TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fatores Condicionantes explicam o milagre econômico

Por:   •  12/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

Que Fatores condicionantes explicam o milagre econômico?

Ao lado de sua política de segurança nacional, que a vem dizer foi a simples segurança de estado ditatorial, os militares no poder defenderam um projeto de desenvolvimento econômico, sob seu comando ditatorial.

A primeira medida adotada pelo governo militar foi a estabilização econômica e financeira do Brasil, teve início logo após a tomada do poder pelos militares através do programa de ação econômica do governo (PAEG) implementado entre 1964 e 1967. Com objetivo  acelerar o ritmo e desenvolvimento econômico; conter o processo inflacionário; atenuar os desníveis econômicos setoriais e regionais ; assegurar a politica de investimento de emprego produtivo; corrigir a tendência a déficits  descontrolados do balaço de pagamento.

Entre os meios de ação do PAEG estava ligado a política financeira  compreendida a redução  do déficit governamental, aliviando a pressão inflacionaria ;política tributária destinava a fortalecer a  arrecadação e combater a inflação, estimulando a poupança e investimentos privados  e atenuando aos desigualdades econômicas na região; politica monetária estabilizava os preços , evitando ao retração da produtividade e da capacidade de poupança das empresas; politica bancaria visava fortalecer o sistema  de crédito ajustando as necessidades  para combater a inflação; politica de investimentos públicos orientada a fortalecer a infraestrutura econômica e social do pais .

 Um importando tópico do PAEG política econômica internacional  que ajustava a politica cambial e de comercio exterior  buscando  incentivar  as exportações  para aumentar a fonte de suprimentos ,assim diminuindo  a capacidade ociosa das industrias  e estimular o desenvolvimento econômico, restauração  do credito no pais no exterior ,politica de estimulo de ingresso de capitais estrangeiros no exterior.

a política produtividade social que tinha o objetivo de assegurar a participação dos trabalhadores nos benefícios do desenvolvimento econômico , porém o resultado  não foi alcançado mantendo o trabalhador num padrão de consumo baixo . com o mesmo  resultado semelhante as politicas agrarias ,habitacional e educacional.

 Já no governo Costa e Silva observando os erros e acertos vistos no PAEG  , adotou o plano estratégico de desenvolvimento (PED) ,buscando corrigir os erros do PAEG ,  os objetivos do novo plano davam continuidade as principais medidas do PAEG  ,porem  com uma visão especifica.  O crescimento econômico promovido de aumente de investimentos em setores diversificados , com diminuição do papel do setor publico e estimulo maior do setor privado com incentivos a expansões do comercio exterior e elevar a prioridade para a oferta de emprego e de outros objetivos sociais.

a reformulação   da lei de remessa de lucros de modo que antes era considerado capital estrangeiro apenas o montante inicial utilizado, anova redação considerava como investimento tanto o montante do capital inicial quanto os reinvestimentos dos lucros obtidos ao longo do tempo tornando ,assim altamente favorável para os investidores estrangeiros. Posteriomenter  Costa e Silva e seu sucessor  Médici  iriam conceder facilidades ainda maiores para o capital estrangeiros permitindo aos bancos comercias atuarem como agentes intermediários  para a contratação direta de financiamento de capital de giro e de capital fixo para emprestas clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com