TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PI SAÚDE E HIGIENE OCUPACIONAL

Por:   •  29/4/2020  •  Ensaio  •  2.742 Palavras (11 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 11

            [pic 2]

[pic 3]


[pic 4]

PI SAÚDE E HIGIENE OCUPACIONAL

Instruções

Estimado aluno,

você irá desenvolver agora uma importante etapa da sua formação como técnico de segurança do trabalho, com o objetivo de concluir a aprendizagem do Módulo de Saúde e Higiene Ocupacional.

Este projeto foi cuidadosamente elaborado para fazê-lo analisar questões técnicas e praticar a segurança do trabalho com vistas a atividades rotineiras do profissional da sua área, além de reforçar seu conhecimento empreendedor.

Este projeto integrador está dividido em três partes:

PARTE I – Apresenta uma breve introdução sobre conceitos estudados durante o módulo.

PARTE II – Apresenta um cenário para que você realize seu projeto.

PARTE III – Apresenta as perguntas que devem ser respondidas com base no cenário apresentado na parte II.

Para o garantir seu êxito nesta atividade, fique atento as seguintes regras:

  • Esta atividade deverá ser feita INDIVIDUALMENTE.
  • Cuidado para não sobrecarregar o arquivo com imagens, e consequentemente inviabilizar seu envio através do AVA.
  • Você deverá postar no AVA apenas o arquivo.doc com todas as respostas solicitadas.

Por fim, leia com atenção as três partes deste projeto, consulte todo o material que lhe foi disponibilizado durante as competências e bom trabalho.

Parte I - Introdução

Higiene Ocupacional é a ciência e a arte do reconhecimento, avaliação e controle dos riscos à saúde. Ela é importante para a qualidade de vida do trabalhador, ainda mais com o crescente processo de evolução tecnológica juntamente à industrialização e a acelerada produção de bens e consumo alavancando assim os índices estatísticos de acidentes do trabalho.

Portanto, são funções da Higiene Ocupacional: promover ambientes ocupacionais com maior qualidade; promover a proteção da saúde dos trabalhadores em seu ambiente ocupacional; estabelecer medidas de controle sustentáveis; promover a proteção ambiental.

Desse processo surgem então, os profissionais envolvidos com área de saúde e segurança do trabalho (Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Enfermeira do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho) e suas técnicas, paralelamente às normas regulamentadoras, visando a satisfação da necessidade de preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, buscando cada vez mais formas de garantir e adequar as medidas de segurança ao processo produtivo dentro do âmbito das empresas.

Neste projeto integrador daremos ênfase para os agentes Físicos, Biológicos, Químicos, Ergonômicos, de Acidentes/Mecânicos e a Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

  • AGENTES QUÍMICOS: Substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo, pela natureza da atividade de exposição ter contato ou serem absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.
  • AGENTES FÍSICOS: Diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores tais como: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações não ionizantes, infra-som ou ultra-som.
  • AGENTES BIOLÓGICOS: São caracterizados pela presença de micro-organismos invisíveis a olho nu e que se encontram presentes no ambiente de trabalho, capazes de causar doenças, deterioração de produtos alimentícios, mau cheiro, interrupção de processos industriais, etc., por apresentarem muita facilidade de reproduzir-se, além de contar com diversos mecanismos para transmissão ou contaminação das pessoas, ambientes ou animais. Classificam-se em: protozoários, fungos, bactérias, bacilos e vírus.
  • RISCOS ERGONÔMICOS: Os riscos ergonômicos estão ligados à execução de tarefas, à organização e às relações de trabalho, ao esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, mobiliário inadequado, posturas incorretas, controle rígido de tempo para produtividade, imposição de ritmos excessivos, trabalho em turno diurno e noturno, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia e repetição. Engloba também os fatores psicossociais e entre eles podemos citar as situações causadoras de estresse e o relacionamento interpessoal entre o trabalhador e seus colegas de trabalho ou a chefia.
  • RISCOS DE ACIDENTES/MECÂNICOS: São aqueles que ocorrem em função das condições físicas (do ambiente físico de trabalho) e tecnológicas impróprias, capazes de colocar em perigo a integridade física do trabalhador.
  • PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO (POT): é uma subdisciplina da psicologia que se dedica ao estudo, concepção, avaliação e reestruturação das atividades de trabalho.

Quando nos deparamos com cenários inesperados o procedimento adequado é nos pautarmos nos condicionantes operacionais, ou seja, legalmente, quais os parâmetros oficiais que regem um empreendimento na área hoteleira. Esta preocupação aumenta nosso leque de intervenção e contribui sobremaneira às propostas das ações voltadas às boas práticas em Segurança do Trabalho.

Com base nas definições acima descritas, e nas disciplinas estudadas no Módulo de Saúde e Higiene Ocupacional, responda as perguntas da Parte III avaliando o cenário descrito na Parte II.

Parte II – Cenário para estudo

O desenvolvimento da hotelaria se deu a partir da necessidade que os viajantes tinham de procurar abrigo e alimentação durante as viagens.

Hotel é a edificação com localização preferencialmente urbana; normalmente com vários pavimentos. Oferece hospedagem e alguma estrutura para lazer e negócios. Unidades habitacionais (UHs) com banheiro privativo, ou em no mínimo 60% das Unidades Habitacionais, para os que já operavam.

A partir dos anos 90, o turismo retornou sua atividade e até hoje não param os investimentos nesta área, milhões de Reais são investidos na construção de grandes complexos hoteleiros, principalmente na região nordeste do Brasil. No Nordeste, Recife está em 3º lugar na relação fluxo turístico X população (1,47), com uma população de 1,561 milhões e 2,297 milhões de turistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (593.4 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com