TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos da administração

Por:   •  4/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.569 Palavras (11 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 11

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

CENTRO DE CIENCIÊNCIAS DA VIDA

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA

ADMINISTRAÇÃO E EXTENSÃO RURAL

CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO

                                                                                                                    ALUNOS

                           CATARINA SODRÉ RA:17205063

CLARISSA ZULKE RA:17131855

JULIA NETO RA:17146044

RAYRA CABRAL RA:17108416

VITÓRIA RAMOS SOUZA DE MATOS RA:17136169

CAMPINAS

2018

CAPÍTULOS                                                                   PÁG

1.DESENVOLVIMENTO                                                            1

  1. INTRODUÇÃO                                                         1
  2. CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO                       2
  3. LIDERANÇA                                                            3  
  4. O PAPEL DO LÍDER                                               3
  5. EXEMPLO DE  LÍDER                                             4

2.CONCLUSÃO                                                                          5

3.REFERENCIAS                                                                       6

REFERÊNCIAS

http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/7964/o-papel-do-lider-na-organizacao.html

http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/o-papel-do-lider-na-empresa-algumas-funcoes-basicas/66035/

http://docente.ifrn.edu.br/paulogomes/disciplinas/conteudos-1-bimestre/material-de-apoio-go-introducao-a-administracao/view

KWASNICKA, Eunice L. Introdução à administração. 6.ed. São Paulo: atlas S.A, 2014. 337 p.

DESENVOLVIMENTO

  1. INTRODUÇÃO

   Administração e a busca da obtenção de resultados específicos. Administrar

é, portanto, um processo pelo qual o administrador cria, dirige,

mantém, opera e controla uma organização. A administração não está em torno apenas de setores produtivos de bens e serviços, mas também no núcleo familiar.

    Objetivos e recursos são conceitos centrais na definição da administração, nela são tomadas decisões sobre o uso de recursos, para realizar objetivos. O processo de administrar compreende cinco processos principais: planejamento, organização, liderança, execução e controle.

    O planejamento administra decisões que irão influenciar o futuro. A organização são recursos utilizados para facilitar a realização dos objetivos. A liderança é o processo de trabalhar com pessoas para possibilitar a realização de objetivos. A execução é a realização de atividades planejadas. O controle tem como função comparar as atividades realizadas com as atividades planejadas.

    O estudo da administração tem como objetivo permitir ao indivíduo tomar conhecimento da origem e dos vários temas que envolve esse campo da ciência; também permitir conhecimento em organização para futura especialização; e quais as técnicas e os princípios mais adequados para a solução dos problemas.

    Segundo pesquisadores e profissionais o entendimento de administrar ainda é limitado. Assim as teorias, técnicas e práticas administrativas poderá ser útil para os diferentes tipos de administração. Deste modo podemos entender como a administração contribui para a evolução do aspecto social.

    Há diversos tipos de conceitos de administração, o mais importante é o processo integrativo fundamental, buscando a obtenção de resultados específicos, sendo um princípio básico de administrar.

    Os princípios da administração mudaram com o passar dos anos, foram introduzidas novas variáveis, observando que hoje a administração é mais flexível. Estas são algumas delas: a participação de todos os membros, divisão de trabalho, valorização das pessoas, execução da política, solução de problemas com criatividade e a organização não é autossuficiente. Contudo não é possível uma definição única, mas um conjunto de conceitos adaptáveis. Assim o bom administrador deve saber lidar com as diferentes condições.

    No futuro os administradores terão que lidar com um maior desenvolvimento tecnológico provocando um aumento do nível educacional, tendo modificações nas funções de direção e controle, e serão desafiados a propor maior motivação ao indivíduo. Além disso com o maior número de mulheres, deficientes físicos, haverá necessidade de introdução a novas normas de trabalho e modificações nas atitudes e práticas da administração, entre outras diversas mudanças.

    Segundo o autor, ao olhar o futuro de maneira otimista, o homem será mais livre e assim diminui sua independência a outros.

  1. CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO

    O conceito de administração pode ser representado pela gestão ou governabilidade de uma empresa ou organização para que as atividades possam ser administradas de forma organizada, planejada, com direção e controle. O ato de administrar significa trabalhar com, e por meio de outras pessoas que buscam realizar objetivos da organização e dos membros que a compõem.

    Dentre os objetivos da administração, pode-se destacar:  um circuito de atividades que estão interligadas, a busca para a obtenção de resultados, proporcionar a utilização dos recursos disponíveis, o envolvimento de atividades de planejamento, organização, direção e controle, etc.

  • Planejamento: tem como função definir objetivos para tornar possível traçar metas, identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças; Interpretar dados, analisar recursos; Funciona com base em estudos, e pesquisas, antes da implantação de qualquer coisa, e pode durar por messes ou anos.
  • Organização: tem como significado preparar os processos, para obter o produto final desejado.
  • Direção: é onde ocorrem as decisões necessárias, para que os objetivos que estão interligados ao planejamento, continuem equilibrados.
  • Controle: onde é possível acompanhar todo o processo do planejamento, da organização e do direcionamento, e também a liderança e o discernimento quando o resultado é o almejado, sendo assim, recomeça um novo ciclo, mais planejado e acompanhado das etapas que o seguem.

    Para administrar em todas as variações de organização é de extrema necessidade ter algumas habilidades que podem ser divididas em três grupos:

  • As Habilidades Técnicas: Que são habilidades que exigem conhecimento especializado e procedimentos específicos, coisa que pode ser obtida através de instrução.
  • As Habilidades Humanas: Que envolvem, além do conhecimento e dos procedimentos específicos, também a aptidão, isso é necessário, pois tais habilidades interagem com pessoas e suas atitudes, e, portanto, exigem a compreensão para liderar com eficiência.
  • As habilidades Conceituais: Que englobam o conhecimento geral das organizações, ou seja, gestor precisa ter conhecimento de cada setor, como funciona, trabalha e para que ele existe.

  1. LIDERANÇA

   A Liderança é a capacidade que uma pessoa possui para conduzir um grupo de indivíduos, e os transforma em uma equipe para gerar resultados. 

Um líder possui a habilidade de motivar e influenciar os outros indivíduos da equipe, de forma ética e positiva, para que assim, todos possam  contribuir com vontade própria para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com