TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Tese: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Tese  •  8.842 Palavras (36 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 36

ETAPA 1

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Um relato, o Planejamento Estratégico realizado no nível institucional da empresa recebe esse nome. Os dirigentes no nível institucional da empresa, estão totalmente voltado para a tarefa primária da empresa, de se relacionar com a incerteza com o mercado, se defrontar com a incerteza gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis.

Comparando com outros lucros de administração, eu vejo o Planejamento Estratégico como logo projetado no longo prazo para se deparar com os desafios. Quando trata de lidar com um ambiente complexo, dinâmico, mutável e imprevisível nem se tem tempo suficiente para coletar todos os dados e informações possíveis.

CARACTERÍSTICAS DO PLANAEJAMENTO ESTRATÉGICO

Em resumo, as principais características estratégicas estão voltadas para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa: portanto, sujeito a incerteza e imprevisibilidade dos eventos ambientais, envolvendo a empresa como um todo, abrangendo todos os seus recursos no sentido de obter efeito sinergistico de todas as capacidades competência e potencialidades da empresa.

O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisão acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longo período de tempo. E o planejamento que envolve longos prazos de tempo, e mais abrangente e, é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais brados da empresa, isto é, no nível institucional.

ETAPAS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Relatando sobre planejamento estratégico, a função da missão e da visão estabelecidos os objetivos são as pretenção ou propósito da empresa, os quais em conjunto, definem a razão de ser ou existir. Podem se formular inicialmente em termos amplos e abstratos como por exemplo de aumentar a participação no mercado consumidor, aumentar a produção com os mesmos disponíveis, diminuir os custos operacionais, manter os custos financeiros e elevar o índice de liquidez da empresa. Todavia os objetivos estão quase se distanciando da realidade do cotidiano da empresa.

OS OBJETIVOS EMPRESARIAIS PODEM SER AGRUPADAS EM 3 CATEGORIAS

1. Lucro: considerado dentro de sua dupla ótica de retorno do proprietário e da economia da empresa.

2. Expansão da empresa: seja em relação a ela mesma, seja em relação ao mercado do qual participa.

3. Segurança: corresponde ao desejo da empresa de assegurar o seu futuro e continuidade.

ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA

Considerando o relator anterior, a segunda etapa do planejamento estratégico, a análise ambiental e a maneira pela qual a empresa procurar conhecer seu ambiente externo e diaguinosticar o que nele ocorre. Para a empresa operar com eficiência e eficácia e fundamental que ela conheça o ambiente externo a sua volta: suas necessidades e restrições, ameaças, coações e contigencias dos quais ela não pode fugir ou escapar. Em um estado ambiental mais próximo, a empresa precisa conhecer profundamente de tarefa.

O ambiente de tarefa representa o nicho ambiental mais próximo e imediato de cada organização do seu redor o próprio ambiente de tarefa.

TIPOS DE ANÁLISE AMBIENTAL

1. Consumidores ou usuários: dos produtos ou serviços da empresa, isto é, os clientes da empresa. É chamado mercado ( de consumidores, usuários ou clientes) e que pode absorver todos os resultados ou saídas da atividade empresarial tanto o mercado atual quanto o potencial de oportunidade e ameaças, a curto, médio ou longo prazo.

2. Fornecedores de recursos: isto é, a empresa proporcionam as entradas e os recursos necessários para as operações e atividades da empresa. Em outro termo, as demais empresas com as quais a empresa mantém relações de dependência.

3. Concorrentes: (quanto a saída ou entradas) da empresa. Podem disputar clientes, consumidores ou usuários, como é o caso de empresa que oferecem os mesmos produtos ou serviços colocados no mesmo mercado consumidor. Podem disputar também os recursos necessários, como é o caso de empresas que precisam das mesmas entradas, entre os graus de dinheiros, materiais, matérias-primas, máquinas e equipamentos, tecnologias, recursos humanos e serviços.

A ANÁLISE AMBIENTAL DE PORTER

Em relato, nós fizemos que Porter propõe um modelo de cinco forças competitivas para analisar a rivalidade entre concorrentes e a ameaça representada por novos entrantes pela possível emergência de produtos substitutos e pelo poder de largada ou negociação de fornecedores ou compradores.

1. Ameaças de novos entrantes: outras empresas podem ingressar no setor de negócios - os novos entrantes e trazer capacidade de produção adicional, forçando as demais a serem mais eficazes e aprenderem a concorrer em novas dimensões.

Economias de escala: as economias de escala aumentam à medida que aumenta a quantidade de um produto fabricado, enquanto os custos de fabricação de cada unidade diminuem.

Diferenciação de produtos: as empresas existentes diferenciam o produto para torná-lo único e exclusivo para que valorize mais.

2. Poder de barganha dos fornecedores: um grupo de fornecedores tem poder no contexto da indústria quando;

A indústria é constituída de pouca e quantidade empresa fornecedores e fortemente concentradas.

3. Poder de barganha dos compradores: o cliente (grupo de compradores) tem poder quando;

O cliente está adquirindo grande porte do total da produção do setor.

O produto adquirido pelo cliente responde por uma para significativa dos custos do comprador.

Os produtos da indústria não são diferenciados ou padronizados.

ANÁLISE ORGANIZACIONAL INTERNA

É o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.6 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com