TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESSOAS RESPONDEM A INCENTIVOS

Por:   •  23/4/2019  •  Artigo  •  5.258 Palavras (22 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 22

 

1) Discuta as implicações na sociedade de pelo menos 5 dos 10 princípios econômicos apresentados.

  • TRADEOFF

As pessoas, quando optam por alcançar determinados objetivos e resultados, na maioria das vezes, precisam abrir mão de outras coisas para que esses objetivos sejam atingidos. É nessa situação que se caracteriza o Tradeoff.

A sociedade enfrenta Tradeoff a todo instante pois este princípio econômico encontra-se intrinsecamente associado ao processo de escolhas com que os indivíduos se deparam diariamente.

Ao acordar, por exemplo, cada um precisa tomar uma decisão que envolve um tradeoff entre dormir e ir trabalhar. Ou seja, para levantar e ir ao trabalho você precisa abrir mão da sua cama. Outro exemplo é quando uma família opta por economizar dinheiro para a compra de um novo carro, eles precisarão abrir mão da compra outros produtos para adquirir o dinheiro necessário para o automóvel.

O governo também enfrenta tradeoff ao decidir em quais setores deve investir mais ou menos. Ao decidir gastar mais em estádios, por exemplo, a renda disponível para investir na melhoria de educação e saúde seria menor.

  • PESSOAS RESPONDEM A INCENTIVOS

        As pessoas costumam ter ações variadas que resultam de determinadas situações. Cada atitude terá como conseqüência uma resposta equivalente dos indivíduos, ou seja, as pessoas reagem a incentivos. Tais incentivos geram impactos diretos, os facilmente identificáveis, e impactos indiretos, que não são tão óbvios. Os incentivos devem ser analisados levando em consideração tanto os impactos explícitos como aqueles que não são identificados tão facilmente pois ambos influenciam o comportamento humano.

        Promoções do gênero “Leve 3 Pague 2” são utilizadas por empresas com conhecimento de seu publico alvo e que adotam tal incentivo com a intenção de que seus clientes consumam mais e, geralmente é dessa forma que as pessoas respondem.

        As taxas de juros também servem como incentivos. Taxas baixas estimulam a população a emprestar dinheiro nos bancos e dessa forma, a gastar mais do que de costume. Já quando as taxas de juros estão mais elevadas, as pessoas tendem a diminuir os custos.

        Recentemente, leis mais rígidas surgiram visando melhorar o direito das empregadas domésticas, como por exemplo, o pagamento de multa para empregadores que não registrassem suas empregadas. Infelizmente, esse incentivo teve um resultado negativo, que não pôde ser previsto anteriormente: muitas empregadas domésticas perderam o emprego. Empregadores começaram a reconsiderar a idéia de manter uma empregada doméstica devido aos altos custos que isso poderia acarretar, ocasionando assim o desemprego de muitas domésticas.

  • O COMÉRCIO PODE MELHORAR A SITUÇÃO DE TODOS

        Uma disputa constante é estabelecida através do comércio, no entanto sem ele a economia estaria numa situação deplorável. O comercio pode possibilitar que cada país especialize-se na área na qual melhor atua. Dessa maneira, cada país, estado ou cidade, por exemplo, produz aquilo que considera mais vantajoso por possuir melhores recursos e capacidades necessárias.

Considere que um país extinguisse o comercio com outros países. Esse país só tem solo hábil para a plantação de poucos alimentos. Dessa forma, o país só poderia vender aquilo que produzisse, não poderia importar qualquer outro alimento. A economia sofreria muitos impactos e principalmente a população, que só poderia consumir aqueles alimentos produzidos pelo seu próprio país, não tendo também opções relativas ao preço – o país poderia cobrar pelos produtos o valor que desejasse.

  • OS GOVERNOS PODEM ÀS VEZES MELHORAR OS RESULTADOS DO MERCADO.

        O governo, geralmente, intervém na economia em duas situações: para promover a eficiência e para promover a equidade. Por várias vezes ocorrem falhas de mercado, ou seja, o mercado por si só não funciona eficientemente. É tentando resolver essas falhas que o governo deve entrar em ação.

        Suponha que os postos de gasolina de uma determinada cidade convoquem uma reunião e decidam cobrar o mesmo valor pela gasolina, um preço acima do cobrado habitualmente. É nesse ponto que o governo interfere, aplicando a proibição da pratica de cartel.  

        O papel do governo em auxiliar o mercado nem sempre é cumprido, pois infelizmente, muitos países, como o Brasil, têm líderes interessados apenas no beneficio de poucos.

  • O PADRÃO DE VIDA DE UM PAÍS DEPENDE DE SUA CAPACIDADE DE PRODUZIR BENS E SERVIÇOS

        Os padrões de vida ao redor do mundo são os mais variados. A renda média de um norte-americano é muito diferente da renda média de um nigeriano, por exemplo. Essa diferença alarmante é ocasionada, principalmente, pela produtividade de cada país, ou seja, pela capacidade de produzir bens e serviços.

        Um país cujos trabalhadores produzem maior quantidade de bens e serviços tende a ter uma melhor qualidade de vida. Os países que por outro lado produzem menos, estão sujeitos a condições não tão boas.

        Para que então houvesse melhorias no padrão de vida mundial, seria necessário um maior investimento governamental principalmente nas áreas educacionais e tecnológicas, garantindo assim uma melhoria na produtividade dos trabalhadores.

2) Explique, detalhadamente, os fatores fazem parte da composição do PIB.

O Produto Interno Bruto (PIB) é calculado para medir a atividade econômica de um determinado país e é obtido através da soma dos bens e serviços produzidos nesse local. Os macroeconomistas costumam decompor o PIB em alguns fatores que serão explicados a seguir.

O consumo é o primeiro fator que compõe o PIB e é representado, nas equações demonstradas no livro, pela letra C. O consumo corresponde aos bens e serviços adquiridos pelas pessoas, ou seja, compra de alimentos, carros, viagens, entre outros.

O fator que mais influencia as decisões de consumo é a renda disponível, aquela que resta para as pessoas após as transferências do governo e o pagamento dos impostos. Quando a renda aumenta, o consumo também é maior, mas quando a renda diminui o consumo também é menor. A relação entre renda disponível e consumo é dada, segundo o livro, por:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (474.8 Kb)   docx (215.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com