TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os 4 P’s da Danone

Por:   •  18/4/2017  •  Artigo  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  1.768 Visualizações

Página 1 de 3

Os 4 P’s da Danone

O texto é uma entrevista exclusiva de Gioji Okuhara, Direto Geral da divisão de lácteos da Danone Brasil para Carlos Alberto Júlio, presidente da HSM do Brasil. A entrevista detalha a estratégia desenvolvida em 1999 baseada nos 4P’s, que para Gioji Okuhara e sua estratégia de sucesso os Ps simbolizam:

Ponto de venda excelente, fortalecimento do relacionamento com varejistas grades, médios e pequenos. Estreitando o relacionamento de forma ganho a ganho, podendo assim expor os produtos no lugar certo da maneira adequada e vendido ao preço justo, de modo que o consumidor possa compra-lo e se sentir satisfeito. Gioji afirma que costuma visitar esses pontos para obter feedback de seus clientes.

Outro ponto importante cita nesse processo de distribuição, foi a identificação de deficiência competitiva perante os concorrentes nacionais no estado de São Paulo e a estratégia adotada para competir.

Com a compra da Laticínios Paulista, pensaram no posicionamento do produto, com a Danone, fariam um trabalho de agregar valor, trazendo as últimas novidades do mercado internacional. Com a Paulista uma marca de maior reconhecimento no estado de São Paulo com a imagem de produto mais tradicional, com a qual pode chegar a mais de 10 mil pontos de vendas.

Produto. O produto deve sempre agregar valo ao consumidor, dee fazer diferença a ele, devem ser facilmente e claramente promovidos. Para osso a Danone conta com linhas de iogurtes que podem ser utilizadas por pessoas em diferentes faixas etárias e com diferentes objetivos. Para Gioji a fidelizar o cliente a marca é possível, a pessoa consome Danoninho quando criança fica suscetível a consumir Danete e Dan’up quando jovem e Corpus ou Activia quando adulto. Na Danone Brasil eles possuem liberdade para explorar novos conceitos de produto e ajustá-los às necessidades dos clientes locais.

Produtividade. Busca sinergia com todas as linhas dos núcleos dá empresa por maior rentabilidade e produtividade não somente pela fábrica, pela cadeia de fornecimento, mas por toda companhia.

Pessoas. A Danone é uma empresa voltada aos recursos humanos um de seus valores é o humanismo. Ela possui uma estratégia muito bem definida de liderança, recompensa, readequação e contratação, retenção e dispensa do seu quadro de pessoal e o feedback com relação a essa estratégia tem sido muito bom.

Além disso, a Danone também investiu em projetos sociais e isso auxilia a sua imagem perante a um público que dá cada vez mais valor a esse tipo de ação.

Particularmente é difícil concluir, pois a visão do mercado da época e analise perfeita com percepção futura de Okuhara é incrível.

A maneira como retém os profissionais de qualidade e evolui sua equipe eliminando pontos fracos dentro de sua equipe, o foco no consumidor com produto de qualidade e acessível, procurando entender suas necessidades, pensamento e preocupação com toda cadeia de distribuição, com o grande distribuidor ao pequeno e pôr fim a maneira como obtém vantagem competitiva ao entrar no mercado regional com a compra de marca considerado mais tradicional naquele mercado especifico.

Concluo que estratégia de Gioji é focada no consumidor, todos os quatros Ps afetam de forma direta ou indireta o consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com