TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIB, Lei da oferta e da procura

Por:   •  7/6/2017  •  Exam  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 3

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Nome: Jakeline Borba                                          RA00156660                          MA-7

1) Defina custo de oportunidade.

Custo de oportunidade é um benefício perdido por uma determinada escolha em detrimento de outra. Tendo em vista que ele é um valor implícito, ele não aparece na contabilidade de uma empresa.

2)Por que a curva de demanda é negativamente inclinada?

A curva de demanda é negativamente inclinada porque, segundo a lei  da procura, o preço e a demanda são variáveis inversamente proporcionais, ou seja, conforme o preço aumenta, a quantidade que os consumidores estão dispostos a pagar diminui.

3) Por que a curva da oferta é positivamente inclinada?

A curva da oferta é positivamente inclinada, porque, segundo a lei geral da oferta , o preço e a oferta são variáveis diretamente proporcionais, ou seja, quanto maior o preço de um bem ou serviço, maior será à disposição/ motivação que os seus produtores terão para ofertá-los.

4) O que vem a ser equilíbrio de mercado?

Equilíbrio de mercado é quando a quantidade ofertada de um produto ou serviço é igual à quantidade que os consumidores demandem deles. No gráfico, o ponto de equilíbrio se dá no momento em que a curva de demanda intercepta a curva de oferta.

5) Quais variáveis determinam a demanda por um bem ou serviço ?

Alguns fatores que determinam a demanda por um bem ou serviço são o preço, o preço de outros bem substitutos ou complementares, a renda do consumidor, os gostos pessoais do indivíduo, a qualidade do bem .

6)O que ocorre com a demanda por um bem inferior se houver um aumento da renda dos consumidores?

Neste caso, o consumidor o substituirá por um bem de qualidade superior, o que culmina na redução da quantidade demandada  do bem inferior.

7) Caso o preço do produto X diminuir e o consumo pelo bem Y aumentar, de que tipo de bens estamos falando?

Estamos falando de um bem inferior . Carne de segunda e passagens de ônibus são exemplos de bens inferiores.

8)Defina Produto Interno Bruto

PIB é um indicador que representa o total de todas as riquezas produzidas em uma determinada região durante um determinado período. Ele considera apenas bens e serviços finais , por exemplo, partes dos componentes de montagem de um carro, como freio, motor, painel são desconsiderados para calcular o PIB.

9)Quais são os componentes do PIB?

O PIB é composto pelo consumo+ renda+ investimento+gastos do governo+saldo da balança comercial(exportações e importações).

10) Comente a seguinte afirmação: “o crescimento do PIB é condição necessária, mas não suficiente para que um país tenha desenvolvimento econômico.”

Partindo de uma ótica social, o PIB ignora disparidades na distribuição de renda. Um país pode ter um PIB elevado e ao mesmo tempo ter um elevado índice de desigualdade social e de concentração de renda. O mesmo raciocínio pode ser aplicado ao inverso desta situação: um país pode ter um PIB baixo, mas possui a renda dividida de forma menos desigual. Apesar do indicador contabilizar a produção, ele não diz o que é produzido, com que custos ambientais e nem para quem se produz, nem mede a qualidade de vida da população. Um exemplo hipotético para ilustrar melhor essa situação é que se uma população que busca mais qualidade vida diminuir o consumo de tabaco, o PIB da região que reside esta população certamente diminuirá, o que deixa claro que ele não é suficiente para medir o desenvolvimento total de um país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com