seu histórico, missão, visão e valores são abordados, para em seguida nos determos nas suas operações em seus subprocessos “Atendimento ao Cliente” e “Gerenciamento Serviços por serem primordiais para a garantia dos resultados empresariais e estratégicos da empresa.

1º Desafio

As organizações empresariais de um modo geral. Se constituem invariavelmente de elementos formais e de elementos informais. Entre os elementos formais podemos destacar Missão, os Valores e as Necessidades de Organizações/ empresas como estas a ‘’ Quintessência’’. A partir dessas informações, Identifique e descreva quais são os aspectos formais que integram uma organização/ empresa desse tipo, com esse porte e com as características descritas tomando como ponto de partida, a pró-pia Quintessência e as informações descritas no case.

Em seguida, explique como a

empresa funciona do ponto de vista de sua forma e operacionalização, considerando para isso as seguintes questões: quais são os recursos de entrada da ‘’Quintessência’’ utiliza para realizar suas atividades? Que tipos de processos, tarefas e atividades estão presentes na atividade da organização/ empresa? Quais são os objetivos que uma empresa como a ‘’Quintessência’’ busca atingir e quais são os resultados esperados?

A empresa Quintessência tem o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida e do bem estar de seus clientes e colaboradores oferecendo produtos e serviços desenvolvidos com ética, responsabilidade social e dedicação, que permitam gerar lucratividade e garantir um crescimento sustentavel. Desta forma a empresa busca melhoria e satisfação aos clientes. Ela estar sempre procurando melhorias como desenvolver mais laboratorios de manipulação alopática buscando o conceito de farmacia única.

Ela tem a constante capacitação dos funcionários, por isso, encontros, palestras e treinamentos, são promovidos periodicamente no CTQ (Centro de Treinamento Quintessência). A Quintessência também patrocina cursos e congressos realizados por diversas entidades e órgãos.

Além de comercializar produtos homeopáticos e alopáticos, a Quintessência tem também linha de florais, fitoterápicos, cosméticos e produtos naturais para atender as suas necessidades. Procura também valorizar o seu tempo, fazendo entrega em domicílio.

2 Desafio

De acordo com

dados da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (ANFARMAG), o Brasil já é o maior mercado mundial de farmácias de manipulação. São 7 mil estabelecimentos gênero no país, com um crescimento de 40% entre os anos de 2002 e 2007, gerando 80.000 empregos diretos, responsáveis por um faturamento anual de R$ 1,5 bilhão resultantes da manipulação de aproximadamente 3 milhões de receitas ao ano.

Podemos observar que existe um mercado bastante promissor neste segmento. Considerando a informação que de 2002 a 2007os estabelecimentos desde gênero crescimento no mercado em que ela está inserida? As ações tomadas pela empresa representam aumento de custo. Ainda assim é possível crescer no mercado e aumentar ou manter a margem? As ações tomadas permitem isto ou provocação diminuição da margem?

Com base no texto faça sua argumentação justificando-a.

De acordo com o texto estudado, a empresa tem espaço para crescer apesar da sua alta no mercado de trabalho. O espaço já conquistado por ela ainda e considerado baixa, Em busca de seu crescimento ela esta sempre atenta as atualidades, abrindo novos laboratórios e lojas.

Atualmente, a Quintessência possui cinco lojas, a mais recente inaugurada em 2007 na Barra da Tijuca, dois laboratórios, um para manipulação de medicamentos homeopáticos e outro de alopáticos, uma equipe de 15 farmacêuticos e cerca de 100 funcionários.

3 Desafio

As empresas contemporâneas reconhecem que os valores morais, os princípios

éticos, e as ações de responsabilidade socioambiental são exigência de um mercado competitivo devido á conscientização dos consumidores sobre seus direitos. Desta forma, explique a diferença existente entre ética e moral e como que a empresa em estudo utiliza isso (os valores morais, os princípios éticos, e ações de responsabilidade socioambiental) a seu favor.

A Gestão de Pessoa exerce papel fundamental para o sucesso das organizações, pois as pessoas são os recursos mais valiosos das organizações. As pessoas trazem consigo uma diversidade de competências, conhecimentos e habilidades, que quando geridas com eficiência e eficácia pelos gestores, resultam em equipes coesas, propiciando a criatividade e inovação, aumentando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com