TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizações de sub existência.

Por:   •  10/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

Antropologia econômica.

Organizações de sub existência.

O mercado se relaciona de diversas formas de integração nos sistemas.  Como exemplo o sistema de reprocidade, baseado no sistema de dar, receber e retribuir (No caso das ilhas Trobriand, parte da colheita feita pela família dos homens, é dada a família da mulher como uma forma de agradecimento). O kula se baseia na troca aonde cada viajante que vai de uma direção deve levar um bracelete ou um colar dependendo da direção: “O kula, por exemplo, pode ser entendido como um comércio intertribal, por implicar uma troca circular que ocorre entre várias ilhas melanésias. Mas, como Malinowski mostra, ele é distinguido pelos próprios trobriandeses das trocas puramente econômicas “de mercadorias úteis”, denominadas gimwali, e que ocorrem paralelamente a ele (idem, p. 74). Mauss nota que os trobriandeses sempre foram comerciantes. Em resumo, para Mauss, como para Malinowski, as trocas podem ter um caráter mais ou menos comercial.” (Lanna, 2000, p. 182) 

Mauss também fala sobre a questão dos valores e das motivações envolvidas no sistema do kula, entre as tribos que participam do mesmo:

“A importância e a natureza dessas dádivas provêm da extraordinária competição que se instala entre os parceiros possíveis da expedição que chega. Eles buscam o melhor parceiro possível da tribo oposta. A questão é grave: pois a associação que se tenta criar estabelece uma espécie de clã entre os parceiros. Para escolher, portanto, é preciso seduzir, deslumbrar. Levando em conta as hierarquias, é preciso atingir o objetivo antes que os outros, ou melhor que os outros, provocar assim trocas mais abundantes das coisas ricas, que são naturalmente propriedade das pessoas mais ricas. Concorrência, rivalidade, ostentação busca de grandeza e interesses, tais são os motivos diversos que subjazem a todos esses atos.” (Mauss, 2003, p. 225)    

Sistema de redistribuição (No caso como exemplo o próprio governo, onde todas as forças econômicas são reunidas na mão de poucos que se se utilizam, através dos impostos arrecadados, para redistribuir de forma que possa saciar os anseios das pessoas.) sistema de troca (Caracterizada pela compra e a venda, onde as pessoas de forma geral compram o que conseguem através de moeda, a qual representa um valor de troca nas mãos das pessoas. Um exemplo disso seria a bolsa de valores que a todo o momento as pessoas estão comprando e recebendo das ações compradas.) por ultimo a forma de integração domestica (A qual se baseia na família e nas varias formas de compromisso que as pessoas tomam para si a partir de quando desejam formar sociedade e de uma forma mais particular, formar as famílias.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com