TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos Econômicos

Por:   •  9/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução aos conceitos econômicos

Nesta introdução, estudamos os conceitos iniciais que subsidiam o estudo da Microeconomia. Iniciamos com a percepção de que os recursos produtivos são escassos. Recursos produtivos são os fatores necessários para a produção de um bem ou serviço. Por exemplo, imagine uma fábrica de cadeiras. Para produzir uma cadeira essa empresa necessita de recursos naturais, ou seja, madeira, ferro, borracha, etc. Necessita de recursos financeiros, ou seja, capital para comprar os instrumentos, maquinário e infraestrutura para que a produção possa ocorrer (independente do tamanho da fábrica de cadeiras). Necessita também de trabalhadores, ou seja, mão de obra para transformar os recursos naturais e financeiros na cadeira. Assim, dizemos que para produzir são necessários os recursos produtivos que são: os recursos naturais, o capital e a mão de obra.

Acontece que esses recursos produtivos não são encontrados em abundância. Ainda utilizando nosso exemplo, os recursos naturais são limitados já que não temos borracha ou madeira em abundância, assim como os recursos financeiros são limitados e a mão de obra.

Considerando tudo isso se pode dizer que as empresas precisam decidir o que irão produzir. No caso do nosso exemplo da fábrica de cadeiras, significa que a empresa deve decidir que tipo de cadeira irá produzir, ou seja, decidir sua produção considerando os recursos naturais que dispõe.

Outra decisão das empresas refere-se ao quanto produzir. No caso da nossa fábrica de cadeiras, sabemos que a empresa não produz apenas um modelo de cadeira. Supondo que ela produza um modelo de cadeira que utiliza mais madeira e um segundo modelo de cadeira que usa menos madeira e mais borracha e tecido. A empresa deve decidir como alocar seus recursos produtivos escassos entre os dois modelos de cadeira.

Uma terceira decisão da empresa de cadeiras é como produzir, ou seja, qual tecnologia irá utilizar para produzir. A produção será automatizada, utilizando máquinas nesse processo? Ou terá etapas que utilizará mais mão de obra, mais artesanal? Essa decisão também está relacionada com a existência de recursos produtivos escassos.

A Curva de Possibilidade de Produção (CPP) também chamada de Fronteira de Possibilidade de Produção ilustra graficamente a decisão de como alocar os recursos produtivos escassos. Podemos pensar agora não apenas na fábrica de cadeiras, mas a produção de todo o País. Assim, a CPP expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo que todos os recursos produtivos, também chamados de fatores de produção, estejam sendo utilizados plenamente, em um dado momento do tempo, sem alteração tecnológica.

A escassez de recursos produtivos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá que fazer escolhas entre as opções de produção.

O gráfico abaixo representa a Curva de Possibilidade de Produção entre o produto A e o produto B. Como todos os recursos produtivos estão sendo utilizados, caso a produção do produto A seja de 70 unidades, não será possível produzir nenhuma unidade do produto B, representado no gráfico pelo ponto E. Mas se a decisão de produção do produto B for de 25 unidades, não será possível produzir nenhuma unidade do produto A, representado no gráfico pelo ponto A.

Qualquer ponto ao longo da curva representa uma combinação de produção de A e B, utilizando todos os recursos produtivos disponíveis. No gráfico são os pontos A, B, C, D e E. Qualquer ponto na parte interna da curva indica que a produção está ocorrendo sem utilizar todos os recursos produtivos, ou seja, abaixo da capacidade de produção dessa sociedade, representado pelo ponto Y. Com relação aos pontos na parte externa da curva, exemplificado pelo ponto Z, significam uma projeção de futuro após um avanço tecnológico, já que no ponto Z não há recursos produtivos suficientes. O deslocamento da CPP para a direita indica que o país está crescendo.

É interessante observar que independente de estarmos em uma economia de mercado, capitalista, ou em uma economia planificada, socialista, a curva de possibilidade de produção irá existir. Isso porque a escassez de recursos produtivos ocorre independente do sistema econômico do País.

O sistema econômico é definido como a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. Refere-se ao sistema de organização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços que as pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com